fbpx

Vale a pena investir em imóveis em um cenário de crise?

3 minutos para ler

Investir em imóveis é sempre uma das primeiras formas de investimento que vem à cabeça na hora de fazer o dinheiro render, perdendo, normalmente, apenas para a poupança.

Porém, nos últimos anos, a crise afetou o setor e deixou a dúvida: o investimento ainda vale a pena? Neste artigo vamos analisar as principais vantagens e desvantagens de se fazer o negócio. Confira!

Quais são as vantagens de investir em imóveis na crise?

Maior oferta de imóveis

Durante a crise, as pessoas cortam gastos e costumam adiar compras de grande montante, como os imóveis. Assim, a procura cai, aumentando a oferta. Algo ruim para quem precisa vender, mas uma oportunidade para quem quer comprar. Dá até pra encontrar imóveis em melhor localização!

Mais opções de imóveis para investir

Seguindo o raciocínio, se a oferta aumenta, existem mais opções de investimento no mercado imobiliário. Apartamentos, casas residenciais e comerciais, galpões e outros tipos de imóveis; o investidor possui uma gama de opções à sua disposição.

Melhores preços no mercado

O aumento da oferta de imóveis no mercado tende a fazer os preços caírem. Se o investidor tem o hábito de pesquisar, poderá encontrar grandes chances de fechar um bom negócio.

Negociação mais acessível

Como grande parte dos imóveis estão parados há algum tempo, os proprietários costumam estar mais acessíveis às negociações. A razão para isso é clara: imóvel fechado é perda de dinheiro. Para muita gente, abaixar o valor para vender mais rápido é uma alternativa que pode agradar proprietário e comprador.

Quais são as desvantagens?

Rentabilidade a longo prazo

Como o mercado está desaquecido, o investimento tende a trazer resultados a longo prazo. Isso significa que, se o objetivo for retorno imediato, talvez seja melhor repensar o investimento em imóvel.

Incertezas com o aluguel

Na crise, existe um risco aumentado de o imóvel ficar fechado por algum tempo antes de alugar, como já explicamos aqui. Outro risco devido à fragilidade econômica é de o inquilino acabar sendo inadimplente.

Rentabilidade de outros investimentos

Outra desvantagem importante é a rentabilidade do investimento. Apesar de apresentar risco relativamente baixo, investir em imóveis pode não compensar se comparado com outras opções do mercado financeiro.

O valor de aluguel de um imóvel pode variar, em média, de 0,5% a 0,8% do seu valor de venda enquanto CDB e Tesouro Direto estão próximos de 0,8% e 0,9%, respectivamente. É bom lembrar que esses índices podem variar de acordo com a instituição financeira e com o imóvel em que você pretende investir.

Afinal, vale a pena?

As opiniões dos especialistas divergem muito quanto a investir no mercado imobiliário durante a crise. Há os que defendam e também aqueles que condenem o investimento.

Na verdade, não há receita pronta e a resposta depende do objetivo do investidor. Pesando os ganhos e as possíveis perdas, analise as outras opções de investimento no mercado financeiro para tomar a decisão correta.

Lembre-se de que diversificar a carteira de investimentos pode ser uma boa alternativa. De repente, investir em outros fundos e usar a rentabilidade para investir em imóveis pode ser uma saída inteligente para o atual momento.

Gostou desse artigo? Curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Twitter!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão