fbpx

Gestão de custos: como melhorar a eficiência operacional da empresa

4 minutos para ler

A cada dia que se passa, é possível encontrar processos mais enxutos e margens de lucros mais condensadas. 

Ações como a otimização de custos e eficiência operacional se tornam fatores imprescindíveis para o posicionamento de mercado e, consequentemente, o sucesso de uma companhia. 

A redução de custos aliada à melhora da performance da empresa são requisitos básicos para que algumas companhias consigam se manter ativas e competitivas em seu respectivo mercado. 

Interessou-se sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e veja como melhorar a eficiência operacional da empresa por meio da gestão de custos!

Analisar o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das práticas mais importantes na gestão de custos. Além de prover informações valiosas como suas despesas e receitas, ele é responsável por todo o futuro da companhia, tendo papel importante no planejamento. 

O fluxo de caixa possui informações essenciais para a gestão do negócio. É possível analisar a projeção das despesas e receitas, conhecendo os prazos de pagamentos e recebimentos. Dessa maneira, a empresa conseguirá negociar melhores prazos, evitando o pagamento de juros altos e aumentando a margem de lucratividade.

Revisar periodicamente os custos e despesas

Uma das raízes da eficiência operacional é a redução de custos e despesas. Mas, não basta cortar gastos sem nenhum critério. Esse tipo de atitude pode ser, inclusive, extremamente prejudicial para a sua empresa.

O ideal é revisar periodicamente os custos e despesas, analisando todas as expensas fixas e variáveis e, ainda, identificando gastos supérfluos e desnecessários. Além de evitar o corte de recursos importantes, a sua empresa contará com a rastreabilidade de tais custos, mantendo um histórico de todas as mudanças efetuadas. 

Envolver a equipe para reduzir custos e melhorar os resultados

Não é possível reduzir gastos e despesas sem a colaboração de todos os profissionais da empresa. Por isso, é necessário envolver toda a equipe e, assim, melhorar os resultados. 

Lembre-se que a comunicação empresarial é indispensável para esse processo. Após a definição de metas e a projeção dos resultados a serem alcançados, é preciso informar toda a equipe.

Uma prática muito comum é solicitar que os funcionários forneçam algumas ideias para reduzir os custos empresariais. Assim, além de informá-los sobre os objetivos da empresa, eles participarão ativamente de todo o processo. 

Certamente surgirão ideias simples e eficazes como o melhor aproveitamento da luz natural, a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, a substituição de eletrodomésticos e luminárias por modelos mais eficientes etc.

Invista na logística

Processos de logística otimizados também fazem parte de uma gestão de custos eficiente. Na compra de matéria-prima, por exemplo, não se pode levar em consideração apenas o custo a ser pago ao fornecedor. É preciso analisar sua localização, bem como os gastos com os serviços para o transporte e a entrega das mercadorias. 

Não se pode ponderar apenas os gastos com aquisições. Deve-se planejar todo o processo produtivo, controlando os principais aspectos e provendo níveis mínimos de qualidade em cada uma das etapas, desde a produção até a entrega ao consumidor final.

Outro fator que deve ser obrigatoriamente analisado são os aspectos internos. A empresa necessita de um determinado espaço para que todo o trabalho dos colaboradores e os processos produtivos sejam devidamente otimizados.

É indispensável ter um galpão que se adéque ao tamanho de sua empresa. Lembre-se que uma boa estrutura pode ser responsável pela otimização do espaço físico, sendo determinante para a quantidade de bens produzidos e, principalmente, para o desenvolvimento do seu negócio. 

Pode-se dizer que uma gestão de custos otimizada e bem gerenciada é capaz de melhorar a eficiência operacional de sua empresa. Invista nesses conhecimentos e veja o cumprimento das metas e objetivos traçados ser uma tarefa mais simples e recorrente! 

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou de nossas dicas? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão