Quais são as vantagens de um galpão pré fabricado? Saiba agora!

6 minutos para ler

O mercado imobiliário de galpões é muito diverso. Hoje já é possível encontrar uma grande gama de opções para quem precisa de um espaço de armazenamento. E o galpão pré fabricado pode ser uma opção muito vantajosa.

Nesse modelo de estrutura, a grande maioria dos elementos utilizados na construção são fabricados fora do local final onde a edificação será feita. Todos os componentes são fabricados em escala industrial, seguindo altos padrões de qualidade. 

Dessa forma é possível garantir que eles estejam de acordo com as normas vigentes no país, bem como a padronização de estruturas. 

Hoje, com o crescimento rápido da demanda por galpões, as alternativas pré-fabricadas vêm ganhando espaço por conta da rapidez na hora de construir. Mas além disso, essas opções também trazem uma série de outras vantagens que vamos mostrar ao longo desse post. 

Os custos para construção são menores

Um dos grandes diferenciais do galpão pré fabricado é que ele gera menos custos de construção. E isso se deve a alguns fatores. 

Primeiramente pelo fato dos elementos construtivos serem fabricados em larga escada. Ou seja, você arca com custos bem menores em relação aos componentes, uma vez que são produzidos milhares do mesmo tipo. 

Além disso, o fato da construção da estrutura ser mais ágil também ajuda na economia. Os gastos com mão de obra acabam sendo menores, assim como locação de maquinários. 

Canteiro de obras otimizado e mais organizado 

Na construção tradicional de galpões, é muito comum que hajam problemas de falta de espaço. Afinal de contas, são muitos materiais de construção, maquinários, equipamentos e funcionários em um mesmo local. 

Mas ao optar por estruturas pré-fabricadas, você também acaba evitando esse tipo de situação. Isso porque o número de elementos no terreno é bem menor. 

Por exemplo, em uma construção tradicional, todos os materiais necessários para construir as paredes precisam ficar no canteiro de obras. Já na opção pré-fabricada, as paredes estão totalmente prontas, só precisam ser colocadas e fixadas na disposição do projeto. 

Alternativa mais sustentável! 

Outra grande vantagem de investir em um galpão pré-fabricado é que ele acaba sendo uma alternativa mais sustentável por diversos fatores, entre eles: 

  • Escolha de materiais ecologicamente corretos

A indústria de fabricação de galpões vem evoluindo rapidamente nos últimos anos. Atualmente já é possível encontrar alternativas de materiais reciclados e sustentáveis. 

Inclusive, várias alternativas ainda podem gerar outros benefícios em conjunto, como o melhor isolamento acústico e térmico do espaço. 

  • Sem desperdício de materiais de construção 

Em construções tradicionais é muito comum que haja o desperdício de materiais. Isso porque em muitos casos os cálculos para compra são feitos de maneira incorreta o que gera a compra elevada de itens, e consequentemente o descarte. 

Já nas estruturas pré-fabricadas, todos os elementos são adquiridos na quantidade necessária. Assim não há qualquer tipo de desperdício. 

Além disso, essa alternativa também é mais ecológica pois você não precisa lidar com resíduos das obras que precisam de descartes específicos. 

Qualidade e durabilidade da estrutura

Outra grande vantagem do galpão pré fabricado é a sua qualidade. Geralmente os elementos são construídos com concreto de alta resistência, o que acaba aumentando a vida útil da edificação e também reduzindo a manutenção. 

É preciso ressaltar, ainda, que existem outros componentes que ajudam a aumentar a durabilidades dessas estruturas. É o caso, por exemplo da armadura que recobre boa parte dela, bem como do sistema de proteção adicional que é aplicado. 

Personalização conforme as suas necessidades 

O mercado de galpões pré fabricado vem acompanhando as novas demandas que surgem dentro do comércio e da indústria. Consequentemente, cada vez mais é possível personalizar esse tipo de espaço conforme as suas necessidades, mesmo que elas sejam mais específicas. 

Hoje é possível encontrar modelos de espaços de armazenamento com: 

  • Escritórios para comportar departamentos como o de RH, administração, contabilidade entre outros;
  • Dormitórios para funcionários;
  • Refeitórios totalmente de acordo com as normas sanitárias vigentes;
  • Acessibilidade;
  • Área para atendimento de clientes, como recepção;
  • Local para abrigar a frota da empresa e muito mais. 

Ou seja, você consegue ter um galpão que atenda todas as suas necessidades, mas sem precisar desenvolver um projeto do zero. 

Facilidade na expansão 

Um dos maiores desafios para empresas que desejam expandir é ter um espaço que comporte esse crescimento. Inclusive, muitos empreendedores acabam freando essa expansão por não conseguirem encontrar um novo espaço adequado, ou por não conseguirem arcar com uma reforma tradicional no galpão.

Mas no caso das estruturas pré fabricadas, isso não é um problema. 

Pense nelas como grandes conjuntos de Lego. Não é necessário promover uma grande demolição para a ampliação de espaços. 

Tudo é uma questão de falar com a construtora de pré-fabricados para que ela faça os cálculos necessários para prever o acréscimo de cargas à estrutura. Depois, só é necessário reposicionar os elementos pré fabricados e adicionar o espaço desejado. 

O processo é mais rápido, simples e também econômico. 

Não tenha surpresas ao longo da obra 

Obras geralmente são sinônimo de dor de cabeça. E se tratando de estruturas grandiosas como galpões, os problemas podem ser ainda maiores. 

É comum que surja algum gasto não previsto, que falte material, que funcionários faltem ou tenham imprevistos entre outras situações. E tudo isso acaba gerando gastos adicionais para o orçamento da sua estrutura. 

No final das contas, quando tudo é somado, você viu que o investimento foi bem maior do que o planejado. E nem sempre o resultado saiu como o previsto. 

Já no caso do galpão pré fabricado você não terá esse tipo de preocupação. Isso porque você irá escolher o modelo desejado, informar o tamanho que a estrutura precisa ter e depois todas as responsabilidades ficarão a cargo da empresa responsável. 

Desde o transporte dos elementos até o canteiro de obras, até a retirada de equipamentos da prestadora depois que a construção estiver finalizada. 

Assim você tem o que realmente precisa, mas sem esquentar a cabeça. 

Se você está em busca de galpão pré fabricado, ou outros tipos de galpões, não deixe de conferir o nosso catálogo. Contamos com alternativas para todos os tipos e portes de empreendimento. 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Receba nossos conteúdos em primeira mão