fbpx

Qual a importância da intralogística para o sucesso do negócio?

7 minutos para ler

O termo logística normalmente é associado ao transporte de cargas entre diferentes localizações. Entretanto, parte do sucesso desse processo envolve uma série de atividades realizadas dentro dos centros de armazenamento e distribuição  que caracteriza uma prática chamada de intralogística. 

 Muitas vezes esquecida pelos gestores, a intralogística é fundamental para o bom funcionamento do transporte e da movimentação de produtos. Quando realizada de forma eficiente, ela contribui para a otimização da operação, o aumento da competitiva e, também, a redução dos custos do negócio.

Por esses motivos, colocamos, neste post, as principais informações sobre a intralogística, mostrando sua importância e os fatores que contribuem para uma operação interna mais eficiente no seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é intralogística?

De forma simples, a intralogística, logística interna ou logística in house, se caracteriza por um conjunto de práticas de movimentação de materiais e produtos dentro dos ambientes logísticos de uma organização — como galpões, armazéns de estoque, centro de distribuição e unidades fabris.

O objetivo dessa área de gestão é garantir a sincronicidade entre recebimento, armazenamento e distribuição de insumos, produtos e materiais entre as unidades de trabalho da organização, bem como com a rede de entrega da organização.

Dessa forma, a intralogística é focada na operação interna com o intuito de garantir que ela esteja otimizada e alinhada às atividades externas de distribuição do negócio. Assim, ela impacta nos resultados de toda a cadeia logística da empresa.

Como ela funciona?

Atualmente, o processo é mais bem-realizado com suporte de sistemas de automação. Entre suas responsabilidades, estão:

  • processo de recebimento de materiais, insumos e produtos;
  • definição de práticas de armazenamento e estocagem;
  • realização da coleta e envio de itens entre unidades;
  • mecanização de processos;
  • empacotamento e classificação;
  • expedição e controle de despacho de pedidos;
  • controle de atividades e atuação do time interno.

Para isso, é importante que o time responsável pela gestão da logística interna tenha uma visão clara da operação e acesso a investimentos para otimizar e melhorar os processos. 

Qual é sua importância para as empresas?

Num ambiente de alta competição e em que a logística representa um importante diferencial para os resultados do negócio, bem como para sua saúde financeira, investir na intralogística torna-se uma prática fundamental para o sucesso da empresa.

Isso acontece porque ela garante uma gestão de armazenagem e estocagem eficiente, bem como o preparo dos pedidos e processo de distribuição da empresa, garantindo que os fluxos internos e externos estejam ligados e aconteçam de forma eficiente.

Neste sentido, ela evita a ocorrência de problemas que comprometem os resultados da empresa, como mau aproveitamento dos recursos logísticos, entregas erradas, maior tempo para o preparo de pedidos ou perda de materiais e insumos pelo armazenamento incorreto.

Quais são os benefícios de uma intralogística eficiente?

A intralogística promove uma série de vantagens para as empresas que adotam um processo eficiente em sua operação. A seguir, listamos os três principais. Veja!

Redução de gastos

Com um processo de intralogística bem-estabelecido, todas as atividades realizadas dentro dos ambientes logísticos acontecem de forma otimizada, garantindo o melhor aproveitamento dos investimentos, bem como a maior produtividade entre os profissionais.

Além disso, o número de erros e problemas tende a ser menor, uma vez que parte dos objetivos da intralogística é automatizar processos, garantindo sua realização de forma padronizada e organizada. Dessa forma, perdas causadas por erros humanos são eliminadas, assim como os custos que elas representam.

Melhorias na infraestrutura

Um dos principais objetivos da intralogística é garantir o bom funcionamento dentro das infraestruturas logísticas da empresa  galpões, centros de distribuição, etc.. Isso inclui realizar um planejamento que otimize o uso desses ambientes e a melhora seu uso pelo negócio.

Nesse sentido, são adotados equipamentos e práticas que tornam o local mais eficiente e produtivo, como novos maquinários e manutenção preventiva. Assim, os recursos são mais bem-usados e problemas são minimizados. 

Aumento da competitividade

Por fim, com uma operação otimizada, alinhada e mais bem-controlada, a empresa pode investir melhor seus recursos, oferecendo condições mais atrativas ao mercado, como preços menores ou entregas mais rápidas e com alta qualidade.

A união da intralogística, a logística externa e a gestão eficiente tornam-se um diferencial competitivo para o negócio, melhorando seus resultados diante da alta competição atual.

Como otimizar a operação interna?

Depois de conhecer a importância e os benefícios da intralogística para as empresas, é preciso saber como realizar esse processo de forma eficiente no seu negócio. Para isso, é necessário adotar algumas medidas. Apresentamos cada uma delas, a seguir!

Planejamento adequado

O primeiro passo para ter uma intralogística bem-feita é ter um ótimo planejamento. Para isso, o time precisa mapear e entender toda a operação, o que inclui:

  • os locais envolvidos no processo logístico;
  • o tipo de operação que é feito em cada um deles;
  • o processo e as práticas que podem ser otimizados;
  • ferramentas, processos e práticas que estão disponíveis no mercado;
  • o orçamento disponível para investir;
  • as ações que apresentam melhor impacto nos resultados do negócio.

Com essas informações, é possível estabelecer objetivos para otimizar as atividades de forma eficiente e com o melhor retorno possível, investindo em práticas que realmente impactam nos resultados do negócio e melhoram a operação.

Investimento em tecnologia

Como mencionado, a melhor maneira de operar a intralogística é com o suporte de ferramentas de automação e software de gestão. Assim, todo o processo ocorre de forma organizada, eficiente e prática.

Além disso, somente com a ajuda da tecnologia é possível expandir e controlar de forma sustentável mais de um local logístico, uma vez que, sem esse suporte, seria necessário um time muito grande e práticas que não permitem agilidade, como uso de planilhas e papéis impressos.

Treinamento dos profissionais

Uma das melhores formas de garantir eficiência dentro da operação é contratando profissionais qualificados e investindo em práticas de treinamentos que os mantêm sempre preparados para lidar com os processos de trabalho, além de não cometer erros que comprometem os resultados da empresa.

Controle de indicadores

O uso de indicadores de desempenho também é recomendado para acompanhar a performance interna e identificar pontos que podem ser melhorados, como a substituição de processos e, até mesmo, profissionais.

Fica evidente que a intralogística é um processo fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Além de otimizar a operação externa, ela impacta diretamente nos resultados da empresa, devendo, assim, receber investimento e planejamento pelo time de gestão.

Gostou de conhecer os benefícios e como otimizar a intralogística do seu negócio? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receber mais conteúdos como esse no seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This