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Você sabe como montar um centro de distribuição?

13 minutos para ler

Um centro de distribuição (ou CD) facilita muito as operações logísticas, otimizando a distribuição das mercadorias e otimizando tempo e custos. Veja como montar e como funciona um centro de distribuição eficaz, com boa localização, estrategicamente planejado.

A logística, muitas vezes, é considerada desafiadora para o negócio. Com isso, é comum recorrer a elementos intermediários e que facilitem a saída de pedidos do empreendimento. Montar um centro de distribuição (CD) funciona como uma alternativa. Trata-se de um local externo à empresa, que recebe e despacha materiais para clientes, parceiros ou mesmo para outras unidades do negócio. Como é um elo intermediário de armazenamento, visa simplificar a logística e economizar custos.

Ao mesmo tempo, montar um CD não é tão fácil quanto parece, ainda mais quando ele precisa ser bem projetado e ter ótimo funcionamento. Por outro lado, se esse processo for bem executado, o empreendimento conseguirá um importante apoio logístico, o que será sentido positivamente pelos clientes. Com isso, a etapa de criação merece atenção especial para que tudo saia conforme o esperado.

Para ter sucesso na tarefa, continue a leitura deste post para saber como montar uma empresa de logística e um CD corretamente. Veja também como funciona um centro de distribuição!

Veja as funções de um centro de distribuição

É importante, antes de montar, saber como funciona um centro de distribuição. As funções de um CD são:

O recebimento

O recebimento é o ponto de partida para todas as operações realizadas dentro do CD. Nele, acontece a descarga dos produtos, matérias-primas e quaisquer outros insumos enviados pelos fornecedores, bem como a conferência da quantidade desses itens e de sua qualidade.

Depois de tudo conferido, há a emissão das notas fiscais. É interessante que os dados sejam lançados no sistema para atualização do estoque. É uma função que serve para embasar todas as outras e, portanto, deve ser feita da maneira mais correta possível.

A movimentação

A movimentação é uma das mais complexas funções do CD. Na hora de planejar como montar um centro de distribuição, essa função precisa de prioridade. Trata-se do transporte de produtos dentro dele.

O transporte pode ser da área de recebimento até a de armazenamento ou a realocação de uma mercadoria já armazenada. Envolve mão de obra, gastos, tempo e riscos de danos. Para a movimentação, são necessários equipamentos como pallets e empilhadeiras, que causam impacto na eficiência e nas despesas operacionais do CD.

A armazenagem

Consiste no estoque temporário dos itens até que eles sejam comercializados. Isso representa custos, mas uma gestão aprimorada de estoque evita gastos mais altos que poderiam surgir devido a desequilíbrios entre a oferta e a demanda.

O período dessa etapa varia conforme a urgência de cada entrega. Há estratégias que podem facilitar e agilizar as etapas seguintes, como separar os itens por categorias.

A área da armazenagem é formada por estruturas como estantes, drive-in, cantilevers, racks, porta-pallets.

A separação dos pedidos (picking)

A separação dos pedidos, ou picking, é a retirada dos itens do armazenamento e a separação do grupo de mercadorias corretas. O gestor precisa tomar muito cuidado com essa função do centro de distribuição para que o cliente não fique insatisfeito, evitando assim reclamações futuras que podem a comprometer a imagem da empresa.

A separação dos pedidos é a etapa que mais envolve custos operacionais, alcançando aproximadamente 60%. Daí a necessidade de aplicar estratégias que tornem esse processo mais rápido, sem afetar os bons resultados, como os endereçamentos logísticos e outras soluções.

A expedição

Consiste na última etapa, na qual se verificam os produtos que foram previamente separados. Para otimizar esse processo, é possível aplicar dispositivos como o código de barras ou as etiquetas RFID (radiofrequência).

Depois, é efetuada a pesagem da carga, a validação dos pedidos, a emissão de toda a documentação necessária.

O layout

O layout não é uma função do CD, mas é fundamental para entender como funciona um centro de distribuição. É um elemento que influi bastante no funcionamento do local. Basicamente, o layout é a maneira como o CD está estruturado.

Para ser eficiente, deve considerar todas as necessidades operacionais, as instalações físicas, os equipamentos, os serviços e os produtos. Ele varia muito de empresa para empresa, já que as necessidades delas variam conforme as atividades desenvolvidas.

O layout é fundamental para que a logística funcione da melhor forma. Cada uma das etapas que acontecem dentro dele contribui para o ciclo da entrega de pedidos e promove melhorias na qualidade dos serviços ofertados aos clientes.

Comece por entender muito bem o negócio

O centro de distribuição será um dos elos da cadeia logística, ou seja, ele não é um elemento isolado e faz parte de todo o funcionamento do negócio. Portanto, tudo começa com o reconhecimento das necessidades nesse sentido.

Compreenda, por exemplo, quais são as demandas dos clientes. Se o seu negócio investe na logística last mile ou até na entrega no mesmo dia, o CD tem que estar próximo dos consumidores para facilitar o processo.

Assim, é preciso avaliar o volume de pedidos e encontrar a melhor área e o tamanho exigido para dar conta das tarefas de armazenamento e despacho. Dependendo das necessidades, ainda é essencial pensar em condições específicas para o processo. Produtos frágeis ou que devem ser mantidos dentro de certas características exigem um CD com qualidades especiais.

Também é relevante compreender quais são as áreas relacionadas à atuação logística do estabelecimento, já que não será útil optar por um centro de distribuição completamente fora do raio de entrega, por exemplo.

Avalie qual é a localização mais adequada

A partir desse entendimento, é hora de definir em qual lugar o centro deve ser firmado. A ideia é fazer uma análise profunda que considera os custos, as necessidades e as possibilidades para o empreendimento.

Imagine que é preciso ter um centro de distribuição no bairro A, mas lá só há galpões pequenos e que não atendem às suas exigências. Com isso, pode ser o caso de partir para uma localidade próxima.

O mesmo acontece se o custo-benefício não for adequado ou se não estiver relacionado às possibilidades e expectativas do estabelecimento.

Portanto, pondere todas as características de cada localização disponível, de modo a escolher a unidade certa para funcionar como CD.

Verifique as possibilidades com os fornecedores

Um ponto que merece destaque é a relação com os parceiros. Para facilitar muitos processos, a empresa pode solicitar que os fornecedores façam entregas específicas diretamente no centro de distribuição, diminuindo o tempo mínimo de processamento.

Contudo, nem sempre isso é viável. Ter um galpão fora da rota de fornecimento pode encarecer o processo ou mesmo não ser possível para determinados parceiros.

Portanto, antes de montar um centro de distribuição, é necessário verificar junto aos fornecedores a possibilidade de atendimento em determinado lugar. Ao fazer isso é possível evitar problemas futuros e fazer a melhor escolha para cada configuração.

Documente o planejamento e inicie a execução

Depois de passar por todas essas etapas de consideração, entendendo como funciona um centro de distribuição e as necessidades de seu negócio, é o momento de fazer uma documentação a respeito do planejamento. Ainda que a localização seja adequada e vantajosa, é preciso tomar alguns cuidados para que tudo saia conforme o esperado.

Portanto, todos os elementos devem estar muito bem estruturados. Documente o local onde o CD será instalado, defina o galpão escolhido e pense no que tem que ser executado para que ele entre em funcionamento.

Aproveite e estabeleça um orçamento e um cronograma. Isso evita que o processo de como montar uma empresa de logística se prolongue ou se torne excessivamente oneroso — o que ajuda o empreendimento.

Crie a estrutura de maneira completa

Para montar um centro de distribuição e deixá-lo funcionando conforme o esperado, você não pode se preocupar apenas com a escolha do melhor local para integrar a logística. É preciso pensar também em toda a estrutura necessária.

Esse elemento, portanto, tem que ser criado de maneira completa e estratégica. Avalie como acontece o processo de distribuição e pense em questões ligadas à organização, à capacidade de processamento, ao número de pessoas e assim por diante.

Além disso, é fundamental contar com os equipamentos certos para que tudo seja feito conforme as exigências.

Use a tecnologia para montar um centro de distribuição

Quando falamos na estrutura de um centro de distribuição, há um elemento que não pode ser deixado de lado: a tecnologia.

Os recursos tecnológicos são cada vez mais necessários para integrar a questão logística e garantir que o empreendimento tenha o melhor desempenho possível. Com a centralização e a troca de informações, é mais fácil tomar decisões e otimizar a experiência dos consumidores.

Portanto, considere automatizar tarefas no centro de distribuição. Um sistema de gestão integrada permite controlar automaticamente a entrada e saída de itens, além de ajudar a supervisionar as demandas e os pedidos enviados.

Com todas essas informações integradas ao restante da empresa, cada CD poderá contribuir para a melhoria de desempenho. Portanto, não deixe de considerar o impacto desse elemento em um centro do tipo.

Estabeleça um fluxo de processos para integrar o centro de distribuição à logística

Para saber como montar uma empresa de logística em relação à integração, é relevante perceber que o CD não atua de maneira isolada. Não é como se ele gerasse e expedisse pedidos por conta própria — até porque faz parte de uma cadeia logística que é composta por outras partes.

Portanto, não adianta ter a melhor localização ou o galpão ideal se não houver integração entre o centro de distribuição e a logística completa do empreendimento.

O jeito de solucionar essa questão é criar um fluxo de processos ou workflow. Estabeleça, por exemplo, quais pedidos serão enviados para o CD e como deve ocorrer a separação e o envio dos produtos.

Isso gera conformidade para a atuação, favorece o treinamento dos colaboradores e, principalmente, colabora para que tudo funcione de acordo com as expectativas.

Descubra quais são as vantagens dos diversos tipos de galpões

Até aqui, deu para notar que a escolha do local para implementar o CD é uma das decisões mais importantes. A localização deve ser adequada, assim como o tamanho e o atendimento a necessidades específicas.

Entre as ofertas disponíveis, há diversos tipos de galpões. Um condomínio logístico, por exemplo, reúne toda a infraestrutura para a maior parte dos processos. Já um galpão logístico e industrial oferece versatilidade. Na maioria dos casos, a empresa pode definir a melhor estrutura no interior, de modo a se adaptar às necessidades.

Uma versão modular garante escalabilidade e se adapta às exigências de volume e de organização. Como a estrutura é composta por módulos, cada um recebe as características pontuais.

Um que seja voltado especificamente para o processo de armazenagem faz as vezes de estoque e pode ser convertido em CD com o investimento certo. Dessa forma, é fundamental conhecer as necessidades específicas para selecionar a opção mais indicada.

Depois de considerar esses aspectos, optar corretamente pelo galpão gera muitos benefícios. A seguir, veja quais são os pontos de destaque na hora de entender como montar uma empresa de logística.

Garante centralização de estoque

Em primeiro lugar, a seleção adequada de um galpão que será ocupado por um CD é fundamental para a centralização. Graças a essa estrutura, o estoque pode ser mantido em um só ponto — o que é conveniente para empresas com diversas unidades, por exemplo.

Tal questão simplifica o cuidado com a armazenagem, traz visibilidade e melhora a gestão. No final, o empreendimento consegue verificar o que está disponível no seu inventário e, assim, pode tomar decisões otimizadas. Isso evita o desabastecimento, fortalece o planejamento de envio e permite atender à demanda de maneira completa.

Oferece uma localização bem planejada

Além do tamanho e da estrutura, o endereço é determinante. Com uma boa decisão nesse sentido, é possível ter uma localização que atende aos principais interesses de forma muito planejada.

Na hora de montar uma empresa de logística, cuidar desse aspecto é fundamental para favorecer o trânsito de processos. Com uma localização bem planejada, inclusive, há uma comunicação melhor com fornecedores e outros parceiros, o que ajuda o negócio a se destacar.

Aumenta a eficiência logística

O cuidado com as etapas logísticas é crucial para o sucesso de qualquer empreendimento. Em última análise, trata-se de algo relacionado à satisfação de distribuidores e até do cliente final. Sendo assim, não dá para ignorar a importância do planejamento.

Com a seleção correta de um galpão para um centro de distribuição, tudo se torna mais eficiente. É possível planejar o envio de pedidos, diminuir os atrasos e reduzir as perdas de tempo e de dinheiro. O negócio, então, passa a ser competitivo e consegue ter um desempenho melhor no mercado.

Traz economia de custos

É possível também economizar custos, já que o galpão atenderá as necessidades específicas de cada empresa. Não haverá gastos com espaços grandes demais, nem desperdícios. Também não acontecerão problemas devido a espaços muito apertados, com itens muito contíguos e a possibilidade maior de avarias.

O galpão bem localizado também facilita a distribuição dos produtos, gerado economia de combustível e de outros custos com modais alternativos.

Ao empregar essas orientações, ficará fácil superar os desafios de como montar uma empresa de logística e um centro de distribuição. Assim, o CD poderá agregar, de fato, para que o empreendimento saia favorecido.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Entendeu melhor como funciona um centro de distribuição? Deseja aprender mais sobre galpões e suas características? Aproveite e veja sobre 4 tendências de estruturas de galpão!

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