Ao buscar por um estabelecimento comercial, existe uma série de fatores que deve ser avaliada antes de tomar sua decisão. Nos casos da procura ser por um local de função logística, dois itens são indispensáveis: piso e telhado de galpão.

O primeiro pode ser um fator facilitador da movimentação e organização do espaço, porém, se escolhido de forma errada, representa custos, alta manutenção e possibilidade de perda de materiais e equipamentos.

Já o segundo, é responsável pela proteção de todo o ambiente. Dessa forma, precisa ser algo resistente e de longa duração. Tradicionalmente, são usados modelos de telhas de alumínio, porém, existem outras opções que são tendência no mercado e podem ser adotadas para construir uma estrutura de maior qualidade.

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais informações que você deve avaliar sobre o piso e telhado de galpão, antes de comprar um ou até mesmo modificar o seu. Confira!

Necessidades do projeto

Antes de mais nada, é importante entender quais são as necessidades da empresa nesse investimento, ou seja, o que é necessário para que o local seja adequado para as funções nele realizadas. 

Normalmente, galpões logísticos envolvem a construção de espaços para armazenamentos e despacho de itens que, em grandes quantidades, envolvem o uso de equipamentos como empilhadeiras. Essa ferramenta precisa de um piso nivelado e resistente, que não danifique seus ativos.

Já em termos do telhado, é necessário considerar o tipo de mercadoria armazenada no local e suas exigências de proteção, bem como as atividades feitas no ambiente. Quando o trabalho realizado ali é muito barulhento, é indicada a adoção de telhas termoacústicas, por exemplo. 

Não se esqueça de levantar todas as exigências legais sobre o armazenamento de suas mercadorias. Normalmente, alimentos, itens perecíveis e cargas perigosas possuem regras que devem ser seguidas.

Tipos disponíveis

Agora que você já entende bem de sua operação e o objetivo de uso do seu espaço, é preciso avaliar o mercado e entender quais os tipos de piso e telhado de galpão estão disponíveis. 

Pisos

Existem diversas opções de pisos para construções industriais. Os mais comuns são:

  • piso frio convencional;
  • cimento ou cimento queimado;
  • concreto polido;
  • revestimento epóxi;
  • porcelanato líquido;
  • cerâmica.

As opções variam em sua aplicação, podendo ser colocada apenas a pintura, mais de uma camada de aplicação ou até mesmo apenas nivelamento do ambiente. O valor investido varia conforme material e tipo de trabalho.

Telhados

Já para o telhado de galpão, também podem ser encontradas diversas opções no mercado. Entre elas, estão:

  • telhas simples;
  • telhas termoacústicas;
  • telhas zipadas;
  • telhado com sistema roll-on.

Diferente do item anterior, cada tipo de telha possui apenas um formato para sua instalação e manutenção, não existe variação de aplicação. Entretanto, elas variam conforme os benefícios oferecidos, como resistência, tempo de implementação e manutenção.

Tendências do mercado

Outro item que pode ser avaliado são as tendências do mercado, compreendendo quais materiais e opções são novidades e oferecem mais benefícios para seu estabelecimento. 

No caso dos pisos, uma opção interessante pode ser o uso do epóxi, uma vez que esse material apresenta alta resistência, pode ser aplicado em praticamente qualquer ambiente, é de fácil limpeza e manutenção e também evita contaminações, uma vez que é impermeável.

Em termos de telhados, também existem novidades e oportunidades para quem está pensando em reformar ou construir um galpão novo. Entre elas, o uso de aço galvanizado, telhados sustentáveis, painéis solares e as telhas topcomfort brasilit se destacam, trazendo mais possibilidades em seu projeto.

Tecnologias disponíveis

Considerando o cenário atual do mercado, cada vez mais tecnológico e digital, é comum que as tendências e novidades da área industrial sejam relacionadas a novas tecnologias

Nesse sentido, é importante entender quais são essas novidades e saber se elas representam boas oportunidades para tornar seu negócio mais tecnológico e moderno. Isso significa mais benefícios, como redução de custos e aumento da produtividade do local.

Uma das principais inovações é o uso de sensores e da inteligência artificial em telhados e pisos. Esses materiais conseguem atuar de forma inteligente, identificando quando devem realizar uma função. Por exemplo, seu telhado pode ter sensores de temperatura e emitir um alerta para que ela seja alterada dentro do ambiente.  

Custo-benefício

Em toda decisão de investimento financeiro, é muito importante que ela não seja tomada considerando apenas o preço. Isso porque o mais barato, nem sempre é o melhor e, muitas vezes, pode gerar prejuízos que resultam em custos adicionais para a empresa.

Isso não é diferente na escolha de pisos e telhado de galpão. O ideal é considerar o custo-benefício de cada opção, compreendendo qual a melhor escolha dentro do seu orçamento e os ganhos oferecidos por ela.

Além disso, não se esqueça de eliminar as opções que não atendem às suas necessidades de projeto. Por exemplo, piso simples frio, normalmente, não é indicado para o uso de empilhadeiras e de outros materiais pesados, portanto, não devem ser considerados. 

Características do fornecedor

Por fim, em casos de construção e reforma, não se esqueça de avaliar a reputação, disponibilidade e condições de seu fornecedor. Independentemente se você está buscando pisos ou telhado para seu galpão, é preciso ter certeza de que essa empresa é confiável e vai cumprir com o prometido. 

Caso contrário, seu negócio pode sofrer vários prejuízos. Sendo assim, avalie as características da empresa escolhida, busque informações com outras empresas, clientes e na internet para não ter dúvida nessa escolha.

Fica evidente que escolher um galpão logístico não é uma tarefa simples. Seja para comprar um pronto, seja para começar do zero, é preciso avaliar uma série de fatores em seu processo de decisão — o piso e telhado são apenas dois deles.

Para que esse processo seja feito de forma correta, é indicado que profissionais da área sejam envolvidos. Por esse motivo, muitas empresas optam por contar com a parceria de uma assessoria especializada na busca de galpões e outros imóveis comerciais — para compra, aluguel, reforma ou construção.

Agora que você sabe mais sobre pisos e telhado de galpão, bem como a importância de ter uma empresa especializada no assunto para te ajudar a encontrar um estabelecimento de qualidade, acha que é o momento de investir? Então, entre em contato com a Só Galpões e comece seu projeto!