Saiba como negociar o pagamento do aluguel de galpões de estoque e outros

6 minutos para ler

O novo coronavírus afetou drasticamente a economia mundial e, com as empresas brasileiros, isso não poderia ser diferente. É preciso ter muita cautela e se planejar para ultrapassar esse momento com o menor número de perdas possível, principalmente não deixando de cumprir com os compromissos financeiros, entre eles, o pagamento do aluguel.

A sobrevivência das empresas está diretamente ligada a uma reestruturação, à realização de acordos financeiros e a uma reorganização que promova condições de trabalho, sem colocar os colaboradores em risco para continuar desenvolvendo o seu negócio.

Se você está com dificuldades para negociar os pagamentos de aluguel, entenda como isso pode ser feito e como gerenciar os custos do seu galpão. Vamos lá?

Veja como negociar o pagamento de aluguel

Seja você um pequeno ou grande empresário, é possível pleitear algumas negociações para garantir que o aluguel seja mais baixo durante a pandemia ou até que seja possível recuperar o fôlego financeiro para continuar as suas atividades. 

Por isso, separamos algumas dicas que podem ser úteis na hora da negociação com a imobiliária e o proprietário do imóvel.

Revisão extrajudicial do valor do aluguel

Ao ser impactado diretamente pela crise do novo coronavírus, a melhor solução é procurar o locador do imóvel e negociar os valores por um período. Para ambas as partes, essa tentativa é melhor do que partir para a finalização do contrato.

Segundo o artigo 18º da Lei do Inquilinato (8.245/91), é possível fazer uma negociação de reajuste de valores do aluguel, inclusive sobre o reajuste anual previsto em contrato.

É possível pedir uma redução de porcentagem do valor do aluguel por um período e acordar o pagamento desse montante em parcelas, em outro momento oportuno, que deve estar previsto no contrato.

Valor provisório de aluguel

Caso não seja possível um acordo entre as partes, o locatário poderá tentar, judicialmente, pleitear uma revisão do aluguel devido à pandemia. Porém, assim como o cenário da Covid-19 é incerto, as decisões judiciais também ainda não estão pacificadas sobre esse assunto. Caso o locatário consiga comprovar uma discrepância de valores, o juiz pode decretar um valor fixo que cobrirá os custos provisórios do aluguel, concedendo até 20% de desconto no valor atual do contrato durante o andamento do caso na justiça, até que todos os trâmites possam ocorrer e saia uma decisão final se o valor a ser pago pelo locatário.

Gerencie melhor os custos com aluguéis de galpões

Em meio à crise, muitas empresas precisaram fechar as portas de acordo com as medidas governamentais adotadas. Com isso, é hora de colocar na ponta do lápis todos os custos e gerenciar o aluguel de acordo com as possibilidades de trabalho impostas para o seu negócio.

Confira algumas medidas que você deve considerar em meio à crise, já que não existe uma expectativa real de estabilidade neste momento.

Negociar valores com o proprietário

É hora de entrar em contato com a imobiliária e, por intermédio dela, tentar negociar os valores mensais de locação do seu galpão. O ideal nessa hora é explicar a situação financeira da sua empresa e as barreiras de mercados às quais você está sendo submetido. 

A melhor dica aqui é a transparência e a honestidade. Demonstre quais as suas possibilidades reais de cumprir com os acordos de pagamento, evite oportunismos e lembre-se: a parte locadora também conta com a renda do aluguel para honrar os seus compromissos.

Analisar a viabilidade de mudança para um galpão menor

Tenha sempre um plano B, uma saída estratégica caso não consiga renegociar os pagamentos do aluguel do galpão, ou se não tiver perspectivas de recuperação em curto prazo. Considere a possibilidade de retroceder no tamanho da sua empresa e busque um galpão com tamanho menor, mas que suporte as condições de execução de tarefas da sua empresa.

Conte com o apoio da Só Galpões

Se você está buscando um galpão para instalação da sua empresa ou está querendo mudar de imóvel devido à pandemia, conte com o apoio especializado da Só Galpões. Somos uma imobiliária com um portfólio voltado para galpões que atende empresas de diferentes áreas de atuação. Confira alguns dos serviços que são essenciais para garantir a locação do melhor galpão para a sua empresa.

Consultoria

A Só Galpões oferece o serviço de consultoria para sua empresa, na busca de compreender as necessidades físicas e estruturais que o galpão necessita ter para o seu negócio. Esse serviço também é importante para quem está querendo fazer uma mudança de tamanho ou se reposicionar no mercado imobiliário durante o período de pandemia.

Escolha do galpão

Diante das dificuldades impostas pela pandemia para a continuidade dos serviços logísticos e de e-commerce, por exemplo, a hora da escolha do galpão é fundamental para atender as necessidades da sua empresa. 

Conte com o apoio de uma empresa especializada, como a Só Galpões, para encontrar um galpão que suporte a execução das suas atividades, não só em relação ao tamanho do imóvel, mas também no que se refere à estrutura necessária.

Em meio a pandemia, muitas empresas estão se deparando com dificuldades para manter os compromissos financeiros e suportar o funcionamento dos seus negócios enquanto a maioria do comércio, indústria e empresas estão com as suas atividades paralisadas.

Ao mesmo tempo que cresce o mercado de e-commerce, fazer apostas grandiosas com relação ao tamanho de um galpão para locação pode ser um custo muito alto. Em meio às dificuldades de geração de receita e de manutenção da mão de obra, isso pode ser um ponto que levará a sua empresa a fechar.

Portanto, é hora de reorganizar financeiramente o seu negócio e tentar reduzir custos momentaneamente, a fim de ter maior fôlego financeiro para ultrapassar esse período indeterminado de pandemia. Renegociar o pagamento do aluguel é uma forma de manter mais dinheiro em caixa e garantir mais tempo da empresa funcionando mesmo em condições excepcionais.

Agora que você já sabe como renegociar o pagamento do aluguel, visite a página da Só Galpões e conheça os nossos serviços.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Receba nossos conteúdos em primeira mão