fbpx

O que observar na hora de comprar um imóvel comercial

7 minutos para ler

Comprar um imóvel comercial é um passo muito importante para quem deseja sair do aluguel e ver sua empresa crescer. Essa mudança de ambiente não só significa um custo mensal a menos, mas também a obtenção de um patrimônio que pode ser valorizado a longo prazo.

Por isso, a pesquisa e a escolha criteriosas são essenciais, assim como na compra de uma casa ou um apartamento. Dentre galpões, salas, escritórios e consultórios, as opções são muitas, o que faz com que a procura seja merecedora de cuidado, atenção e muita reflexão a respeito da possibilidade de expansão do negócio e da relação custo x benefício.

Mas como escolher o local certo para o desenvolvimento do seu trabalho? Confira o passo a passo que preparamos para a compra do imóvel ideal para a sua companhia!

Comece pelo planejamento e pela pesquisa

Qual a finalidade do seu negócio? É com essa pergunta que você começa a traçar uma rota em busca do imóvel com a estrutura ideal para o seu empreendimento. Não adianta procurar o galpão, a sala ou o escritório esteticamente perfeitos se esses locais não se adequam aos seus objetivos ou ao seu bolso.

Portanto, o primeiro passo é planejar a partir da sua visão sobre o futuro. Você precisará de novos funcionários e equipamentos? Qual espaço será necessário para atender às demandas que chegarão junto com a expansão da empresa? Pensar no longo prazo é essencial para um planejamento de sucesso.

A partir disso, torna-se mais fácil estabelecer um orçamento que seja compatível tanto com a sua situação atual quanto com as metas que pretende alcançar com o seu negócio. Só assim você conseguirá realizar uma pesquisa mais direcionada e selecionar as opções que mais se encaixem em seus propósitos.

Calcule os custos antes de comprar um imóvel comercial

Durante a sua pesquisa, é importante avaliar se o local dará o retorno financeiro que você deseja. O aluguel não fará mais parte de sua planilha de gastos, mas é importante analisar se o valor pago pela aquisição do imóvel vale a pena e ter em mente que ainda existirão os custos referentes à produção e à distribuição.

Para a realização de um planejamento financeiro mais seguro, é essencial eliminar alguns dos custos que atualmente são desnecessários para a sua empresa e fazer um fundo de reserva que consiga cobrir os possíveis imprevistos da negociação.

Procure a localização ideal para o seu negócio

O tipo de empreendimento também interfere na escolha da localização do imóvel. Portanto, procure saber se as características dos bairros que vai visitar estão alinhadas com o que você tem a oferecer. Conheça a vizinhança, a movimentação diária e a segurança do local. Verifique se há a possibilidade de valorização para o futuro e consulte a prefeitura se o zoneamento do local permite a instalação da sua atividade. 

É essencial observar se há facilidade para encontrar vagas de estacionamento e espaço para carga e descarga de produtos (caso haja necessidade). Se você vai abrir um negócio, os clientes e funcionários precisam chegar até ele, então é válido pensar também no acesso ao transporte público.

Dê uma atenção especial à infraestrutura

Ao visitar o imóvel, certifique-se de que ele é capaz de receber a sua empresa. Além de se preocupar com um tamanho adequado, que garanta o conforto de toda a equipe, é importante determinar o número ideal de salas para a estocagem dos produtos e os melhores tipos de móveis para cada setor.

Procure saber se o local necessita de alguma reforma e confirme se o sistema elétrico consegue suportar todos os equipamentos necessários para o desenvolvimento do seu trabalho. Por fim, assegure-se de que a região em que ele está localizado oferece todos os serviços básicos de que precisa, como um bom sinal de internet.

Lembre-se sempre de que a escolha do espaço se reflete na organização e na produtividade, influenciando diretamente o trabalho realizado pelos funcionários na expansão do negócio e em sua rentabilidade.  

Visite o imóvel em horários diferentes

Observar a área em que o imóvel se localiza durante horários diferentes do dia é o melhor meio de conhecê-la por completo. Repare em questões como a movimentação da rua e os locais onde mais bate sol ao longo do dia.

São esses pequenos detalhes que ajudarão no planejamento da segurança e na organização e distribuição dos móveis no espaço do estabelecimento, por exemplo. Pense que você passará boa parte do seu tempo na empresa, então precisa ter certeza de que ela será capaz de oferecer comodidade, proteção e praticidade para todos que lá trabalham.

Pense no seu público e na concorrência

As pessoas ao redor do local em que você deseja instalar sua companhia se interessarão pelo seu produto ou serviço? Ao comprar um imóvel comercial, você precisa ter a certeza de que ele será relevante para a vizinhança e de fácil acesso para outros clientes em potencial.

Caso seja apenas uma mudança de endereço, certifique-se de que seus clientes fidelizados consigam chegar até você sem dificuldades. Eles devem entender que a nova localização proporcionará mais conforto e uma experiência mais agradável a eles.

Também é interessante observar quais são os possíveis concorrentes próximos a você e se existem outras empresas que, mesmo sendo de outros ramos, podem ter um público parecido com o seu, ajudando indiretamente o seu negócio.

Fique de olho na documentação

Antes de assinar o contrato, verifique se a documentação está em ordem, se os impostos foram pagos e se não há nenhum problema relacionado à legalização do estabelecimento. Leia o contrato com atenção e esteja ciente de todos os seus direitos e deveres em relação ao imóvel.

Além de procurar a ajuda de um corretor de confiança, é indicado que você busque a opinião do advogado da sua empresa. Aproveite para tirar todas as dúvidas sobre a negociação.

Analise os pontos positivos e negativos de cada local

Se deixar levar pela emoção em vez de analisar as possibilidades com racionalidade pode afetar a sua negociação e, consequentemente, o futuro do seu empreendimento. Após iniciar sua pesquisa e visitar os locais de interesse, avalie com calma todas as alternativas.

Faça uma lista com os pontos positivos e negativos, levando em consideração todos os itens que foram pensados durante o seu planejamento. Além de caber no seu bolso e ser bem-estruturado, o imóvel deve refletir o perfil da sua empresa.

Ao comprar um imóvel comercial, o mais importante é pensar nele como um local que precisa motivar a equipe, além de transmitir comodidade e segurança para os clientes. Com o planejamento certo e o alinhamento aos seus objetivos, o investimento em uma nova localização será o primeiro passo para o sucesso do seu empreendimento.

Pensando em procurar uma nova sede para a sua empresa? Assine nossa newsletter e receba mais dicas para encontrar o imóvel ideal para expandir seu negócio!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão