O mercado está cada vez mais competitivo e muitas empresas estão buscando novas formas de se destacarem no mercado. A tecnologia na logística é uma delas, pois todos acabam se beneficiando com as inovações, seja no comércio ou na indústria.

Porém, a evolução é rápida, e para quem almeja elevar suas operações a novos níveis, é necessário saber como aplicar essa tecnologia em seu negócio. Por isso é importante que você conheça tudo que surge na logística, uma vez que é uma maneira de desenvolver mais a sua empresa e se destacar perante a concorrência.

Pensando nisso, nós preparamos este post para que você conheça 8 formas de aplicar essas inovações logísticas no seu empreendimento. Confira agora!

1. Rastreamento de cargas

O rastreamento de cargas é muito importante para a logística, uma vez que ele permite que as empresas acompanhem em tempo real como está o transporte das mercadorias. Essa é uma prática que auxilia bastante os gestores a tomarem decisões mais coerentes devido à facilitação dos processos.

O uso dessa tecnologia na logística otimiza a relação com os seus clientes, pois possibilita a eles o acompanhamento do status de seus produtos.

Além de oferecer maior segurança, o rastreamento de cargas permite que os veículos consigam sair de rotas congestionadas, utilizando alternativas para melhorar os processos de entrega.

Você pode otimizar bastante a gestão de uma equipe externa com o uso da tecnologia mobile, uma vez que facilita o acesso a sistemas e informações de qualquer lugar, na hora que precisar.

Dessa forma, os gestores e funcionários podem reportar suas viagens, comunicar algum problema, entre outras informações que melhoram bastante os processos logísticos da empresa. Isso acaba sendo um diferencial competitivo, já que a tecnologia mobile garante que a rotatividade de dados seja sempre ágil e fluida.

2. Sistemas de gestão

Outra tecnologia na logística é o uso de softwares de gestão que ampliam a eficiência de todos os processos empresariais. Essa excelente ferramenta integra todos os setores do negócio, permitindo que a sua empresa seja capaz de atender as necessidades dos seus clientes.

Um sistema de gestão assegura que o seu empreendimento se conecte corretamente e exerça as suas funções administrativas com total liberdade e eficácia. Além disso, otimiza o planejamento, organização, direção e controle de toda a empresa.

3. Controle e integração de processos

A quantidade de informações que o setor da logística cria todos os dias é imenso. Assim, ficar sem utilizar os mecanismos tecnológicos torna quase impossível acompanhar as rotinas e controlar os dados relevantes. Sendo assim, o investimento nessa área permite que você consiga acompanhar e controlar muito melhor os processos de sua empresa.

Esse investimento logístico é imprescindível para que suas operações sejam integradas e realizadas da melhor maneira possível, diminuindo os possíveis erros e retrabalhos.

Pode-se falar que quanto mais um negócio se dispõe a investir na tecnologia, mais seguro e eficaz será o controle de processos.

4. Estrutura moderna de imóveis para logística

É fundamental que os empreendimentos pensem em estruturas modernas quando se fala em logística. Isso pode ser um diferencial competitivo, uma vez que a versatilidade e o planejamento oferecido aos mais variados modelos de negócios vai ser aquilo que destacará sua empresa frente a concorrência. 

Os galpões logísticos, por exemplo, proporcionam vantagens como maior segurança, localização privilegiada e, sobretudo, modernidade e eficiência.

Além do mais, essas instalações localizadas em pontos estratégicos de escoamento, acabam fugindo dos centros urbanos e se direcionando para as áreas industriais, que permitem melhor acesso às rodovias. Com a tecnologia aplicada, é possível verticalizar suas operações e usufruir de serviços compartilhados, tudo em um só local. 

5. Gestão de fretes

As plataformas relacionadas à gestão de fretes são mecanismos tecnológicos que proporcionam muitas vantagens para qualquer empreendimento. Por meio delas, você vai ser capaz de controlar com eficiência os custos de transportes, documentação necessária e cálculo de frete.

Além disso, auxilia os gestores na busca das melhores formas de diminuir custos e contratar fretes que atendam melhor as necessidades do negócio.

6. Relacionamento com os clientes

A Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) ajuda a redirecionar os processos de negócios, a fim de otimizar o atendimento e a satisfação dos clientes, como também mantém uma base de informações relevantes sobre cada um deles.

Esse sistema é direcionado para o setor comercial, mas ele pode ser usado para levantar dados interessantes sobre qual é a opinião dos consumidores no tocante aos seus serviços.

Isso permite que você saiba qual é o feedback deles, para que seja possível evitar falhas e criar mecanismos de ação que solucionem os contratempos e ampliem a qualidade das atividades.

7. Gestão de estoques

Outra forma da tecnologia na logística proporcionar eficiência é a gestão de estoque, que impacta diretamente na área de vendas. Uma administração ineficiente pode acarretar muitos prejuízos ao seu negócio, por isso, é importante utilizar sistemas que auxiliem esse setor da melhor maneira possível.

Nesse cenário, contar com um sistema automatizado possibilita diversas melhorias na execução de suas atividades de armazenagem. Torna-se viável eliminar a necessidade de trabalhos manuais, otimizar a segurança, reduzir erros e ampliar sua produtividade.

Geralmente, esses sistemas tecnológicos permitem o acompanhamento de tudo que se encontra no estoque, como também melhora o giro de mercadorias, emissão de documentos, trocas e devoluções etc.

8. Relacionamento com fornecedores

Os sistemas tecnológicos integram processos, permitindo que você aprimore o relacionamento com seus fornecedores, desenvolvendo uma cadeia logística coerente e vantajosa para a sua empresa.

Essas práticas, além de ajudar a aumentar a satisfação dos seus clientes, faz com que você tenha uma parceria melhor com quem fornece os materiais. Consequentemente, a sua empresa se torna mais competitiva, além de estar sempre à frente da concorrência.

Enfim, percebe-se que utilizar a tecnologia a seu favor certamente vai impactar não só no funcionamento da sua empresa, mas também na satisfação dos clientes. Esses são avanços promissores que certamente permitem o crescimento do empreendimento.

Saiba que essas tendências não estão ligadas apenas às grandes corporações: muitas empresas e indústrias de pequeno porte já estão se atualizado e aplicando sistemas na logística como forma de melhorar seus processos internos e externos. Sendo assim, ficar estagnado e não buscar se adaptar ao mercado é perder dinheiro e competitividade. Comece já e saia na frente da concorrência!

E aí, gostou do nosso post sobre a tecnologia na logística? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros assuntos valiosos como este!