O que Tilt Up? Veja tudo o que você precisa saber!

6 minutos para ler

O mercado imobiliário de galpões tem crescido em ritmo acelerado, principalmente por conta do fortalecimento do e-commerce. E com isso novos sistemas construtivos têm se destacado, como é o caso do Tilt Up

Além de ser uma maneira mais ágil de garantir uma estrutura de armazenamento, ela traz uma série de outras vantagens para o empreendedor que necessita desse tipo de espaço. E nesse post vamos explicar como ela funciona, e quais são as vantagens para quem precisa de um galpão industrial ou comercial. 

O que é Tilt Up? 

O Tilt Up é um tipo de sistema construtivo utilizado na construção de galpões. Basicamente ele utiliza estruturas pré-moldadas de concreto, tanto nas paredes como nos pisos desses espaços. 

Nessa técnica todas as estruturas são feitas in loco, ou seja, no local da própria obra. A modelagem é feita por meio do uso de lasers que ajudam a nivelar o chão e assim garantir que o resultado final seja perfeitamente igual ao projeto. 

Uma vez que toda as partes da estrutura estão prontas, elas são erguidas com o auxílio de um guindaste. Além de oferecer um excelente custo-benefício, esse tipo de sistema também garante mais agilidade construtiva. 

Como funciona? 

O primeiro passo é a avaliação do terreno para que seja possível definir as especificações do projeto. Em seguida é feito o nivelamento através de laser, e então construído o piso de concreto que servirá de base para a estrutura. 

A próxima etapa é concretagem dos moldes dos painéis que serão as paredes do galpão. Nela são utilizados materiais de alta qualidade que garantem mais resistência, bem como ajudam a evitar problemas recorrentes em galpões, como infiltrações. 

Somente nessas etapas iniciais o sistema Tilt Up já consegue alcançar uma produtividade 60% maior do que outras técnicas construtivas. 

A espessura dos painéis pode variar conforme o tipo de projeto, mas, em média, possuem de 15cm a 22cm de espessura. 

Após os painéis serem erguidos e posicionados conforme as especificações do projeto eles são sustentados por escoras metálicas que são fixadas ao piso. Elas são utilizadas até a finalização do telhado e dos componentes que garantem o travamento das paredes. 

Inclusive, o processo de construção do telhado também é um diferencial. Isso porque ele é feito a partir do interior do galpão, também garantindo mais agilidade. 

Depois da finalização do telhado e dos componentes que travam os painéis o processo de construção está finalizado. Em seguida resta apenas a etapa de limpeza do local e então a empresa já pode utilizar o espaço normalmente. 

Quais as vantagens do sistema Tilt Up? 

Um dos principais diferenciais do sistema Tilt Up é a agilidade. A técnica de construção in loco evita transtornos com o transporte do material, e permite que a obra seja feita de maneira mais rápida. 

Além disso, levando em conta a vida útil da estrutura, essa alternativa acaba tendo um excelente custo-benefício. Você consegue ter um galpão completo, durável, e sem altos custos. 

E existem outros benefícios que esse método de construção também oferece, tais como: 

  • Racionalização construtiva 

Um dos grandes diferenciais desse sistema é a racionalização construtiva. Isso porque a construção é feita in loco e sobre uma base industrial.

Toda a mão de obra também é local, e recursos tecnológicos de ponta, como o nivelamento a laser, garante precisão total. Dessa forma não há desperdício de materiais, nem gastos elevados com outras etapas, como o transporte das estruturas. 

  • É indicado para quaisquer tipografias 

Mais uma das vantagens dessa alternativa é que ela pode ser aplicada em terrenos com qualquer tipo de tipografia. 

Antes do início da construção é necessário fazer um mapeamento das condições para determinação das especificações da estrutura. Com base nessas informações é possível desenvolver um projeto adequado para o terreno. 

Atualmente o sistema Tilt Up já é empregado na construção de galpões, mas também de prédios de até 30 andares, o que mostra a segurança do método. Em outros países, como os Estados Unidos, essa alternativa já se popularizou e passa por constantes atualizações conforme o surgimento de novas soluções da construção civil. 

Já aqui no Brasil essa é uma tendência que começa a mostrar todo o seu potencial inovador, principalmente nesse período de alta demanda de espaços de armazenamento. 

  • Rapidez

E claro que não há como não ressaltar a rapidez do método em relação a outros sistemas de construção. Para se ter uma ideia, um único guindaste consegue levantar, por dia, cerca de 10 painéis pré-fabricados através dessa técnica. 

Ou seja, um processo que poderia levar semanas, talvez até meses, é facilmente executado em questão de dias. 

  • Pode ser multiusuário 

Essa é uma vantagem muito interessante para empreendedores que desejam dividir o espaço com outras empresas para otimizar os custos, ou até mesmo para investidores que querem investir no mercado de galpões industriais.

O sistema Tilt Up permite que a estrutura seja construída com foco em multiusuário. O que isso quer dizer?

Basicamente é possível construir um único espaço, mas que permita a locação para vários inquilinos. O local pode ser dividido por módulos, garantindo assim que cada empresa tenha privacidade, assim como medição individual de energia, água internet e outros serviços. 

Isso sem contar nos acessos individuais à áreas como sanitários, refeitórios, vestiários entre outras. 

  • Baixa manutenção 

Ao investir em um galpão uma preocupação recorrente é o custo de manutenção. Esse tipo de despesa pode pesar muito no orçamento, principalmente de pequenas e médias empresas. 

No entanto uma das vantagens do sistema Tilt Up é justamente o baixo custo de manutenção. Como o projeto é desenvolvido sob medida para o negócio, você não tem que se preocupar com ajustes pós-obra.

Além disso, os materiais utilizados, bem como as tecnologias empregadas, garantem uma vida útil superior em comparação a outros métodos de construção.

De modo geral essa é uma excelente alternativa para empresas que desejam ter galpões personalizados, e que realmente atendam suas necessidades.  

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receba os conteúdos da Só Galpões em primeira mão! 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta