Tradicionalmente, os procedimentos imobiliários costumam demandar bastante tempo e atenção de seus contratantes, algo que pode ser observado tanto na locação comercial quanto residencial. No entanto, no âmbito empresarial, todo tempo gasto em procedimentos ou burocracias morosas costumam significar uma coisa: perda de produtividade e eventualmente, dinheiro. 

Isto posto, desenvolvemos este conteúdo. Afinal de contas, a gestão imobiliária costuma ser uma etapa inevitável ao empresário em crescimento, que busca expansão ou otimização de seus processos. Entretanto, esse mesmo gestor ávido por resultados e bastante atarefado terá apenas duas opções: encarar as pesquisas e processos imobiliários individualmente ou contar com a assistência especializada de uma consultoria. 

Nessa leitura, você analisará as maiores dificuldades ao enfrentar todo o procedimento de locação ou compra sozinho, em contraponto às inúmeras vantagens obtidas por meio da contratação de uma consultoria imobiliária, reconhecendo por fim, os ganhos em segurança jurídica, aproveitamento o seu tempo e rentabilidade no longo prazo. Acompanhe!

Quais os principais prejuízos de uma gestão imobiliária sem assessoria?

Em realidade, o maior de todos os danos está na drenagem do tempo produtivo do gestor. Independentemente de sua posição gerencial no empreendimento, todo o trabalho de pesquisa de galpões ou outros imóveis, negociações, verificação de confiabilidade do locador ou vendedor, elaboração de contratos e demais registros tributários demandam uma enorme quantidade de tempo, seja para uma pessoa ou uma equipe. 

Tempo este que seria melhor utilizado na delegação de funções, análise dos balanços contábeis, pesquisas por novas soluções ou qualquer outra tarefa que de fato agregue ao empreendimento, enquanto na realização do seu cargo. Para além do tempo perdido, o segundo aspecto negativo da ausência de uma consultoria está na possível inadequação do imóvel a ser locado ou comprado. 

Afinal de contas, a grande benesse da consultoria trata-se de encontrar o imóvel especificamente adequado aos requisitos da sua operação. Caso decida “pegar essa estrada” sozinho, para além da boa porção de tempo gasto, você ainda precisará se assegurar de que o imóvel contém as licenças ambientais para o exercício do seu empreendimento, que pode variar desde a canalização coerente do descarte químico às legislações regionais que limitam barulho ou circulação de determinados veículos. 

Inclusive, todo esse aglomerado de funções vale também para os empreendimentos que desejam locar alguns de seus imóveis. A depender da sobrecarga operacional do gestor, lidar cotidianamente com curiosos para o fecho de um contrato de aluguel pode ser o cúmulo da inconveniência.

Além disso, os galpões, salas e toda espécie de imóvel comercial têm valores de locação mais elevados, em razão do exercício comercial. Você, gestor abarrotado de funções e metas, precisa acumular na sua cartela de responsabilidades às tratativas e preocupações contra custosas inadimplências?

Em objetiva conclusão, atualmente, realizar a gestão imobiliária sem contar com uma consultoria é abrir uma oportunidade para que o estresse faça parte do cotidiano da sua empresa.

Quais as principais vantagens de contar com uma consultoria especializada?

Tão curioso quanto realista, as desvantagens da falta de assistência são antagônicas às vantagens de contar com uma consultoria, ainda que exista a soma de inúmeros outros benefícios. Essencialmente, a consultoria especializada consegue intermediar e agir em todos os procedimentos que dragariam o tempo dos envolvidos no negócio. 

Para os gestores que buscam o imóvel milimetricamente apto a receber suas operações, bastará informar seus requisitos e preencher um cadastro que agilizará o procedimento de locação ou compra, assim que o imóvel for encontrado e o seu interesse for certificado. 

Já àqueles que pretendem locar um imóvel ocioso da empresa, bastará solicitar assistência da imobiliária, ao passo de que eles se responsabilizarão pelos anúncios, tratativas, negociações e confecções contratuais. Em ambos os casos, cortam-se etapas avessas ao gestor que busca eficiência.

Confira agora as 5 principais vantagens de se contratar uma consultoria especializada! 

1. Divulgação publicitária

Essa vantagem é específica aos gestores interessados em locar ou vender um imóvel ocioso. Apesar de a publicação do seu imóvel em algum portal parecer simples, todo o procedimento pode ser um tanto incômodo em função dos pacotes que garantem maior visibilidade. 

Confiar a locação ou venda do seu imóvel a uma consultoria especializada, é garantia de obter melhor posicionamento nos classificados virtuais, pois eles dispõem de equipes capacitadas na fotografia, descrição, anúncio e ranqueamento do seu imóvel. Portanto, nesse contexto, a consultoria se mostra como a opção mais ágil. 

2. Intermediação das partes

A consultoria funcionará muitas vezes como um mediador dos interesses de seus contratantes, garantindo que a sua vontade ou proposta seja bem defendida, independente em que lado do negócio você esteja. Além disso, as consultorias imobiliárias contam com um denso banco de dados dos seus clientes e, portanto, têm facilidade na sugestão de negócios entre partes compatíveis, unindo o objeto de interesse aos interessados.

3. Administração financeira

Um benefício gigantesco e possivelmente o maior. A administração financeira está presente tanto no acompanhamento dos valores acordados, durante o pós-venda, quanto na auditoria dos valores mensalistas dos aluguéis. Lembra-se dos imbróglios de lidar com um locador inadimplente? Pois bem, a consultoria especializada faz isso, munida de corpo jurídico para viabilizar os pagamentos ou emitir despejos. 

4. Burocracias registrais 

Outro grande auxílio promovido por uma consultoria especializada. Inclusive, esse critério vale ainda mais durante as negociações de compra de um imóvel, que ocasionará na obrigatoriedade de inúmeros registros escriturários municipais, tributários e afins. Além da consultoria facilitar todos os procedimentos, orientando minuciosamente os seus clientes durante estes, caberá as partes apenas a reunião de todos os documentos exigidos, pois os trâmites serão realizados pelos consultores.

5. Amparo jurídico

Aqui, um benefício que só se mostra útil no dia em que se precisa utilizar. Tal como um plano de saúde ou seguro veicular, é o tipo de serviço que se tem na esperança de nunca utilizar. Todas as condições de locação serão constantes em contrato confeccionado pelo corpo jurídico da imobiliária, ao passo de que em qualquer situação de lesa, sua empresa poderá recorrer ao contratualmente descrito. 

O mesmo vale para as situações de compra e venda, em que a consultoria preencherá o Instrumento Particular de Compra e Venda com enorme riqueza de detalhes, descrevendo todos os aspectos condicionais do imóvel, do negócio e das partes. Ainda, todos os contratos elaborados poderão ser revistos pelo corpo jurídico da sua empresa, garantindo a ciência e pleno acordo entre todas as partes. 

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