Alugar um galpão é uma excelente alternativa para empresas que desejam investir em sua capacidade de produção ou em uma logística mais elaborada de armazenagem e estoque de produtos. O processo de locação é simples, com pouca burocracia e, em geral, possui um valor bastante acessível. E, sem dúvida alguma, é uma opção muito mais viável do que a construção ou a reforma de um local.

Para completar, os riscos de não ter um bom retorno de investimento são mínimos. E, com tantos espaços diferentes e bem estruturados disponíveis no mercado, é mais fácil encontrar aquele que se adéqua realmente às necessidades da organização. Ou seja, de fato esta é uma escolha vantajosa em todos os quesitos práticos e mais importantes.

Contudo, para que ela seja também segura, alguns detalhes fundamentais devem ser observados com muita atenção antes de fechar o contrato. Se você quer saber com o que se preocupar quando for procurar um galpão para locação, é hora de ler este artigo. Vamos lá?

Considere se a localização do galpão é adequada

Este é um fator muito importante a ser levado em conta ao procurar galpão para locação. Ele deve estar próximo a vias de acesso e a pontos estratégicos que realmente otimizem todo o processo logístico. Além disso, é importante considerar como é a infraestrutura urbana e de transporte da região para adequar o planejamento de rota, além de avaliar se todos esses detalhes estão de acordo com o trabalho realizado pela empresa.

Outra questão importante é verificar se o galpão é atendido por serviços de água, luz, telefone, internet e transporte público. Afinal, o trabalho dos colaboradores não pode ser prejudicado e eles devem ter todas as condições básicas para executarem suas tarefas com excelência. Por fim, estude a vizinhança e veja se há segurança no entorno, para garantir a tranquilidade da equipe e a qualidade das tarefas.

Avalie a infraestrutura existente no imóvel

Um imóvel em bom estado é a exigência primordial para alugar um galpão. Portanto, informe-se sobre há quanto tempo o local foi construído e peça uma vistoria completa, para confirmar se paredes, pilastras e canos estão em bom estado. O sistema elétrico também deve ser verificado, pois se apresentar falhas pode ser um dos principais causadores de acidentes de trabalho.

A estrutura também precisa estar equipada com sistema de combate a incêndio e deve ter toda a documentação em dia. É importante averiguar também se existem rachaduras, infiltrações ou outros pequenos problemas que possam se transformar em um grande transtorno posteriormente. Essas simples precauções garantem a integridade dos funcionários, dos próprios materiais e equipamentos da empresa e também ajudam a evitar despesas e imprevistos relacionados à manutenção.

Verifique detalhes e benefícios com o locador

É essencial ter uma conversa franca e detalhada com o locador do espaço antes mesmo de assinar os papéis. Os principais itens a serem abordados são a duração do contrato, a possibilidade de reajustes na mensalidade e os benefícios que podem ser oferecidos ao longo do tempo, especialmente para fazer a renovação do aluguel, já que não é interessante para a empresa se mudar de local com tanta frequência.

Nesse momento, muitas negociações podem ser feitas e favorecer ambas as partes. Não tenha medo de perguntar, solicitar inspeções e criar um bom relacionamento com o responsável pelo galpão. E, mesmo que tudo seja muito bem estabelecido informalmente, procure checar se as determinações foram registradas em contrato e se estão de acordo com o que foi combinado previamente.   

Confira se o galpão para locação tem o tamanho necessário para a empresa

É muitíssimo importante calcular corretamente o tamanho necessário para a realização de todos os processos da empresa. Aqui, é preciso ser visionário e ter em mente demandas atuais e futuras do negócio. Afinal, toda organização trabalha com metas de crescimento e possibilidades de expansão, a curto, médio e longo prazo. Estar com todos esses dados em mãos evita surpresas desagradáveis com perdas de materiais e multas em caso de mudanças emergenciais.

As áreas externas do galpão também devem ser vistas com atenção. Lembre-se de que os caminhões de carga precisam ser estacionados, a mercadoria deve ser retirada e reencaminhada para o espaço interno e todas as manobras precisam ser realizadas com muita segurança. Locais apertados requerem mais tempo nessa atividade, o que pode interferir na produtividade e no cumprimento de prazos.

Certifique-se da resistência do piso do galpão

Espaço adequado e estrutura em ordem não são fatores suficientes para ter certeza de que o galpão é ideal para locação. Um detalhe que é frequentemente esquecido de ser avaliado é a resistência dos pisos. Normalmente, galpões desse tipo costumam receber um peso elevado por metro quadrado, o que pode causar defeitos e irregularidades.

Caso isso aconteça, as atividades podem ser seriamente afetadas. Além de diminuir a vida útil e a competência de vários equipamentos, um piso danificado aumenta as chances de acidentes de trabalho e coloca em risco a segurança de todos os materiais e mercadorias. Portanto, certifique-se do fato com a empresa responsável pela locação para evitar qualquer transtorno.

Conte com ajuda especializada para a escolha do espaço

Por vezes, a empresa não tem conhecimento específico ou mesmo tempo para procurar e fazer uma avaliação correta do galpão para locação. Isso pode levar ao fechamento de um contrato que não vale a pena, trazendo mais prejuízos futuros. Então, é fundamental contar com ajuda especializada para a escolha do espaço, que seguramente vem de uma corretora de imóveis com foco preferencial em galpões.

Pesquise por empresas sérias, que ofereçam um auxílio satisfatório e boas condições para negociação do aluguel. Ao realizar sua escolha, confirme se um profissional do setor estará disponível para esclarecer suas dúvidas e intermediar o contato com o locador sempre que for necessário. Assim, o aluguel do espaço será feito de forma segura, eficiente e confiável.

Quer mais ajuda nesta missão? Se procurar galpão para locação para sua empresa é um de seus objetivos no momento, entre em contato conosco agora mesmo. Será um prazer atendê-lo!