fbpx

Multi CD: entenda como funciona uma estratégia de Multi Centros de Distribuição!

6 minutos para ler

Ter um bom controle do estoque é um desafio para várias empresas, notadamente para aquelas que trabalham com várias unidades espalhadas do negócio. Contudo, existem formas que ajudam bastante nessa questão, como o uso de mais de um centro de distribuição.

Essa é uma maneira de descentralizar o armazenamento de mercadorias, levando em conta a localização geográfica. É um modelo que busca dividir a logística entre vários locais, sendo fundamental para aqueles negócios que atuam em diversos pontos do território nacional.

Dessa forma, o Multi CD (Multi Centros de Distribuição) é uma solução eficaz para esse tipo de problema nas empresas. Porém, é preciso que haja um prévio estudo antes de sua implementação e, por isso, preparamos este texto para que você entenda como funciona essa estratégia. Continue lendo!

Qual o conceito de Multi CD?

Essa expressão significa que a empresa tem, ou terceiriza, as operações relacionadas a armazenagem e entrega em diversos centros com o objetivo de descentralizar a distribuição de produtos. Assim, o produto acaba ficando mais perto do seu destino final.

Dessa forma, a entrega de produtos adquire velocidade e esse processo torna-se mais eficaz, o que otimiza a experiência de compra e faz com que os clientes se sintam muito mais satisfeitos.

Diminuir o tempo de entrega e reduzir os custos operacionais são ações essenciais para qualquer empresa, visto que esses fatores provocam grande influência nas decisões de compra por parte dos consumidores.

Contudo, esse tipo de operação exige galpões em diferentes locais ou empresas especializadas nesse tipo de serviço, além de ser necessário contar com transportadoras em cada base operacional.

Empreendimentos que precisam realizar entregas em todo o território nacional são os mais indicados a adotar uma estratégia Multi CD. Ao distribuir mercadorias em vários centros de distribuição, os custos com frete acabam sendo reduzidos, e os negócios que atuam no e-commerce, por exemplo, podem mitigar os prejuízos com a logística.

O que considerar ao optar pelo conceito de Multi CD?

Existem vários pontos que precisam ser bem averiguados para identificar se utilizar mais de um centro de distribuição é a melhor opção para a sua empresa. Veja a seguir o que considerar.

Custos de manutenção

Utilizar Multi CD exige custos de manutenção, os quais precisam ser melhor analisados para ver se investir nessa opção é o mais viável para o negócio. Alugar um armazém ou um galpão ou então terceirizar esse processo são duas opções capazes de satisfazer toda a demanda da regionalização de entregas.

Ou seja, caso uma dessas opções se torne inviável financeiramente para a empresa, você pode optar pela outra, conforme as necessidades da companhia. Existem situações em que a empresa apresenta condições de arcar com os valores de ambos e vai escolher pela qualidade da experiência ofertada.

É fundamental somar aos custos de armazenamento os valores relacionados ao transporte para alimentação dos estoques locais. No momento em que a soma dos gastos estiver acima do patamar ideal financeiro da empresa, fica nítido que não é uma boa opção investir nesse tipo de operação.

Quando está dentro do planejamento financeiro e existe a confiança de que o Multi CD pode otimizar a experiência do consumidor e, por conseguinte, ampliar as vendas, optar por esse método se mostra muito válido. Com isso, os custos iniciais acabam se tornando um bom investimento por causa do retorno criado por essa ação.

Transportadoras

Já que os produtos serão remetidos para vários locais, é necessário utilizar os serviços de mais de uma transportadora. Isso faz com que o desafio seja maior, visto que, independentemente do destino, a qualidade de entrega das mercadorias a partir de cada centro de distribuição deve ser a mesma.

Dessa forma, é preciso criar uma estratégia de planejamento ao escolher as empresas de transporte, considerando o contrato firmado de serviço a fim de garantir o cumprimento total das demandas.

Ressalta-se que problemas de transporte impactam na experiência de compra do cliente, já que gera dificuldades na entrega de mercadorias. Assim, você deve estar atento ao descumprimento de prazos, ausência de itens etc. que podem comprometer a sua marca.

Quais são as etapas de funcionamento dessa modalidade?

O Multi CD, basicamente, funciona por meio de 3 etapas. Veja a seguir quais são.

Etapa 1

Essa primeira etapa se baseia no levantamento dos itens que estão disponíveis nos centros de distribuição e nos pontos de venda. Dessa forma, a partir daqui se criam soluções com base em dados elencados, como:

  • previsão de demanda das mercadorias;
  • estoque disponível para venda nos centros de distribuição;
  • lead time dos pedidos;
  • ordens de entrega (atuais e posteriores);
  • produção pendente;
  • frequência de entrega;
  • volumes mínimos para compra, armazenagem e distribuição.

Etapa 2

Após a inserção dos dados, os responsáveis pelo centro de distribuição criam um modelo que auxilia no estabelecimento dos recursos necessários para gerar as estratégias da logística, as quais envolvem:

  • a mercadoria necessária, no volume correto, nos locais e períodos ideais;
  • investimentos em estoque;
  • planejamento da capacidade de transporte essencial;
  • precisão de mão de obra, equipamentos e estrutura por centro de distribuição;
  • nível de compras por item.

Etapa 3

Após feita toda essa análise, a estratégia criada para o Multi CD disponibiliza um comparativo entre o que os fornecedores ofertam e os recursos que são necessários. A partir disso, a empresa já terá em mãos quais são as estratégias e ações que devem ser utilizadas para garantir a aquisição, disponibilização e produção exata dos itens, alcançando o equilíbrio entre oferta e demanda.

Contudo, para que essa estratégia se torne efetiva para sua empresa, você deve contar com o apoio de quem entende sobre o assunto. Por isso é importante contratar uma empresa especializada no ramo, como a SÓ GALPÕES, que atua nas áreas de administração, locação e venda de galpões por todo o Brasil, sendo pioneira nesse tipo de segmento.

Enfim, a estratégia de Multi CD é fundamental para as empresas que buscam se adaptar ao novo mercado. Isso fará com que seu negócio cresça ainda mais e alcance os resultados que toda companhia almeja.

E aí, gostou deste post? Entre em contato conosco e saiba como poderemos ajudá-lo a otimizar seu sistema de distribuição de produtos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão