fbpx

Quer aumentar a produtividade na armazenagem? Veja estas dicas!

4 minutos para ler

Aumentar a produtividade na armazenagem é o sonho de todos os proprietários e gestores de empresas. Ao contrário do que muitos pensam, esse sonho é perfeitamente possível de ser alcançado, mas desde que sejam tomadas algumas medidas pontuais.

Para começar a atingir bons resultados nessa empreitada, é necessário otimizar o uso do tempo e do espaço do local.

Confira abaixo 6 boas dicas que podem melhorar as operações logísticas do seu negócio!

Reorganize o layout e use esteiras para facilitar o fluxo de mercadorias

Um layout mal feito pode comprometer a produtividade da equipe. Pois dependendo da forma como o fluxo de trabalho for estabelecido, e as mercadorias forem colocadas, os estoquistas e as máquinas poderão ganhar ou perder tempo para realizar os procedimentos.

E é justamente por esse motivo que você deve dar atenção ao planejamento e a redefinição do layout de seu galpão, caso seja necessário.

A fim de um melhor rendimento é preciso dispor de tecnologias que transportem os objetos até o local dos colaboradores, por meio de elevadores e esteiras. Com isso, evita-se que os produtos trafeguem constantemente pelo ambiente e corram o risco de sofrer algum dano.

Utilize identificação por RFID

Graças ao RFID (Identificação por Rádio Frequência) a gestão de processos como o inventário do CD, estoque ou gôndolas podem ser executados instantaneamente, em tempo real e sem erros. Ele também impulsiona as operações e reduz custos, diferenças contábeis e físicas.

Além disso — por reduzir o contato manual com os produtos —, sua equipe poderá focar em atividades que agregam mais retorno, resultando diretamente na melhoria da qualidade de serviço e atendimento ao cliente.

Procure entrelaçar as tarefas

Quando um estoquista se desloca ao armazém para coletar dados de um determinado produto, e retorna para sua estação de trabalho sem realizar nenhuma tarefa no caminho, perde-se um tempo precioso.

Essa pessoa poderia aproveitar o trajeto para coletar dados de objetos recém-chegados no estoque, por exemplo. Esse método é conhecido como entrelaçamento de tarefas.

Saiba com antecedência quando mais mercadorias chegarão

Saiba exatamente o horário em que os veículos chegarão no galpão. Com o intuito de ajudar na preparação da sua equipe e dos maquinários para o descarregamento adequado das cargas.

Esse conhecimento prévio, que é entregue por meio de aplicações que acompanham o trajeto dos veículos, pode:

  • agilizar as operações;

  • aumentar a produtividade geral;

  • evitar ocorrências desagraváveis nas áreas de carga e descarga.

Adote um programa de gestão de estoques

Adote um bom software de gestão de estoques (WMS ou WCS) para que você possa controlar todas as etapas dos processos de modo rápido, prático e eficiente.

Com esse sistema é possível:

  • gerenciar apropriadamente os processos de picking (separação) e packing (embalamento);

  • verificar a descrição de cada objeto em estoque;

  • controlar o fluxo dos colaboradores e maquinários no espaço de trabalho.

Tudo isso por intermédio de uma única plataforma que possibilita o controle de toda a operação por meio de indicadores de performance (KPIS).

Treine sua equipe

Conforme o tempo passa os procedimentos e tecnologias atualizam-se, portanto, ofereça treinamentos periódicos à sua equipe.

Disponha sempre de um departamento de capacitação técnica que seja capaz de planejar e lecionar disciplinas, tanto teóricas quanto práticas em estocagem.

Como exposto neste artigo, há muitas formas de aumentar a produtividade na armazenagem. Basta ser proativo no gerenciamento de inventários para melhorar o rendimento geral e obter vantagem em relação aos concorrentes do ramo, que não dão tanta importância a gestão de estoque.

O que achou do artigo de hoje? Aproveite e nos siga nas redes sociais: Facebook, Linkedin e nosso canal no Youtube.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This