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Você sabe como montar um centro de distribuição?

9 minutos para ler

logística muitas vezes é considerada desafiadora para o negócio. Com isso, é comum recorrer a elementos intermediários e que facilitem a saída de pedidos do empreendimento. Montar um centro de distribuição (CD) funciona como uma alternativa. Trata-se de um local externo à empresa, que recebe e despacha materiais para clientes, parceiros ou mesmo para outras unidades do negócio. Como é um elo intermediário de armazenamento, visa simplificar a logística e economizar custos.

Ao mesmo tempo, montar um CD não é tão fácil quanto parece, ainda mais quando ele precisa ser bem projetado e ter ótimo funcionamento. Por outro lado, se esse processo for bem executado, o empreendimento conseguirá um importante apoio logístico, o que será sentido positivamente pelos clientes. Com isso, a etapa de criação merece atenção especial para que tudo saia conforme o esperado.

Para ter sucesso na tarefa, continue a leitura deste post para saber como montar uma empresa de logística e um CD corretamente.

Comece entendendo muito bem o negócio

O centro de distribuição será um dos elos da cadeia logística, ou seja, ele não é um elemento isolado e faz parte de todo o funcionamento do negócio. Portanto, tudo começa com o reconhecimento das necessidades nesse sentido.

Compreenda, por exemplo, quais são as demandas dos clientes. Se o seu negócio investe na logística last mile ou até na entrega no mesmo dia, o CD tem que estar próximo dos consumidores para facilitar o processo.

Assim, é preciso avaliar o volume de pedidos e encontrar a melhor área e o tamanho exigido para dar conta das tarefas de armazenamento e despacho. Dependendo das necessidades, ainda é essencial pensar em condições específicas para o processo. Produtos frágeis ou que devem ser mantidos dentro de certas características exigem um CD com qualidades especiais.

Também é relevante compreender quais são as áreas relacionadas à atuação logística do estabelecimento, já que não será útil optar por um centro de distribuição completamente fora do raio de entrega, por exemplo.

Entenda qual é a localização mais adequada

A partir desse entendimento, é hora de definir em qual lugar o centro deve ser firmado. A ideia é fazer uma análise profunda que considera os custos, as necessidades e as possibilidades para o empreendimento.

Imagine que é preciso ter um centro de distribuição no bairro A, mas lá só há galpões pequenos e que não atendem às suas exigências. Com isso, pode ser o caso de partir para uma localidade próxima.

O mesmo acontece se o custo-benefício não for adequado ou se não estiver relacionado às possibilidades e expectativas do estabelecimento.

Portanto, pondere todas as características de cada localização disponível, de modo a escolher a unidade certa para funcionar como CD.

Verifique as possibilidades com os fornecedores

Um ponto que merece destaque é a relação com os parceiros. Para facilitar muitos processos, a empresa pode solicitar que os fornecedores façam entregas específicas diretamente no centro de distribuição, diminuindo o tempo mínimo de processamento.

Contudo, nem sempre isso é viável. Ter um galpão fora da rota de fornecimento pode encarecer o processo ou mesmo não ser possível para determinados parceiros.

Portanto, antes de montar um centro de distribuição, é necessário verificar junto aos fornecedores a possibilidade de atendimento em determinado lugar. Ao fazer isso é possível evitar problemas futuros e fazer a melhor escolha para cada configuração.

Documente o planejamento e inicie a execução

Depois de passar por todas essas etapas de consideração, é o momento de fazer uma documentação a respeito do planejamento. Ainda que a localização seja adequada e vantajosa, é preciso tomar alguns cuidados para que tudo saia conforme o esperado.

Portanto, todos os elementos devem estar muito bem estruturados. Documente o local onde o CD será instalado, defina o galpão escolhido e pense no que tem que ser executado para que ele entre em funcionamento.

Aproveite e estabeleça um orçamento e um cronograma. Isso evita que o processo de como montar uma empresa de logística se prolongue ou se torne excessivamente oneroso — o que ajuda o empreendimento.

Crie a estrutura de maneira completa

Para montar um centro de distribuição e deixá-lo funcionando conforme o esperado, você não pode se preocupar apenas com a escolha do melhor local para integrar a logística. É preciso pensar também em toda a estrutura necessária.

Esse elemento, portanto, tem que ser criado de maneira completa e estratégica. Avalie como acontece o processo de distribuição e pense em questões ligadas à organização, à capacidade de processamento, ao número de pessoas e assim por diante.

Além disso, é fundamental contar com os equipamentos certos para que tudo seja feito conforme as exigências.

Use a tecnologia para montar um centro de distribuição

Quando falamos na estrutura de um centro de distribuição, há um elemento que não pode ser deixado de lado: a tecnologia.

Os recursos tecnológicos são cada vez mais necessários para integrar a questão logística e garantir que o empreendimento tenha o melhor desempenho possível. Com a centralização e a troca de informações, é mais fácil tomar decisões e otimizar a experiência dos consumidores.

Portanto, considere automatizar tarefas no centro de distribuição. Um sistema de gestão integrada permite controlar automaticamente a entrada e saída de itens, além de ajudar a supervisionar as demandas e os pedidos enviados.

Com todas essas informações integradas ao restante da empresa, cada CD poderá contribuir para a melhoria de desempenho. Portanto, não deixe de considerar o impacto desse elemento em um centro do tipo.

Crie um fluxo de processos para integrar o centro de distribuição à logística

Para saber como montar uma empresa de logística em relação à integração, é relevante perceber que o CD não atua de maneira isolada. Não é como se ele gerasse e expedisse pedidos por conta própria — até porque faz parte de uma cadeia logística que é composta por outras partes.

Portanto, não adianta ter a melhor localização ou o galpão ideal se não houver integração entre o centro de distribuição e a logística completa do empreendimento.

O jeito de solucionar essa questão é criar um fluxo de processos ou workflow. Estabeleça, por exemplo, quais pedidos serão enviados para o CD e como deve ocorrer a separação e o envio dos produtos.

Isso gera conformidade para a atuação, favorece o treinamento dos colaboradores e, principalmente, colabora para que tudo funcione de acordo com as expectativas.

Entenda as vantagens dos diversos tipos de galpões

Até aqui, deu para notar que a escolha do local para implementar o CD é uma das decisões mais importantes. A localização deve ser adequada, assim como o tamanho e o atendimento a necessidades específicas.

Entre as ofertas disponíveis, há diversos tipos de galpões. Um condomínio logístico, por exemplo, reúne toda a infraestrutura para a maior parte dos processos. Já um galpão logístico e industrial oferece versatilidade. Na maioria dos casos, a empresa pode definir a melhor estrutura no interior, de modo a se adaptar às necessidades.

Uma versão modular garante escalabilidade e se adapta às exigências de volume e de organização. Como a estrutura é composta por módulos, cada um recebe as características pontuais.

Um que seja voltado especificamente para o processo de armazenagem faz as vezes de estoque e pode ser convertido em CD com o investimento certo. Dessa forma, é fundamental conhecer as necessidades específicas para selecionar a opção mais indicada.

Depois de considerar esses aspectos, optar corretamente pelo galpão gera muitos benefícios. A seguir, veja quais são os pontos de destaque na hora de entender como montar uma empresa de logística.

Garante centralização de estoque

Em primeiro lugar, a seleção adequada de um galpão que será ocupado por um CD é fundamental para a centralização. Graças a essa estrutura, o estoque pode ser mantido em um só ponto — o que é conveniente para empresas com diversas unidades, por exemplo.

Tal questão simplifica o cuidado com a armazenagem, traz visibilidade e melhora a gestão. No final, o empreendimento consegue verificar o que está disponível no seu inventário e, assim, pode tomar decisões otimizadas. Isso evita o desabastecimento, fortalece o planejamento de envio e permite atender à demanda de maneira completa.

Oferece uma localização bem planejada

Além do tamanho e da estrutura, o endereço é determinante. Com uma boa decisão nesse sentido, é possível ter uma localização que atende aos principais interesses de forma muito planejada.

Na hora de montar uma empresa de logística, cuidar desse aspecto é fundamental para favorecer o trânsito de processos. Com uma localização bem planejada, inclusive, há uma comunicação melhor com fornecedores e outros parceiros, o que ajuda o negócio a se destacar.

Aumenta a eficiência logística

O cuidado com as etapas logísticas é crucial para o sucesso de qualquer empreendimento. Em última análise, trata-se de algo relacionado à satisfação de distribuidores e até do cliente final. Sendo assim, não dá para ignorar a importância do planejamento.

Com a seleção correta de um galpão para um centro de distribuição, tudo se torna mais eficiente. É possível planejar o envio de pedidos, diminuir os atrasos e reduzir as perdas de tempo e de dinheiro. O negócio, então, passa a ser competitivo e consegue ter um desempenho melhor no mercado.

Ao empregar essas orientações, ficará fácil superar os desafios de como montar uma empresa de logística e um centro de distribuição. Assim, o CD poderá agregar, de fato, para que o empreendimento saia favorecido.

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