fbpx

Como reduzir o valor de custo do frete ofertado a seus clientes?

4 minutos para ler

Muitas vezes, o valor do frete acaba sendo um grande empecilho para o sucesso financeiro de empresas que atuam com grandes volumes de entrega de produtos. Uma série de fatores geram custos que, se não forem repassados ao consumidor final, se transformam em prejuízo para as marcas.

Problemas com armazenagem e falta de infraestrutura para o estoque, manutenção das frotas e até mesmo a logística reversa são alguns dos motivos pelos quais os preços dos produtos acabem subindo ao fazer o envio.

Por isso, mostraremos o que você precisa fazer para reduzir os custos nessa etapa. Continue a leitura do artigo para conferir!

Quais são os principais problemas de logística que afetam o valor do frete?

Antes de tudo, é importante abordarmos alguns dos principais aspectos que geram custos diretos e indiretos, causando impactos no preço das entregas. Entre eles, podemos citar:

  • alta carga tributária — o Brasil tem uma carga tributária, que é aplicada em operações logísticas, consideravelmente alta;
  • custos de armazenagem e estrutura física — muitas organizações têm sua lucratividade afetada por não investirem em soluções para melhorar a gestão do estoque (como um galpão logístico para armazenar o inventário de mercadorias);
  • má qualidade da frota e da manutenção — um dos motivos pelos quais a frota acaba gerando custos elevados de manutenção é a precariedade das rodovias brasileiras;
  • logística reversa — se a empresa não conta com uma estrutura adequada para lidar com as demandas de produtos “devolvidos” (com fins de reciclagem e descarte adequado), pode ter maiores custos por conta de problemas no relacionamento com os clientes e falhas na armazenagem.

Como reduzir os custos que incidem no valor do frete?

Agora que você já conhece os principais fatores que impactam no valor do frete, mostraremos algumas boas práticas para reduzir esses custos.

Agende as entregas

Basicamente, esse processo consiste em contatar os clientes com antecedência à entrega dos produtos, a fim de agendar uma data específica. Além de proporcionar uma experiência de consumo mais positiva, isso ajuda o seu negócio a programar melhor a logística das cargas.

Seja multicanal

Organizações que atuam com lojas físicas — além do e-commerce — podem reduzir o valor do frete, oferecendo a possibilidade de retirada nos pontos de coleta para os clientes que realizam compras online.

Ao optar por essa alternativa, o custo operacional é reduzido significativamente e o consumidor tende a ficar mais satisfeito pelo fato de não precisar esperar para que a sua encomenda chegue.

Melhore a infraestrutura física da empresa

Como dito, um fator que acaba agravando os custos indiretos no valor do frete é a falta de um espaço físico adequado para armazenar as mercadorias comercializadas. Esse problema ocorre com mais frequência em lojas virtuais que, muitas vezes, não investem em local específico para armazenar seu estoque.

É importante que o produto esteja disponível para entrega no ato da venda. Sendo assim, é altamente recomendado investir em um galpão logístico destinado ao estoque.

Invista em tecnologia

Hoje, podemos contar com diversos softwares e ferramentas desenvolvidas para automatizar os processos de venda e distribuição. Isso impacta diretamente nos custos diretos e indiretos, pois elimina a necessidade de trabalhos manuais e minimiza os erros, garantindo agilidade, segurança e confiabilidade.

Quando o assunto é gestão de frete, você pode encontrar diversas soluções que realizam, por exemplo, cálculos precisos para ajudar na tomada de decisão sobre qual transportadora contratar, assim como no rastreamento das entregas, na conciliação de contas, entre outros pontos cruciais para uma logística eficiente.

Como você pôde conferir, o valor do frete é impactado por uma série de fatores. Decisões ruins de gestão podem reduzir as vendas e, por consequência, gerar prejuízos financeiros à empresa. Por isso, é muito importante contar com prestadores de serviços como a Só Galpões, que oferece uma vasta gama de alternativas para otimizar a infraestrutura do negócio.

Você se identificou com as questões abordadas neste conteúdo? Então, entre em contato com a gente para descobrir as soluções que a Só Galpões pode proporcionar ao seu negócio!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão