Pandemia acelera a digitalização do mercado imobiliário brasileiro

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O momento pelo qual o mundo passa fez com que as empresas do setor imobiliário desenvolvessem capacidade adaptativa aos diferentes desafios impostos pelo isolamento social, fruto da Covid-19. A transformação digital é, sem dúvida, o caminho para superar alguns destes desafios.

A transformação digital é um processo no qual as empresas utilizam a tecnologia para otimizar o desempenho, o alcance e garantir resultados melhores. É uma mudança que deve acontecer na estrutura das organizações, tornando a tecnologia a peça estratégica fundamental.

A pandemia do coronavírus trouxe aprendizados e oportunidades de melhora e, com certeza, acelerou a digitalização do mercado imobiliário. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Vale a pena conferir!

Transformação digital e o setor imobiliário

Se antes a transformação digital era um projeto para o futuro, a pandemia de coronavírus acelerou os processos de digitalização do setor imobiliário. Com o isolamento social, uma boa parte deste setor recorreu à tecnologia para driblar a crise e atenuar a queda de receita.

Apesar deste segmento ter um perfil mais conservador, foi necessário inovar, criar alternativas de comunicação com o cliente. Com a quarentena, as visitas aos empreendimentos foram reduzidas, em alguns lugares até proibidas, os corretores, então, precisaram recorrer a algumas ferramentas para manter o interesse daqueles que buscam imóveis para compra ou aluguel.

Neste contexto, para manter o ritmo de negócios no setor, a tecnologia assumiu um papel importante no relacionamento com o cliente. É tempo de aprender com as dificuldades, de entender que é possível aproveitar os recursos disponíveis e desmistificar a transformação digital, que, muito mais do que tecnologia, envolve a mudança de comportamento.

A crise gera novas oportunidades e mostra que os negócios também podem acontecer no ambiente virtual, desde que haja confiança e credibilidade entre as partes. Muitas negociações são feitas de maneira 100% digital, a partir da tríade tecnologia, transparência e boas informações.

Apesar da cautela que o momento exige, é possível aproveitar a situação imposta pela pandemia sendo mais criativos, utilizando a distância a favor, com o aval da tecnologia.

A transformação no setor imobiliário abre novas possibilidades para geração de valor no relacionamento com o cliente. Se antes era um projeto futuro, a inovação assume um papel de destaque para liderar as mudanças que farão parte da “nova realidade” do segmento: mais interativa, dinâmica e digital.

A pandemia impulsionou a digitalização de diferentes setores da economia, estimulando o crescimento do home office e ampliando a adoção de recursos tecnológicos no setor imobiliário. De acordo com pesquisas realizadas pela DataZAP+, as ferramentas preferidas dos futuros compradores e locatários são a visualização de fotos profissionais, busca do endereço completo (rua, número e bairro) e uso de filtros específicos para encontrar o imóvel ideal. Mas, outra parcela dos entrevistados afirmaram já terem utilizado outras ferramentas como a vistoria online, a visita virtual e a assinatura digital de contratos.

O fato, segundo Danilo Igliori, economista da DataZAP+. é que “o mercado imobiliário se adaptou rapidamente ao novo cenário pandêmico, buscando atender as necessidades e desejos dos clientes durante o isolamento social. Isso mostra o quão resiliente e dinâmico é o setor.”

Medidas que a digitalização do mercado imobiliário trouxe

O endereço completo

O endereço completo é fundamental para que o consumidor possa verificar as características da redondeza do local onde ele pretende alugar ou comprar o imóvel.

A localização de um imóvel é fundamental para que o consumidor tome a decisão. Dificilmente alguém se apaixona por um imóvel sem saber a sua localização. Sem contar que ao divulgar o endereço, o seu anúncio ficará super completo e passará mais confiança e segurança para quem estiver visualizando. Quanto mais detalhes e mais informações, melhor para cativar o seu possível cliente. Além disso, você estará gerando leads (contatos de clientes potenciais) muito mais qualificados. Afinal, você pode atrair dezenas de contatos porque o seu imóvel possui fotos bonitas e perder todos eles ao revelar o endereço.

As fotos profissionais

As fotos profissionais também são relevantes, pois comunicam a real condição do imóvel anunciado nas plataformas digitais.

A fotografia imobiliária é muito utilizada quando queremos vender ou alugar um imóvel. Sabe-se que a primeira impressão é a que mais conta, e por isso a fotografia deve ter alta qualidade, mas também deve focar o imóvel de maneira correta. Isso porque uma das partes mais importante do anúncio é a fotografia. As pessoas são atraídas pelas imagens que veem.

Filtros Específicos para escolha dos imóveis

O filtro específico para escolha dos imóveis é essencial para personalizar os resultados das buscas de um usuário. É um mecanismo que permite ao usuário refinar sua pesquisa. Quer dizer que é possível filtrar as características daquilo que ele busca, definindo para que o site localize apenas imóveis que apresentem essas referências específicas.

Atendimento virtual

A transformação digital coloca a tecnologia como peça fundamental, entretanto, a tecnologia posicionou o cliente como o protagonista nas relações imobiliárias.

Ao procurar os serviços do setor imobiliário, o cliente já está mais decidido, pois já teve a oportunidade de fazer uma pesquisa detalhada em diversos portais imobiliários, com base nas suas necessidades e preferências, portanto, ao entrar em contato com a imobiliária, ele espera uma maior agilidade já no primeiro atendimento.

Com o uso da inteligência artificial, a imobiliária cria um mecanismo de interação com os potenciais clientes e consegue antecipar informações bem importantes, para, então, seus consultores assumirem o controle e prestarem um atendimento mais humanizado.

Visitas Virtuais

A visita virtual de imóveis teve um grande impulso na pandemia, pois foi a saída para que o setor imobiliário permanecesse aquecido. Com o distanciamento social, a ferramenta se destacou como a melhor alternativa.

Ela permite ao cliente conhecer os imóveis a qualquer hora, sem precisar sair de casa.

O tour virtual funciona de maneira muito parecida com os jogos de videogame. Eles criam na pessoa a sensação de estar imersa no ambiente da ação.

Tais experiências de imersão digital utilizam tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista:

  • Realidade virtual: a partir de recursos gráficos 3D e imagens 360º, uma tecnologia de interface entre o usuário e um sistema operacional cria a experiência do passeio no imóvel;
  • Realidade aumentada: sobrepõe objetos, equipamentos ou estruturas digitais ao que é real;
  • Realidade mista: mistura a realidade virtual e a realidade aumentada. Acrescenta aos objetos reais outros objetos digitais, com os quais o visitante pode interagir.

Assinatura eletrônica

Uma alternativa que vem crescendo ainda mais durante a pandemia do coronavírus é a assinatura digital nos contratos imobiliários. Para resguardar a saúde, o deslocamento ficou mais difícil nos últimos meses, o que elevou a importância desse mecanismo para a continuidade das negociações imobiliárias.

A assinatura digital funciona como um substituto da assinatura física, tem validade jurídica e é equivalente a uma assinatura de próprio punho. É um meio eletrônico de autenticação de atos concebidos em contratos e documentos. Essa autenticação se dá através da verificação e guarda de informações digitais dessa concepção. São essas informações que irão indicar que a assinatura e o contrato são confiáveis e válidos.

Numa tentativa de driblar a crise em decorrência da pandemia, o setor imobiliário, aliado à tecnologia, acelerou o processo de digitalização e, apesar dos desafios enfrentados, tem conseguido manter o mercado aquecido.

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