Uma das pautas cada vez mais em alta no mundo dos negócios é a sustentabilidade. Quem trabalha nesse meio pode notar como esse tema se popularizou, bem como foram desenvolvidas formas de usá-lo em prol da evolução das empresas.

Muitas são as medidas para fazer um desenvolvimento sustentável, e um dos mais importantes é saber escolher o espaço para a empresa realizar as suas atividades. Dessa forma, o empresário pode reduzir os gastos e melhorar a sua imagem!

Já consegue imaginar os bons resultados da aplicação da sustentabilidade para o seu sucesso? Sabe como promover usar dessa tendência para seu desenvolvimento econômico? Acompanhe o artigo para aprender mais sobre o assunto!

Sustentabilidade: qual a importância para meu negócio?

Os padrões de consumo atuais estão muito diferentes do que já foram há alguns anos. Surgiu a preocupação em desenvolver técnicas para reduzir o impacto ambiental, desde o local de uma empresa, até a forma de lidar com resíduos de produção.

A ideia da sustentabilidade empresarial é planejar formas de manter ao máximo a integridade do meio ambiente, bem como dos aspectos econômicos e sociais.

É possível então, que o empresário promova ações sustentáveis enquanto se beneficia com a visibilidade da marca. O logística reversa por exemplo, é uma prática cada vez mais difundida ficava em viabilizar a coleta e restituição dos resíduos para reaproveitá-los em um novo ciclo produtivo.

Dessa forma, é possível investir em um grande leque de opções para proteger não só o meio ambiente, como também para desenvolver melhor a cadeia econômica do seu negócio!

Como escolher o espaço para a empresa funcionar?

O local é uma das características mais importantes em um negócio de sucesso, e ele deve respeitar também a ideia da sustentabilidade. Para não errar, é importante

Topografia

Faça uma topografia, analise o tamanho do lote e a presença de flora nativa do local, eles devem ser levados em consideração na hora da escolha do espaço certo para sua empresa. O ideal é ter um projeto feito por alguém com experiência em avaliação para apontar os pros e contras.

Assim será possível ter uma descrição exata de um terreno, apontando acidentes naturais e artificiais — permitindo criar uma logística mais eficaz.

Auxílio de profissionais

Todo bom empresário possui auxilio de profissionais capazes de dar o suporte necessário em cada situação, e aqui não seria diferente. Busque por parceiros capacitados para desenvolver projetos, lidar com soluções ambientais e oferecer consultorias especializadas.

Um aspecto importante que deve ser considerado, é a adoção de imóveis sustentáveis, garantindo em muitas cidades, o chamado IPTU Verde. Essa medida foi adotada para incentivar que os espaços sejam desenvolvidos para reduzir o impacto ambiental — com descontos de 5% a 10%. 

Invista em energias renováveis

Atualmente, existem muitas maneiras de reutilizar fontes de energia, promovendo uma sustentabilidade econômica mais interessante para seu negócio.

Apostar nessas energias renováveis é uma forma de, além de controlar os gastos — e muitas vezes reduzi-los —, desenvolver a boa imagem da sua empresa com o mercado. Dessa forma, além trabalhar a sustentabilidade, você consegue atrair potenciais clientes de forma eficaz!

Saiba reutilizar os recursos

Os recursos gastos no dia a dia dos colaboradores, bem como os produtivos, podem — e devem — ser reutilizados.

A ideia é promover o uso consciente do que é gasto e saber identificar o que pode ser aproveitado: insumos usados para prestação e serviço, por exemplo, podem retornar para serem usados em outra cadeia de produção.

E quais os benefícios de mesclar a sustentabilidade com a escolha do espaço?

Investir em uma política empresarial preocupada com os setores econômico, social e ambiental é uma boa forma de para adaptar e aprimorar a cadeia produtiva e conquistar o mescado.

Quem empreende com sustentabilidade — desde escolher um espaço correto para atuar, bem como a forma de lidar com a logística reversa — pode colher muitos frutos no mercado: clientes mais fiéis, marca mais consolidada no mercado e um maior potencial de crescimento frente aos concorrentes!

E então, leitor? Entendeu a importância de escolher o espaço para a empresa atuar, respeitando a sustentabilidade? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e conscientize seus amigos sobre esse tema!