Vantagens de investir na climatização de galpão

7 minutos para ler

Muitas vezes deixada de lado, a climatização de galpão é um aspecto importante para quem deseja criar um ambiente saudável, seja para comércio, armazenamento ou de produção. Por conta das dimensões, esse tipo de espaço pode demandar alguns equipamentos e cuidados específicos para o controle da temperatura interna.

Investir na climatização do seu imóvel também pode gerar outros benefícios para o seu negócio conforme listamos a seguir. 

5 benefícios de investir na climatização de galpão

Os galpões de modo geral precisam de soluções de climatização para ajudar a manter a ventilação e a temperatura adequadas. Mas, essas inovações também podem agregar outras vantagens, tais como: 

  • Maior eficiência energética

Nem toda solução de climatização e ventilação de um galpão envolve gastos com energia elétrica. Exaustores eólicos, venezianas, lanternins ou telhas com tratamento anti-térmico (ex.: telhas sanduiche), contribuem para reduzir o uso de sistemas de resfriamento de máquinas e ambientes, que consomem energia.

Outra solução de climatização nesse sentido é o uso associado de placas térmicas a operação do ar condicionado. Através dessa alternativa é possível registrar até 40% de redução no consumo energético. 

Ao investir em soluções de climatização é possível manter uma temperatura que seja adequada tanto para equipamentos quanto para os colaboradores.

  • Conforto térmico para os colaboradores

Ambientes muito quentes ou muito gelados podem comprometer a produtividade e o conforto das pessoas. Se as condições do ambiente forem adversas, a tendência é que nosso corpo fique menos produtivo. 

Por isso é importante manter o local de trabalho com a climatização adequada.

É importante lembrar, também, que a climatização envolve ventilação dos espaços, o que afeta diretamente a saúde e bem-estar. A renovação constante do ar é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos que possam prejudicar os trabalhadores. 

Não é à toa que durante a pandemia muitas empresas passaram a investir em espaços amplos e com maior renovação do ar dos ambientes. 

Dentre as soluções que podem oferecer esse tipo de segurança, podemos citar os climatizadores aspersivos. Ele tem como foco manter a temperatura do ambiente sempre adequada, mas, também, como pulverizadores de produtos para a higienização do local. 

Dessa forma, é possível desinfectar superfícies, locais, pessoas e objetos de maneira mais ágil. 

  • Opções silenciosas 

Existe um mito que sistemas de climatização são barulhentos e podem prejudicar o conforto acústico. 

Essa era uma realidade de décadas atrás. Atualmente já existem diversas alternativas no mercado que proporcionam um ambiente climatizado e sem ruídos.

Em muitos casos nem mesmo percebe-se que os equipamentos estão ligados. 

Outro mito também é que os climatizadores geram acúmulo de água. Há várias opções com sistema de captação da água usada, que possibilitam até mesmo que ela seja reutilizada em outras atividades do negócio. 

Nesse sentido podemos citar os climatizadores evaporativos, que resfriam o ambiente e são ideais para ambientes secos, pois também ajudam a manter a umidade do ar. Além disso, os modelos mais recentes têm uma baixa produção de ruídos, gerando assim conforto acústico. 

  • Custo-benefício

Hoje as soluções de climatização de galpão se tornaram mais acessíveis para os empreendedores. 

O custo-benefício dessas alternativas é muito bom, levando em consideração que a economia gerada pela eficiência energética e pelo aumento da produtividade . Além disso, você também economiza ao reduzir as manutenções de equipamentos, aumentando sua vida útil.

Afinal de contas, como eles estão funcionando em um ambiente adequado, não precisam se desgastar mais para evitar o aquecimento. 

  • Não são necessárias mudanças estruturais 

Mais uma das vantagens é que hoje já existem sistemas que não exigem mudanças estruturais. 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Inclusive, esse é um benefício muito bom para empreendedores que possuem galpões alugados. Os sistemas de climatização podem ser instalados sem a necessidade de obras relevantes.

  • Fácil instalação 

Existem alternativas modernas que são facilmente instaladas em qualquer tipo de galpão. Além disso, a própria manutenção é facilitada, uma vez que não são usados sistemas complexos.

Em pouco tempo você pode ter um ambiente totalmente adequado, sem “quebradeira” ou transtornos. 

Como escolher um sistema de climatização de galpão?

Essa é uma dúvida muito recorrente entre os empreendedores. Hoje é possível encontrar uma grande gama de opções disponíveis no mercado. 

Tanto para pequenos galpões como para grandes complexos. Mas antes de tomar a sua decisão é importante avaliar alguns aspectos importantes, tais como:

  • Avalie as características do ambiente

A primeira coisa que você precisa avaliar é o ambiente. Uma das principais características que interfere na escolha do sistema de climatização é a dimensão do espaço. 

Quanto maior o espaço, mais potente a solução precisará ser. 

Mas além do tamanho é fundamental verificar também a quantidade de pessoas e equipamentos que ficarão no espaço. Isso porque, esse fator interfere diretamente na temperatura que o local poderá atingir. 

Quanto mais máquinas e mais pessoas, maior será a temperatura que precisará ser controlada. 

  • Legislação 

Nós já comentamos aqui no blog algumas vezes como qualquer modificação em edificações precisa obedecer a uma legislação específica. E isso também vale para os climatizadores. 

Você não pode simplesmente instalar um sistema em qualquer lugar. Ele precisa ser adequado às medidas e regras estabelecidas por leis. 

Por exemplo, esse tipo de solução não pode obstruir as saídas de emergência nem prejudicar a sinalização emergencial. Então é preciso ficar atento. 

  • Veja se a empresa oferece manutenções periódicas

Outro cuidado que você também pode tomar é verificar se a empresa que oferece o sistema de climatização também fará a manutenção do equipamento. É essencial que essa manutenção seja feita para garantir maior eficiência da solução. 

Claro que você sempre pode buscar por serviços terceirizados, mas vale a pena já garantir esse tipo de cuidado na hora de comprar o climatizador. 

  • Durabilidade

Você também precisa verificar a durabilidade da tecnologia escolhida. Muitas vezes vale a pena investir um pouco mais em um sistema que vá durar mais tempo no seu negócio, principalmente se o galpão for próprio. 

Verifique também se caso haja necessidade de trocar peças futuramente, se é fácil encontrar a assistência especializada necessária. 

  • Garantia 

Por fim, nunca deixe de verificar se o equipamento possui garantia. Tenha em mente que esse tipo de solução será essencial no seu negócio. Por isso, sempre busque empresas que ofereçam algum tipo de suporte, por pelo menos 1 ano.

Assim, caso surja algum tipo de problema você terá a quem recorrer. 

Além disso, não se esqueça de avaliar a reputação da empresa de climatização antes de fechar contrato. Inclusive, vale a pena pesquisar outros clientes, inclusive galpões, que já tenham contratado o serviço e possam falar de suas experiências. 

Dessa forma você terá mais segurança na hora de investir na solução de climatização de galpão, e poderá tomar a decisão que atenda melhor o seu negócio. 

Gostou desse conteúdo? Então aproveite e assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão. 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta