fbpx

Você sabe o que é um inventário de estoque?

6 minutos para ler

O inventário de estoque é uma das estratégias adotadas por determinada empresa com o objetivo de gerir essa área do negócio de maneira mais eficiente, o que permite uma redução de custos, aumenta a satisfação dos clientes, além de contar com a disponibilidade de produtos mesmo em épocas de vendas mais elevadas.

Isso também contribui para diminuir os desperdícios e entender exatamente quais os pedidos necessários aos fornecedores naquele mês, otimizando o trabalho de toda equipe.

E você, sabe o que significa o inventário de estoque? Pensando nisso, neste post explicaremos o significado desse conceito, quais são os tipos de inventário e como elaborá-lo de maneira mais precisa para que seu negócio possa usufruir de todos os benefícios apresentados. Boa leitura!

Para que serve o inventário de estoque?

Sempre que uma empresa tem uma quantidade elevada de informações, seja de documentos, seja de produtos, é preciso contar com uma organização para entender melhor os processos e permitir resultados mais promissores. O inventário de estoque possibilita justamente isso: listar quais são os produtos armazenados em determinado espaço, além de classificá-los de maneiras distintas.

Especialmente em períodos de muito movimento, em que toda a equipe está focada em atender melhor o cliente, tomar-se conta de que algum produto está em falta apenas quando não houver mais prazos para solicitar a demanda aos fornecedores pode acarretar perda de vendas  faz com que o cliente vá para a concorrência, além de gerar insatisfação.

Com o inventário, a organização terá o controle de maneira mais precisa, fazendo com que isso se torne um diferencial competitivo.

Além disso, impedirá que seus colaboradores peçam produtos em excesso, além de ter uma análise mais detalhada sobre quais produtos têm mais saída em algum período em específico. Também haverá o entendimento se houve extravios de mercadorias, permitindo que toda a equipe possa agir de maneira perspicaz para solucionar o problema.

Como fazer um inventário de estoque?

Agora que você já sabe o que é e a importância que um inventário de estoque tem para a empresa, apresentaremos brevemente dicas valiosas para que você possa fazer um inventário de estoque. Confira!

Entenda o melhor momento do dia

Apesar do significado de inventário de estoque ser bastante simples, colocá-lo na prática exige uma dedicação maior por parte de sua equipe. De nada adianta elaborá-lo em um momento do dia em que há grande fluxo de mercadorias, uma vez que isso comprometerá suas informações.

Sendo assim, ao final do dia ou antes de sua empresa começar as atividades, reúna com seus colaboradores para que esse inventário seja feito de maneira mais eficiente.

Classifique os produtos

Definido o momento que será elaborado, chegou a hora de classificar os produtos de sua empresa. Isso permitirá que você possa entender sobre quais as quantidades de cada material disponíveis em seu estoque, além de permitir que qualquer colaborador encontre-os de maneira rápida, otimizando o trabalho e gerando maior satisfação por parte do público.

Uma maneira de tornar esse processo mais fácil é contando com a tecnologia como aliada. Um sistema de códigos de barras, por exemplo, contribuirá para a categorização dos produtos, identificando de maneira ágil quais são os itens disponíveis.

Identifique a rotatividade

Conforme abordamos, o inventário tem como um de seus principais objetivos oferecer aos clientes determinados produtos sempre que houver procura. Para isso, é preciso que todos saibam qual é a rotatividade dos materiais. Assim, será possível ter documentado quanto de estoque tem saída, quais são os períodos do ano que mais têm rotatividade e quando é necessário ser reposto, de modo que não prejudique as vendas.

Padronize os registros

Por fim, para tornar todo o processo de procura dos produtos mais ágil, a padronização é a solução mais indicada. Isso permitirá um resultado mais relevante por parte de sua estratégia, além de garantir que todas as informações tenham consistência, uma vez que haverá unidade em seus registros.

Quais os tipos de inventário de estoque?

Há diferentes tipos de inventário de estoque. Confira, a seguir, quais são os principais!

Cíclico

Como o próprio nome já diz, o inventário cíclico ocorre em ciclos determinados pela política de estoque de sua empresa. Vamos ao seguinte exemplo para que a informação seja mais precisa: determinado produto tem saída contínua, sendo ele uma de suas principais fontes de receita.

Diariamente, há vendas significativas, o que oferece uma preocupação maior por parte de sua equipe em relação ao seu estoque. Dessa forma, o ciclo desse inventário necessita ser diário, com o objetivo de sempre fornecer o material quando solicitado.

Rotativo

O conceito do inventário rotativo é bem parecido com o cíclico e pode gerar inclusive certa confusão. Apesar de a conferência também ser preestabelecida pela sua equipe, aqui o objetivo é outro. Especialmente em empresas que trabalham com produtos alimentícios, por exemplo, há a necessidade de conferir o vencimento para não ocorrer prejuízos.

Essa é justamente a finalidade do inventário rotativo, que oferece insumos para que o negócio possa negociar, propiciar ofertas e garantir que os produtos sejam vendidos e/ou trocados sem oferecer margem negativa para o fluxo de caixa.

Dinâmico

Esse é o tipo de inventário também denominado de parcial. É indicado especialmente para empresas com um estoque muito grande, o que oferecerá mais trabalho para a sua equipe. Entenda quais são os produtos que não oferecem tanto risco de perda e prejuízos e defina aqueles que são prioridades. Sendo assim, faça uma conferência em períodos mais curtos e anote todos os dados observados.

Anual

Existem produtos que em determinado período do ano têm pouca oferta por parte de seus fornecedores. Ao contar com um inventário anual, sua equipe terá informações suficientes para que seja feito um planejamento, contando com esses materiais nos meses que antecedem os períodos específicos.

Esse é o inventário anual, feito a partir de uma avaliação entre os meses de janeiro e dezembro e das interpretações adquiridas a partir dessas informações.

Neste conteúdo, você pôde entender o que é um inventário de estoque, qual é a sua importância, como elaborá-lo, além de ficar por dentro dos principais tipos existentes. Ao adotar essa estratégia em sua empresa, certamente haverá maior satisfação de seus clientes, resultados mais expressivos e redução do risco de perder algumas mercadorias mais delicadas.

Gostou deste conteúdo e deseja ter acesso a mais dicas e informações como essas? É só seguir as nossas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This