Logística para e-commerce: saiba como ela pode ser otimizada

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Quando o assunto é logística para e-commerce, trata-se de um dos setores mais abrangentes e importantes de todas as operações relacionadas ao comércio virtual. Afinal, o menor equívoco em qualquer etapa pode gerar uma reação em cadeia e causar uma série de problemas, como atrasos nas entregas, ausência de produtos e, é claro, prejuízos para o negócio.

É válido levar em consideração que, quando os processos são bem estruturados, e a empresa conta com uma boa gestão de vendas, até mesmo a qualidade do atendimento ao cliente é influenciada. Por isso, mostraremos as melhores práticas sobre como otimizar a logística para e-commerce. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Invista no aluguel de galpões

Lojas virtuais podem não utilizar espaço físico para vender os produtos ou atender aos clientes, mas, ainda assim, precisam de um local para armazenar o inventário de mercadorias.

Desse modo, investir no aluguel de galpões para o estoque de comércios eletrônicos é uma das primeiras medidas que devem ser tomadas para melhorar a logística para e-commerce, pois isso contribui para a gestão de itens, permitindo que os gestores saibam a quantidade exata de produtos e possam fazer previsões acertadas para realizar a reposição do estoque.

Negocie valores com as melhores transportadoras

Da mesma maneira que é muito arriscado depender apenas de um único fornecedor, não é recomendado contar somente com uma transportadora para realizar as entregas dos produtos de seu e-commerce, pois o menor problema pode causar sérios danos à reputação e à lucratividade do negócio.

Dito isso, além de ter, pelo menos, três opções no “gatilho” — caso ocorra um imprevisto e seja necessário contratar os serviços de outra empresa —, é muito importante negociar os valores com as melhores transportadoras disponíveis. Preze pelo custo-benefício, isto é, pelos melhores valores e pela melhor qualidade, já que o serviço de entrega é um dos fundamentos de uma loja virtual.

Por mais que os Correios sejam uma opção segura, nem sempre oferecem preços que permitam que você cobre um valor competitivo, sem mencionar o fato de que uma greve pode comprometer os seus prazos de entrega.

Pense que, hoje em dia, existe uma vasta gama de serviços de transportação que abrem uma grande margem de possibilidades para a sua loja virtual. A recomendação aqui é pesquisar bastante e unir custo à qualidade.

Organize bem o estoque

O estoque é um dos pontos mais importantes em qualquer e-commerce. Sendo assim, é fundamental que ele esteja devidamente organizado, pois um comércio virtual que não sabe gerenciar o seu estoque está fadado ao fracasso.

Portanto, é muito importante que o gestor tenha ferramentas precisas para organizar item por item do inventário, como um software de gestão que oferece recursos que geram informações sobre todas as questões pertinentes às mercadorias, como os produtos que estão em falta, os que estão em excesso, entre outros aspectos importantes.

Não tenha dúvida de que a organização de estoque servirá como base para outros processos cruciais, como a inclusão de promoções no site, a realização de pedidos para os fornecedores ou a escolha de oportunidades que possam aumentar as vendas.

Conte com bons fornecedores

No contexto de uma loja virtual, os fornecedores podem ser considerados como aliados de negócios. Ou seja, são peças-chave indispensáveis para que tudo funcione de acordo com as expectativas. Por isso, é altamente recomendado que você jamais pare de pesquisar e manter contato com as melhores empresas do setor.

Parcerias bem estabelecidas entre uma loja virtual e fornecedores de produtos podem garantir ótimos índices de vendas e, é claro, a satisfação do consumidor. Afinal, quando há margem para negociação de preços e prazos, a empresa pode oferecer oportunidades muito mais competitivas e sobressair no mercado em que atua.

Monitore as mercadorias enviadas

Hoje em dia, com todo o auxílio que a tecnologia pode proporcionar a empresas de qualquer porte ou segmento de atuação do mercado, não há razão para não usufruir de seus benefícios. No caso de uma loja virtual, uma ótima estratégia de logística é monitorar as mercadorias em tempo real.

Tanto a empresa quanto os clientes serão beneficiados por esses recursos, o que será visto como um forte diferencial competitivo. O fato é que o monitoramento online ajuda a saciar a “ansiedade” do consumidor, que pode acompanhar cada passo que sua mercadoria percorreu até ser entregue.

Sendo assim, conte com transportadores que oferecem a função de rastreamento em tempo real. O cliente ficará muito mais satisfeito com os serviços prestados por sua empresa, a ponto de fazer novas compras e, até mesmo, indicar a marca para outras pessoas.

Informe datas de frete realistas

Se existe um aspecto relevante quando o assunto é logística para e-commerce, são as datas de frete. Oferecer ótimas condições de entrega é crucial para que as vendas sejam satisfatórias. Porém, é preciso trabalhar com base na realidade do negócio.

O que queremos dizer é que não adianta prometer prazos curtos se a empresa não tem qualquer possibilidade de atender às expectativas geradas. Em outras palavras, se a sua loja virtual afirma que pode entregar os produtos dentro de determinados períodos, é fundamental que ela consiga cumprir com o prometido. Caso contrário, a reputação estará em jogo a troco de nada.

Se você pretende fazer o seu e-commerce se destacar competitivamente no mercado em que atua, seja realista e sincero com os seus clientes. É muito melhor indicar prazos realistas, ainda que demorem mais, do que tentar conquistar o público por meio de afirmações que a loja não tem estrutura para cumprir.

Invista em multi CD

Dependendo do porte de sua empresa, investir em multi centros de distribuição (CD) é uma das melhores maneiras de garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos e que os clientes fiquem satisfeitos com a sua marca.

Mais uma vez, vale a pena destacar a importância de alugar galpões logísticos para e-commerce, já que, quanto mais bem distribuídos geograficamente os seus produtos estiverem, maiores as chances de que eles sejam entregues ao cliente final sem correr riscos de atrasos.

Além disso, a estratégia de multi CD facilita a gestão, pois as responsabilidades estarão diluídas entre diferentes equipes da empresa, o que reduz a burocracia e agiliza os processos.

Como você pôde conferir, a logística para e-commerce envolve uma série de etapas e processos que, quando trabalham em conjunto, proporcionam muito mais produtividade ao negócio e garantem a qualidade do atendimento aos clientes. Consequentemente, os consumidores sentem-se muito mais satisfeitos com a sua marca.

As informações abordadas neste post foram úteis para você? Então, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre como estruturar uma logística de entrega expressa na sua empresa!

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