fbpx

Saiba a importância da obtenção de alvará para indústrias

7 minutos para ler

Quando se trata de abrir uma empresa, é necessário verificar o que terá que fazer ao longo do processo. Não basta simplesmente locar um espaço, por exemplo, sem ao menos ter uma informação legal sobre o assunto. É importante saber se o imóvel tem o Habite-se, se é registrado em cartório e cumprir outras verificações.

Abrir um negócio exige o mesmo processo de verificação. É preciso realizar algumas ações para que o seu negócio funcione de forma legal. Isso é o que chamamos de alvará de funcionamento, que nada mais é do que uma autorização que permitirá que a empresa exerça suas atividades. É concedido pela prefeitura ou órgão do governo municipal.

Veja a importância e como acontece a obtenção de alvará de funcionamento para indústrias.

As variações do alvará de funcionamento

Uma área com livre circulação de pessoas, se não estiver segura e de acordo com as normas de segurança, pode vir a causar acidentes. O terreno no qual sua empresa se encontra necessita estar de pleno acordo com as normas especificadas no alvará de funcionamento.

Mas qual alvará deve ser seguido pela minha empresa? E como segui-lo de forma correta? Como é sabido, há quatro variações do alvará e cada uma delas é direcionada para um ramo de atuação. Nos subtópicos seguintes, veremos essas variações do documento.

Auto de Licença de Funcionamento (ALF)

Esse é direcionado para o ramo de imóveis não residenciais. Neste, imóveis não residenciais são utilizados de forma comercial em atividades industriais e logísticas. Um exemplo que podemos citar são os galpões logísticos, onde o espaço locado é direcionado para o armazenamento de carga.

Auto de Licença de Funcionamento Condicionado (ALF-C)

A obtenção de alvará ALF-C, ou Auto de Licença de Funcionamento Condicionado, ocorre em situações em que a edificação ainda não se encontra regularizada. Vale para construções que têm entre 1.500 e 5.000 m².

Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF)

O Alvará de Funcionamento de Local de Reunião (ALF) é direcionado para lugares onde ocorrem reuniões de público, como restaurantes, bares, cinema. Aqui, o local comporta mais de 200 pessoas em um único espaço.

Alvará para Eventos Públicos ou Temporários

O Alvará para Eventos Públicos ou Temporários é uma espécie de documento direcionado para espaços que promovem eventos temporários, com uma quantidade específica de até 250 pessoas.

Os riscos em não ter o alvará de funcionamento

Como é fácil perceber, antes mesmo de abrir uma empresa, é conveniente saber mais sobre o espaço que está locado ou que se pretende alugar. Se ele estiver regularizado, o próximo passo será solicitar o alvará de funcionamento para sua empresa. O risco de não se ter alvará pode levar ao fechamento da empresa por parte de alguma agência de fiscalização municipal.

Essas agências regulam os estabelecimentos voltados para o comércio, sejam eles privados ou locados. O estabelecimento que não executar as normas do alvará de funcionamento poderá sofrer punições por parte desse agente, levando até ao fechamento da empresa.

Para não correr esse risco, assim que houver a abertura da empresa, já é aconselhável solicitar a obtenção de alvará de funcionamento junto à prefeitura. Se deixar para obtê-lo tardiamente, o estabelecimento poderá ter multa em seu nome, e a empresa sofrerá embargo por parte das agências fiscalizadoras.

Os galpões e a obtenção de alvará

Se o seu ramo de atuação é de locação de imóveis de espaço considerável como galpões, a obtenção de alvará é uma medida ainda mais importante. Nesse caso, você lidará com produtos de outras pessoas, de outras empresas, sendo o cuidado com elas extremamente importante para que não ocorram perdas.

Essa prática de armazenamento está sendo cada vez mais comum nas capitais brasileiras, visto que o proprietário fica sempre ciente da manutenção e do envio de sua carga, o que otimiza as operações logísticas.

Em se tratando de galpões, o risco de embargo é ainda maior, pois as instalações são de grande porte e armazenam grandes e diferentes quantidades de cargas. Elas precisam estar conforme as normas de funcionamento antes mesmo de os negócios começarem a prosperar.

Se a empresa é especializada em locar galpões, é preciso que tenha conhecimento sobre o tipo de galpão que ela vai ter, pois cada produto tem suas peculiaridades. Deve também tomar as devidas medidas de segurança caso ocorra algum tipo de vazamento, realizar a manutenção preventiva, a qual deve ser feita em intervalos predeterminados.

Esses cuidados necessários evitam desperdício de materiais e garantem que os prazos de entrega sejam cumpridos. Se o alvará se encontra em dia, a empresa não sofrerá nenhum transtorno e poderá prever em qual momento deverá realizar essa manutenção.

A importância de obter o documento

A obtenção de alvará garante a segurança do seu negócio, de seus colaboradores e gera confiança para os investimentos e a satisfação do cliente, que buscará sempre realizar negócios com sua empresa.

O ramo de atuação de locação logística de galpões é um negócio crescente no Brasil, como dito anteriormente. Infelizmente muitas empresas que atuam nesse ramo não seguem as devidas normas de funcionamento, o que muitas vezes leva a incidentes com o produto ou com funcionários.

Seguir as normas de segurança estipuladas para esse ramo é fundamental para o crescimento da empresa. Não seguir as normas do alvará acarreta perda da credibilidade e não é isso que a empresa deseja.

O cliente que chega até sua empresa buscando serviço de locação de galpão espera que haja um cuidado com sua mercadoria, visto que, se acontecer algum dano físico a ela, repor daria muito mais trabalho. É preciso saber o galpão adequado para armazenamento da mercadoria, bem como os cuidados na hora de realizar a manutenção. O cliente confia na empresa para que todo esse procedimento seja realizado de forma correta.

Se possível, mostre as instalações para o cliente. Às vezes é melhor ver para crer. Busque saber do cliente que tipo de mercadoria ele deseja armazenar no galpão, forneça as informações necessárias antes de locá-lo. Pode ocorrer de o cliente nunca ter locado um galpão. Mostre as alternativas de como locá-lo, as melhores opções de pagamento, entre outros fatores.

Por essas razões que obter o alvará é importante. Antes de tudo, busque informações acerca do local onde o estabelecimento vai funcionar, se ele é registrado, e assim que a empresa for levantada, solicite o alvará de funcionamento para evitar transtornos futuros.

Assim, a vida útil da sua empresa será longa em todos os aspectos. E por fim, seu cliente terá a confiança necessária para continuar indo ao seu estabelecimento, pois ele terá a ciência de que todas as obrigações estão sendo cumpridas.

A obtenção de alvará de funcionamento, bem como de outras documentações, é passo fundamental para a construção de uma obra ou abertura de uma empresa ou estabelecimento, como galpões logísticos. Todos esses documentos devem se manter atualizados, pois alguns podem perder a validade (alvará, projeto de arquitetura, Habite-se, Auto de Vistoria dos Bombeiros, licenciamento ambiental). Uma consultoria poderá orientar sobre os devidos procedimentos a realizar.

Agora que já leu o post, aproveite para seguir a empresa nas redes sociais: no Facebook, no Twitter e no LinkedIn!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão