Por que é fundamental o uso de galpões para o mercado e-commerce?

9 minutos para ler

O cenário do mercado para e-commerce é muito promissor. O Relatório Webshoppers, divulgado pela Ebit em parceria com o Buscapé, indica que em 2020 o consumo online apresentou expansão, sendo que 36% dos brasileiros são considerados compradores digitais. Um dos poucos setores a andar na contramão da crise.

O consumo online que já é um mercado de mais de 50 bilhões de reais ao ano, e a previsão para o próximo ano é ainda melhor. Você sabe o que acompanhou esses resultados e também apresenta números de crescimento? Os galpões para e-commerce!

O uso de galpões tem sido alvo dos principais players do mercado de e-commerce devido aos grandes benefícios que eles proporcionam. Por isso, decidimos mostrar uma série de razões para investir em galpões para o mercado e-commerce. Continue a leitura e confira tudo o que precisa saber sobre o assunto!

Principais vantagens de um galpão para e-commerce

Além de agilizar os processos, a escolha de um galpão para armazenamento de inventário da loja virtual pode trazer uma grande variedade de vantagens que geram impactos positivos em cada etapa da logística, a ponto de até mesmo a satisfação dos clientes aumentar e, por consequência, a taxa de fidelização de consumidores.

Veja a seguir os principais benefícios do uso de galpões para e-commerce!

1. Rapidez na entrega

O maior benefício de alugar ou adquirir galpões para fazer o controle e a manutenção de estoques é a melhoria da sua velocidade de entrega de produtos. Esse é um ponto muito importante, que pode definir o seu sucesso ou fracasso como lojista online. Quanto mais rápida a sua capacidade de entrega, mais valor o consumidor dá ao seu negócio.

O fato é que aliar a rapidez na entrega à segurança e aos custos baixos das aquisições feitas na comércio digital é uma tendência que tem se tornado cada vez mais comum no mercado de e-commerce. Se você pretende se diferenciar dos concorrentes, vale a pena investir nessa ideia.

Isso explica o motivo pelo qual muitas empresas têm migrado para o ambiente digital e alugado galpões em áreas mais próximas de seus consumidores. A ideia é descentralizar a logística e otimizar os processos de distribuição.

Para que você tenha uma ideia, apenas em 2018 a Magazine Luiza investiu na ampliação de mais de 25% de seu espaço destinado ao armazenamento de mercadorias. Os dois novos centros de distribuição — Teresina (PI) e Hidrolândia (GO) — somam cerca de 400 mil metros quadrados de expansão e um raio de 30 km, sem mencionar as operações do Sul e no Sudeste.

2. Logística de distribuição

Um bom fornecedor não só vai dar ampla cobertura de distribuição como um plano de expansão para que você possa pensar no futuro do seu e-commerce. Ao fazer essa escolha, você deve pensar na infraestrutura do local de armazenagem e em como a sua capacidade pode permitir ou limitar a ampliação das suas vendas.

3. Localizações estratégicas

Quando se tem um e-commerce, para aumentar as chances de captar clientes é comum oferecer entregas para todo o país. Entretanto, não é barato enviar pequenos lotes para longas distâncias, e o custo do frete para o seu cliente é muito alto, o que pode gerar insatisfação e abandono.

Ao utilizar galpões em locais estratégicos você faz estoques inteligentes, minimiza custos de armazenamento, de entrega e, consequentemente, as perdas de clientes.

4. Redução de custos

O uso de galpões logísticos para armazenagem de estoque e distribuição, se bem-feito reduz os custos de logística da sua loja virtual. Você pode manter uma quantidade maior de produtos estocados em galpões localizados de forma estratégica em locais mais distantes da sua produção e, ao realizar as vendas, a distância de entrega será menor. Portanto, o seu custo também reduzirá.

5. Reputação da marca

Ao trabalhar com uma empresa reconhecida pelo bom desempenho, você pode usar a credibilidade dela como segurança na sua plataforma. Além de oferecer um serviço de mais qualidade para os seus usuários, passará mais segurança aos seus visitantes por meio da reputação do seu fornecedor.

6. Melhora o atendimento ao cliente

Quanto mais bem organizados os processos logísticos, por conta do uso de galpões logísticos para o mercado de e-commerce, mais produtivas as operações se tornam e, consequentemente, uma positiva reação em cadeia é gerada, a ponto de otimizar todos os processos da empresa e melhorar até mesmo o atendimento ao cliente.

O que queremos dizer é que com um inventário bem organizado e mercadorias sempre prontas para serem entregues em tempo hábil, as equipes podem proporcionar um atendimento muito mais ágil e de qualidade ao consumidor.

Powered by Rock Convert

7. Otimização da prestação do serviço

Não é preciso ser um especialista para saber que à medida que os processos operacionais são otimizados — graças às vantagens de um galpão para armazenamento de inventário para comércios digitais —, a empresa passa a usufruir de melhorias pontuais em cada setor que a integra, inclusive a qualidade dos serviços prestados e produtos vendidos é impactada de maneira positiva.

8. Logística estratégica

Trabalhar com multi CD, por exemplo, é uma das vantagens das quais apenas e-commerces que atuam com galpões podem usufruir. O maior benefício dessa medida é que a logística se torna muito mais estratégica quando os centros de distribuição e os espaços de armazenagem são posicionados de forma geograficamente estratégica.

Isto é, quando um usuário realiza uma compra pela internet, as chances de que o produto esteja armazenado em uma localização relativamente próxima de sua casa são muito maiores quando o e-commerce atua com o conceito de multi CD.

9. Diferencial competitivo

Por fim, um dos pontos altos de atuar com galpões logísticos no mercado de e-commerce é o fato de que a empresa pode criar diferenciais competitivos a seu favor. Uma ideia interessante é apostar no Same Day Delivery, por exemplo.

Trata-se de um modelo de entrega de mercadorias muito utilizado no setor farmacêutico, em supermercados e em lojas de conveniência, mas que tem sido implementado em outros segmentos. Esse formato se popularizou em 2012 graças à Amazon.

Como consta no próprio nome, trata-se de realizar todas as entregas da loja virtual em um único dia e isso gera vantagens tanto para a empresa quanto para o consumidor, pois é possível reduzir os valores de frete e atrair mais compradores. Ou seja, o negócio lucra muito mais e os clientes economizam. Todos saem ganhando.

Quais critérios considerar para escolher um galpão?

Agora que você já conhece os maiores benefícios do uso de galpões para o mercado de e-commerce, mostramos alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher o galpão perfeito para as necessidades de sua loja virtual.

Dimensões e capacidade de armazenamento

Certamente, um dos primeiros pontos a serem considerados na hora de escolher um bom galpão logístico para as operações de seu comércio virtual é o tamanho do imóvel. É fundamental que ele atenda às necessidades de armazenagem de seu negócio, já que será destinado ao estoque.

Para isso, pense adiante e imagine se o galpão suportaria as operações. Meça a largura dos corredores, assim como a capacidade para instalação de prateleiras para organizar melhor os itens do inventário.

Empresa de confiança

Alugar galpões logísticos não é como realizar locações residenciais ou de imóveis corporativos comuns. Há uma série de questões importantes que exigem muita pesquisa e análise antes de fechar negócio.

Sendo assim, um dos passos mais importantes para ter sucesso nessa empreitada é procurar por uma imobiliária especializada em aluguel de galpões para armazenamento de e-commerce.

Além de ter a garantia de que você lidará com profissionais éticos e responsáveis, contar com uma empresa com credibilidade e reconhecida no mercado imobiliário é a melhor maneira de evitar surpresas desagradáveis no futuro, como problemas com a estrutura do imóvel.

Necessidades logísticas do seu e-commerce

Outro ponto indispensável é concentrar o seu foco em aspectos como a preparação de pedidos ao setor de solicitações para retirada de mercadorias de pequeno porte. Conhecemos o processo de coleta de itens como picking. Normalmente, isso é feito por meio da extração de embalagens (conjuntos empacotados) ou unidades de um centro de distribuição maior.

Além disso, quando se trata de galpões para estoque de lojas virtuais, é crucial garantir também que o packing seja otimizado, ou seja, o processo de preparação do produto antes que ele seja enviado ao consumidor.

Vale mencionar, ainda, que os processos logísticos bem estruturados são essenciais para garantir o bom funcionamento do negócio. A classificação de itens por seções ajuda a evitar perdas e desperdícios e, por consequência, reduz as chances de que o relacionamento com o cliente seja afetado.

Entendeu os benefícios de usar galpões para o mercado e-commerce? Se você ficou interessado nessas vantagens, a Só Galpões oferece, além do serviço de locação, uma consultoria na escolha da melhor opção para o seu negócio. Com 40 anos de especialidade na área, a empresa tem vários serviços relacionados a galpões.

Você já sabia da importância de ter galpões para e-commerce? Tem alguma experiência sobre o assunto que gostaria de compartilhar com a gente? Então comente aqui no post o que você acha mais importante ao escolher um para a sua loja virtual.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta