fbpx

Conheça 4 benefícios da tecnologia RFID e implemente na sua empresa

4 minutos para ler

Para acompanhar a velocidade na qual o mundo evolui, assim como o comportamento do consumidor moderno, as organizações atuais precisam se munir cada vez mais com recursos e ferramentas para impulsionar a produtividade. Dado o contexto, a tecnologia RFID tem se mostrado como uma grande aliada dos negócios, em especial para empresas que necessitam de otimização em seus processos logísticos.

Portanto, preparamos este conteúdo especialmente para que você entenda o que significa o conceito de RFID, como ele funciona e quais os principais benefícios que ela pode proporcionar. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura para conferir!

O que é a tecnologia RFID?

Segundo a renomada empresa de consultoria, Gartner Group, RFID é uma frequência de rádio que permite a transferência e coleta de dados entre um aparelho de leitura e uma tag — dispositivo eletrônico com função semelhante à do código de barras — para identificar, rastrear e localizar um determinado item.

Ainda de acordo com a Gartner, uma das maiores pesquisadoras sobre TI da atualidade, existem duas modalidades básicas de tags utilizadas no setor logístico e no de transporte:

  • ativadas por bateria;
  • passivas — dispositivos que coletam energia para fazer a antena funcionar diretamente do leitor.

A segunda categoria pode ser fixa ou portátil. Já as tags que utilizam bateria se encaixam em dois amplos grupos: tecnologia RFID de tags ativas e tecnologia passiva assistida por bateria (BAP).

Resumindo, a tecnologia RFID permite que inúmeros itens sejam digitalizados rapidamente, fazendo a identificação de um determinado produto ainda que ele esteja rodeado por várias outras mercadorias.

Como funciona a tecnologia RFID?

De forma simplificada, para funcionar, a tecnologia RFID precisa de três dispositivos:

  • antena;
  • transceptor — equipamento que realiza a leitura do sinal e transfere as informações para o leitor;
  • transponder — dispositivo que contém o circuito de dados a ser transmitido (tag ou etiqueta).

A antena é a responsável por converter as ondas de rádio do RFID em informações digitais. Após os dados serem convertidos, podem ser lidos e analisados em um computador. 

Quais os principais benefícios da tecnologia RIFD?

Confira agora as maiores vantagens que essa poderosa ferramenta pode gerar aos negócios.

1. Realiza o rastreamento em tempo real

Um dos recursos mais utilizados que a tecnologia RFID oferece é o Real-time Location Systems (RLTS), ou seja, localização em tempo real. Ele permite que um item etiquetado tenha sua localização monitorada constantemente, pois faz a leitura da tag a cada milissegundo, informando seus dados em coordenadas a um computador.

2. Proporciona mais controle das mercadorias

Para empresas que trabalham com um grande fluxo de produtos ou insumos, a tecnologia RFID é uma “mão na roda”, pois otimiza o controle de mercadorias, garantindo uma gestão muito mais precisa, segura e eficiente, já que os processos de contagem e conferência são realizados de maneira automatizada.

3. Facilita a rotina dos profissionais da empresa

Por falar em processos automatizados, um dos grandes benefícios da tecnologia RFID é o fato de que os colaboradores não precisam utilizar planilhas impressas e caneta para checar cada item do estoque — o que reduz significativamente a margem para falhas humanas e inconsistências de informações.

4. Melhora o controle do estoque

Controlar os estoques tornou-se uma tarefa muito mais simples desde que a tecnologia RFID passou a ser utilizada para melhorar processos logísticos. Ela permite que os profissionais tenham informações precisas e em tempo real sobre cada item que consta no inventário, sua quantidade e até mesmo onde está posicionado no galpão.

Isso reflete nas finanças do negócio, pois reduz custos com desperdício de materiais por degradação e reposições desnecessárias, gerando mais precisão e controle dos insumos ou mercadorias.

Para concluirmos, vale mencionar, ainda, que as vantagens da tecnologia RFID estão muito além das notáveis melhorias nos processos internos da empresa. O fato é que, com uma gestão mais ágil e organizada, a tendência é que outros aspectos sejam consequentemente otimizados, como o índice de satisfação dos clientes.

O que achou deste artigo? Tem alguma opinião ou experiência em relação ao assunto que gostaria de compartilhar com a gente? Então deixe o seu comentário!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão