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Saiba como enfrentar os períodos de sazonalidade logística!

6 minutos para ler

É muito comum as empresas passarem por variações no seu volume de vendas no decorrer de um ano. Essa oscilação é conhecida como sazonalidade logística e ela é responsável por causar problemas para manter as operações em pleno funcionamento, como o aumento instantâneo de vendas em determinadas épocas.

Períodos como o Natal, Dia das Mães e Páscoa, por exemplo, ampliam as vendas consideravelmente e, por isso, o processo de distribuição deve ser bem planejado para lidar com esse tipo de variação e garantir todas as entregas dos pedidos.

A sazonalidade no âmbito do mercado diz respeito a qualquer produto ou serviço sujeito às flutuações de demanda do consumidor. Ela tem várias origens, como climáticas, eventos periódicos, datas comemorativas, entre outros. Ou seja, é uma questão que pode interferir diretamente no seu faturamento e por isso necessita de alguns cuidados.

Pensando nisso, preparamos este texto para você saber como enfrentar esses períodos de forma efetiva. Continue lendo!

Preveja as demandas do período

Planejamento: esta é a palavra-chave para qualquer empresário que deseja fazer crescer seus negócios. Para conseguir atender à quantidade de compras nos períodos sazonais, esse é o primeiro passo. Assim, é preciso analisar o desempenho atual do empreendimento e antecipar os aumentos que virão com as datas comemorativas.

Com essa prática, é possível você identificar a quantidade de mercadorias que precisará ser ajustada — afinal, é prejudicial para qualquer negócio cometer atrasos e ficar sem estoque, não é mesmo?

É fundamental verificar os números dos anos anteriores para prever o crescimento das vendas no próximo dezembro, por exemplo. De acordo com a área de atuação, pode haver um montante de compras até dez vezes maior nesse período.

Crie um plano de ação

Como dito anteriormente, o planejamento é a principal função do gestor. Contudo, não basta apenas planejar o abastecimento dos estoques e prever os aumentos de venda: é necessário elaborar um plano estratégico para dar conta de toda a demanda. Criando um plano de ação para a sazonalidade logística, você evita os contratempos que são rotineiros em determinadas épocas do ano.

Também é fundamental ficar atento à mercadoria quando ela sai da loja, otimizando seu sistema de picking e packing. Ressalta-se que as mercadorias vendidas em épocas de alta demanda do ano podem servir de presente, então a qualidade tem de ser aquela que o consumidor espera.

Capriche na embalagem e lembre-se de que o alto movimento do comércio e as viagens de fim de ano podem ocasionar atrasos nos seus envios. Analise, crie sua estratégia e coloque-a em prática!

Fique atento às características do período

O fim de ano é a época mais aguardada por quem atua no ramo do varejo, já que é quando há uma alta expansão de vendas. A logística também precisa ficar atenta nas características que são típicas deste período. Além do plano de ação e da previsão das demandas, é essencial repensar a segurança.

No Natal, é prática comum dos empreendimentos contratarem mão de obra extra, seja de vendedores, organizadores e até motoristas. Desse modo, no momento em que for escolher o pessoal, observe as qualificações e garanta que os colaboradores temporários tenham experiência e sejam aptos ao serviço.

Também tenha cautela com os oportunistas, porque é comum que ocorra extravios de carga nesta época do ano. Uma maneira de contornar o problema é contar com um bom sistema de rastreio.

Procure fornecedores confiáveis

Um dos grandes desafios da sazonalidade na logística é manter todos os elos da cadeia funcionando de forma integrada. Dessa forma, para solucionar esse problema, é recomendado criar uma parceria benéfica com seus fornecedores.

Em primeiro lugar, os fornecedores precisam ser confiáveis e flexíveis para lidar com alterações repentinas na quantidade de insumos solicitados. Com isso, é possível garantir que os níveis de estoque sejam capazes de manter a linha de produção constante.

Isso também se aplica para empreendimentos que terceirizam o serviço de entrega. É preciso selecionar a transportadora adequada a fim de evitar qualquer tipo de problema.

Busque melhorar sua equipe e renovar equipamentos

A variação na sazonalidade logística deve ser observada com bastante cautela, pois é muito importante identificar se seus equipamentos e máquinas estão em condições de operar na medida em que houver aumento de produção. Por isso, é interessante realizar manutenções periódicas com o objetivo de identificar problemas e realizar reparos.

Em relação a sua equipe, é preciso investir em treinamentos de qualificação para que esses profissionais saibam lidar com as mudanças. Isso acaba incentivando a criação de soluções inovadoras e o desenvolvimento de flexibilidade para atendimento de clientes.

Desfrute das oportunidades de crescimento

Diversas empresas enxergam na sazonalidade logística um problema a ser resolvido. Porém, ter essa visão pode provocar o baixo crescimento do seu negócio, pois, com a queda das vendas, é possível rever estratégias e analisar as causas prováveis da falta de interesse em seus produtos.

Em contrapartida, se as vendas estiverem em expansão, essa é a ocasião de desenvolver novas mercadorias e serviços para poder captar novos consumidores. Tanto as datas comemorativas como os períodos de ações promocionais podem ser ótimas oportunidades para ampliar a sua lucratividade.

Foque o relacionamento com os clientes

Esse é um argumento de todo negócio de sucesso, que ajuda a otimizar os resultados da sua empresa.

Uma dica interessante é criar uma newsletter que comunica as promoções e novidades. Outra sugestão interessante é utilizar as redes sociais, que ampliam a visibilidade da sua marca e as possibilidades de fidelização dos clientes.

Desse modo, esse período é bastante interessante, pois, quando o empreendimento está bem preparado, transforma-se em uma ótima oportunidade de crescer e desenvolver as vendas de outras mercadorias.

A sazonalidade logística é um cenário inevitável em diversos ramos empresariais, por isso é importante analisar e buscar se adaptar às condições que o mercado impõe, a fim de se destacar perante a concorrência. Qualquer empresa que almeja superar esses momentos precisa criar planos detalhados para alcançar o sucesso nos negócios.

E aí, o que achou deste post? Este conteúdo foi útil? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

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