fbpx

Investimento imobiliário: veja porque você deve investir em galpões

6 minutos para ler

Momentos de virada de mercado são sempre cheios de comentários negativos e de previsões incertas. É muito comum que vários players de mercado sejam cautelosos em seus discursos e que muita gente acabe ficando na defensiva para tentar proteger o seu patrimônio.

Depois de alguns anos de um aquecimento considerável pela facilidade de circulação de recursos e créditos, muitos valores de imóveis e aluguéis foram reajustados. Em seguida, o segmento de residenciais e comerciais de pequeno porte sofreu uma esfriada no ritmo. Ainda assim, quem presta atenção e conhece um pouco do ramo de galpões provavelmente está hoje mais tranquilo.

Neste post você conhecerá os principais motivos pelos quais você deve investir em galpões. Boa leitura!

Melhor rentabilidade

O grande problema das locações de imóveis menores é que elas normalmente acabam gerando muito trabalho perante o resultado. Com várias dores de cabeça a serem resolvidas, as taxas de administração são sobrecarregadas de pequenos serviços que vão corroendo a liquidez do contrato.

Outro ponto é a questão da mudança. Normalmente há sempre uma negociação para que se faça a desocupação ou ocupação de outro imóvel no tempo certo e esses detalhes que necessitam de atenção acabam também tornando o negócio financeiramente menos interessante.

Por outro lado, ao se optar por um investimento imobiliário em galpões, as opções e valores de rendimentos costumam ser muito mais interessantes. É fácil perceber isso avaliando a inadimplência que chega a valores inferiores a 0,05%, em alguns casos.

Vale ainda ressaltar a possibilidade de retornos por meio de taxas de segurança e condomínio, dependendo da locação. Isso sem falar na chance de se ter também rendimentos por meio da hospedagem de uma praça de alimentação para atender a demanda local.

Além disso, tendo uma rotatividade muito menor do que os imóveis de pequeno porte, a locação de galpões torna-se bem mais lucrativa. Isso porque o contrato comercial acaba precisando ser avaliado por várias aspectos técnicos, mercadológicos e comerciais. Nenhum gestor vai pode ter descuido ao tomar uma decisão tão importante e que consiga afetar o negócio sem antes conferir todas as vantagens e riscos da operação.

É importante ressaltar que havendo a valorização do imóvel alugado, os contratos de maiores prazos, de acordo com a lei, podem sofrer majoração dos seus valores, o que resguarda uma boa vantagem para os donos dos imóveis.

Contratos maiores

Confeccionados com base em grandes estudos de viabilidade, avaliações técnicas e um embasamento muito fundamentado, o contrato imobiliário de galpões normalmente exige que o inquilino esteja bem preparado e que acabe investindo em algumas adaptações, mesmo que simples, para poder dar seguimento ao seu próprio negócio.

Motivos como esses, além do próprio tempo gasto na mobilização e desmobilização de maquinários e outros recursos, exigem que o contrato de locação acabe sendo bem mais longo do que os demais tipos de imóveis.

Por isso, não é de se assustar que acordos comerciais sejam firmados com prazos normalmente superiores a 10 anos. Ainda que um imóvel ficasse um período considerável desocupado, aguardando um inquilino  e isso é algo que não acontece , o tempo de locação alargado desse tipo de contrato garante um fluxo financeiro perene e seguro por anos seguidos.

Com operações que demandam tanto investimento e gastos por parte dos inquilinos, a renovação também fica facilitada, já que os custos de mudança de endereço para novas instalações podem acabar não justificando a desocupação do imóvel atual.

Grande demanda

Uma vantagem que não pode ser desconsiderada quanto ao investimento imobiliário no mercado de galpões é a demanda por imóveis. Com o ritmo crescente das cidades e dos grandes centros, os espaços disponíveis para que se possa fazer a instalação de galpões de maior porte é muito limitado.

Ainda que se busque estabelecer a empresa ou o centro de distribuição em uma região um pouco afastada, normalmente essa não é a melhor opção. Os custos logísticos acabam forçando que os empresários se mantenham próximos aos seus clientes.

Basta lembrar que, para tocar um negócio de grande porte, precisa-se de mão de obra, tanto operacional como também de um nível técnico mais elevado. Portanto, para que se tenha disponibilidade e uma folha de pessoal mais barata — e ao mesmo tempo profissional , é preciso estar perto de algum grande centro.

Outro aspecto é o custo de transportes. Estima-se que algo em torno de 70% das despesas de logística estejam diretamente ligadas a ele. Ou seja, ficar longe do público só vai fazer com que essa rubrica tenha valores maiores. Isso sem falar na logística reversa, que é um nível de serviços que envolve boa parte da cadeia de suprimentos e que também fica mais cara a cada quilômetro de distância.

Com um mercado totalmente variado, demandando imóveis de grande porte e com estruturas capazes de oferecer condições de se produzir em grande escala, o mercado de galpões está sempre aquecido e precisando de novos espaços.

É muito comum ter uma vacância próxima a zero em regiões mais centrais. Em outras áreas, mesmo que no entorno de grandes eixos do Sudeste ou regiões de portos, por exemplo, a vacância não costuma passar de 6%, o que é totalmente diferente de mercados voltados para inquilinos residenciais ou pequenos comércios.

Opções de compra e locação

Cabe ainda ressaltar que o investimento imobiliário voltado para galpões pode ser trabalhado por mais de um foco de atuação. A locação é, com certeza, uma grande fonte de renda para aqueles que têm tempo e estão dispostos a aguardar bons rendimentos no passar dos anos.

Contudo, há também a possibilidade de se trabalhar com uma liquidez mais rápida por meio de transações pontuais e objetivas. Com demanda constante, esse mercado também tem espaço para investidores dispostos a trabalhar com a compra e venda de imóveis.

As oportunidades existem, mas é necessário ter um olhar treinado e contar com uma equipe que tenha experiência e, principalmente, bons contatos para que se possa conseguir costurar as negociações mais lucrativas e estratégicas.

Além disso, ter uma empresa capacitada para ajudar no investimento imobiliário auxiliando nas documentações, nas questões legais e propondo dicas de como se pode tirar os melhores resultados, é sempre uma boa opção.

Se você tem interesse em ganhar dinheiro por meio de investimento imobiliário, seja por meio de compra e venda ou locação, entre em contato conosco. Estamos pronto para ajudar a tornar seus negócios mais interessantes e rentáveis.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This