fbpx

Otimizar tempo em processos logísticos: saiba agora o que fazer!

7 minutos para ler

Como vivemos no mercado nacional, com elevada competitividade, as empresas devem trabalhar com estoques mínimos e seguindo os procedimentos de Just in Time, ou seja, materiais sob demanda. Nesse sentido, as operações logísticas são de máxima importância para garantir o atendimento eficiente e de boa qualidade ao cliente.

Os gestores devem se preocupar em oferecer serviços de entrega no menor tempo possível e envolvendo custos mais baixos, pois os consumidores ficam mais exigentes a cada dia que passa. Tudo o que puder ser efetivado para aumentar a satisfação do cliente vale a pena ser considerado.

Neste artigo, vamos mostrar como otimizar tempo em processos logísticos. Leia e aproveite as dicas a seguir!

Fique atento à localização estratégica do galpão e otimize o tempo

O que significa ter uma localização estratégica? Um galpão bem localizado é aquele que fica próximo das vias de acesso rodoviário, de forma a facilitar o deslocamento dos veículos pelas rotas definidas, tornando o processo de entrega mais ágil e prático.

Sabe-se o quanto é importante para o cliente receber dentro do prazo sua encomenda. Tal fator contribui para a fidelização e a captação de novos consumidores. A facilidade de se chegar ao galpão também é um ponto que denota sua localização estratégica, pois permite que parceiros cheguem ao imóvel sem muitas dificuldades.

Se ele estiver em um local de difícil acesso, os fornecedores ou outros parceiros terão dificuldades em chegar até lá. Isso pode acarretar atrasos na entrega das compras ou até mesmo uma indesejada restrição na quantidade de fornecedores.

A rapidez de muitas operações e processos está diretamente relacionada à localização geográfica do galpão. Portanto, é fundamental observar esse critério na hora de alugar ou comprar uma estrutura logística.

Planeje as entregas e evite atrasos

Outra forma de otimizar o tempo nos processos logísticos é planejar a distribuição e a entrega das mercadorias. Embora isso pareça óbvio, é importante fazer um planejamento seguro e eficaz, a partir de um cronograma minucioso, para todas as etapas a serem seguidas — abrangendo desde o recebimento dos produtos, a separação e a classificação até a entrega ao consumidor final.

Planejando os processos logísticos, é possível identificar gargalos e corrigi-los. Como resultado, o tempo dispendido na entrega dos produtos acaba ficando menor.

Faça a roteirização logística para otimizar as entregas

Roteirizar a logística é uma tendência no mundo todo e não deve ser deixada de lado pelos gestores que procuram melhorar as entregas. Trata-se de uma técnica cuja finalidade é determinar todo o itinerário dos caminhões e as rotas que devem ser seguidas durante as entregas.

Para uma roteirização eficaz, é fundamental realizar estudos prévios e analisar dados de estatística. Assim, se torna possível fazer a previsão das melhores rotas para adotar durante o trabalho logístico.

A roteirização considera os veículos que estão em disponibilidade para fazer as entregas, o volume de pedidos e os lugares nos quais elas serão efetuadas. Esses dados permitem a determinação das melhores rotas, otimizando o tempo de distribuição e diminuindo os gastos operacionais.

Aplique a logística integrada para operações mais rápidas

Outra estratégia para otimizar o tempo é integrar todos os processos logísticos, criando um fluxo inteligente a ser cumprido. A logística aplicada considera todos os modais de transporte, analisando cada um em conjunto e procurando alcançar os mesmos objetivos: a entrega dentro do prazo (ou mesmo antecipadamente) e a satisfação dos clientes.

Para conquistar resultados melhores, a integração dos processos logísticos deve ser usada juntamente à roteirização, pois ambas ajudam a diminuir de forma considerável o tempo das entregas. Consequentemente, a empresa pode se destacar no mercado.

Use ferramentas tecnológicas mais modernas para monitorar o tempo

Sem dúvida, a tecnologia ajuda a melhorar a gestão logística, contribuindo para que os prazos acordados com os clientes sejam cumpridos e todas as entregas sejam efetivadas da maneira correta.

Uma maneira de fazer isso é rastrear e monitorar os veículos via satélite, controlando a frota por meio de um software que assegure que a distribuição dos produtos cumpra o roteiro. Esse monitoramento ajuda a diminuir roubos e furtos, bem como paradas não programadas, além de agilizar os processos de manutenção.

Trabalhe com veículos novos e tenha mais agilidade nas entregas

Outro fator que ajuda na otimização do tempo é trabalhar com veículos novos e de boa qualidade. Desse modo, as empesas vão realizar as entregas com mais agilidade, além de reduzir gastos com combustível e manutenções.

Faça um planejamento em médio e longo prazo para controlar o tempo

O planejamento é essencial para que qualquer atividade tenha sucesso. Além de definir metas e objetivos, são estabelecidas as ações necessárias para alcançar os objetivos pretendidos e mensurados os recursos ou o tempo requerido para cada etapa. Ele serve para nortear os líderes e engloba todos os níveis da empresa (tático, estratégico, operacional) de maneiras diferentes, mas sempre direcionado a tudo o que foi definido.

Algumas variáveis podem passar por mudanças ao longo do tempo, o que exige reavaliações periódicas do planejamento e os reajustes necessários. As revisões auxiliam a tornar os planos mais realistas.

Efetue boas parcerias com os fornecedores e agilize o recebimento

Os fornecedores de bens e serviços podem ser excelentes parceiros para otimizar o tempo nas operações logísticas. Boas parcerias são úteis para alinhar processos, combinar os melhores momentos para a entrega dos bens fornecidos e evitar que os estoques venham a ficar com carência de produtos, agilizando as vendas e as entregas da própria empresa.

Melhore a gestão de estoques para otimizar tempo

Se a entrada e saída dos produtos nos estoques são efetivadas conforme um controle preciso, respeitando a demanda da empresa, é possível reduzir o lead time entre o momento de realização do pedido do cliente até a expedição da mercadoria.

Essa redução de tempo depende também da facilidade com que os funcionários conseguem separar os pedidos a partir de técnicas como códigos de barras ou radiofrequência, que tornam mais fácil a identificação dos itens dentro do armazém.

Aprimore a comunicação para decisões mais rápidas

A comunicação eficiente é fundamental para qualquer atividade realizada. A rapidez nas tomadas de decisões representa vantagem competitiva — por isso, a agilidade ao compartilhar dados e informações é de fundamental importância.

Essa é uma realidade válida tanto para trabalhos internos, que envolvem diferentes setores, quanto para o relacionamento com os fornecedores (principalmente no que se refere a informações críticas, as quais precisam de uma resposta mais rápida).

Otimizar tempo em processos logísticos oferece muitos benefícios à empresa, como integração de setores, redução de custos, fidelização de clientes e aumento da lucratividade. Isso porque pessoas satisfeitas compram mais vezes e divulgam a empresa a outros consumidores que podem se tornar clientes da loja, aumentando suas vendas.

O que achou do conteúdo? Foi útil para você? Para conhecer melhor nosso trabalho, siga nossos perfis nas redes sociais (FacebookTwitter e LinkedIn)!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão