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Logística para e-commerce: por que ela é essencial para ter sucesso

4 minutos para ler

O gerenciamento de uma loja online costuma ser mais complexo do que das lojas físicas. Devido ao funcionamento constante do site, 24 horas, todos os dias, a área da logística para e-commerce deve ser muito bem estruturada, configurando um ponto crucial para o sucesso do comércio eletrônico.

Se você é empreendedor, saiba que a logística para e-commerce melhora a organização, armazenamento, distribuição e transporte de suas mercadorias. Por isso, descubra agora como essa atividade é extremamente relevante para se dar bem no mundo digital!

As vantagens da logística para e-commerce

Que atire a primeira pedra aquele que nunca demorou séculos para receber uma mercadoria que comprou pela internet. Para você ter uma ideia, 61% dos e-commerces têm, atualmente, o atraso na entrega como o principal contratempo do ramo.

Algumas vezes, os problemas estão relacionados ao meio de transporte contratado. Também derivam da má organização de um negócio que não possui etapas delineadas para favorecer o escoamento fácil da produção — gerando diversos prejuízos!

Claro que o desrespeito aos prazos impacta negativamente a experiência de compra do consumidor. Mas quem acha que a logística atua somente sobre a entrega está enganado!

Para evitar muitos transtornos, confira os benefícios da logística para a sua loja virtual:

Programe suas operações

O Sales and Operation Plan, ou Planejamento de Vendas e Operações evita a comercialização de um item que não está mais disponível no estoque. É o caso de produtos que já esgotaram, mas continuam sendo exibidos no site, por exemplo.

Assim, a perda de tempo é reciproca: tanto para o negócio que exibe a imagem de um item em falta — ocupando espaço inutilmente —, como para o internauta que clica para comprar e se depara com a indisponibilidade, sentindo-se contrariado!

Por isso, de nada adianta prever um orçamento lucrativo sem que o planejamento de compra esteja devidamente alinhado ao estoque.

Controle seu estoque

O estoque é outro fator que, quando devidamente controlado, evita o acúmulo ou falta de produtos, além de ser decisivo para equilibrar suas finanças e organizar o espaço de armazenamento.

Inclusive, em se tratando do ambiente físico, uma boa alternativa é alugar um galpão com tamanho suficiente para armazenar mercadorias e economizar gastos com deslocamento de longa distância entre fornecedor-empresa-cliente.

Como a localização da empresa pode interferir em sua estratégia, dois problemas comuns costumam surgir a partir disso: o esgotamento de uma mercadoria que possui alta procura, perdendo várias vendas; ou você pode acabar acumulando produtos desnecessários que ficam empacados no estoque.

Investir em um espaço amplo e considerar os critérios e ferramentas adequadas para acompanhar seu estoque, certamente, minimiza esse tipo de desordem.

Use indicadores de performance

Falar em ferramentas úteis é ressaltar os Key Performance Indicator, ou Indicadores Chave de Perfomance. Eles são usados para medir e analisar o desempenho de processos considerados padrão em seu negócio.

Desde as encomendas feitas aos fornecedores até a entrega do pedido nas mãos do cliente podem ser acompanhados por indicadores logísticos, tais como os conhecidos Order Cycle Time (OCT) ou a Acuracidade de Inventário (conferência das quantidades informadas e armazenadas no estoque).

Domine cada etapa do pedido

Como você já aprendeu a programar suas vendas, controlar seu estoque e aplicar os indicadores de desempenho, saiba ainda que uma logística eficiente requer o acompanhamento de cada etapa do pedido conforme abaixo:

Preparação

Antes de disponibilizar os produtos no site, você precisa identificar a mercadoria para facilitar sua localização e preparação assim que alguma compra for concluída.

Processamento

Para a conclusão da negociação, seu site precisa estar integrado com as operadoras de cartão e empresas antifraude para acompanhar a aprovação do pagamento, conferindo os dados e repassando a solicitação de compra para o departamento financeiro.

Confirmação

Caso a transação seja confirmada, basta providenciar a embalagem e nota fiscal para a área responsável pela expedição (que despacha via Correios ou Transportadora).

Você percebeu a importância da logística para e-commerce para evitar problemas e garantir a saúde e crescimento de sua loja virtual! Mostre aos seus amigos que você está ligado nessa área: compartilhe este post agora mesmo!

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