Como ganhar dinheiro na crise? Confira 2 ótimas oportunidades

6 minutos para ler

Em tempos de incerteza econômica, é comum que os empreendedores tenham dúvidas sobre como ganhar dinheiro na crise. A resposta a esse questionamento, muito embora não seja uma fórmula mágica, está ao alcance dos gestores mais engajados — é possível obter uma renda extra a partir de decisões e estratégias eficientes.

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o assunto e, ao fim da leitura, estará mais preparado para reavaliar eventuais oportunidades. Primeiro, abordaremos a importância de pensar em soluções capazes de driblar a crise. Em seguida, compartilharemos duas das principais iniciativas que podem maximizar sua renda mesmo em circunstâncias incertas.

Preparado? Boa leitura e bons insights!

Por que é importante pensar em soluções para superar a crise?

Bons líderes estão habituados a monitorar as variáveis de seus negócios. Métricas de desempenho, por exemplo, envolvem o tempo médio dedicado a cada tarefa e indicam se os resultados, ao fim do ciclo, serão satisfatórios ou deixarão a desejar. 

Nesse contexto, dependendo dos números registrados, geralmente é necessário que os gestores apliquem ações para manter, expandir ou ajustar processos, tornando os fluxos de trabalho mais eficientes, além de lucrativos. 

No entanto, uma crise de mercado costuma fugir ao controle das lideranças. Fatores externos podem interferir nas operações e forçar uma alteração de planos. A boa notícia é que, na prática, é possível lucrar com decisões alinhadas às necessidades do mercado mesmo em períodos de insegurança.

Se você tem um galpão, por exemplo, as chances de continuar ganhando dinheiro na crise são grandes — e devem ser propriamente aproveitadas. O espaço pode ser direcionado para propósitos diversos, correspondendo às demandas de setores em desenvolvimento, tais como e-commerce.

Além disso, para que você possa adequar seu negócio ao novo cenário — que, acima de tudo, é volátil e flexível —, é importante implementar soluções alternativas com agilidade, permitindo que os lucros sejam preservados mesmo durante a crise.

Quais são as melhores estratégias para ganhar dinheiro na crise?

Ganhar dinheiro na crise está longe de ser uma utopia. Com uma visão coerente do mercado e um bom planejamento estratégico, você pode tomar ações que assegurem uma resposta positiva diante da incerteza. 

No caso da disponibilidade de galpões, por exemplo, há boas possibilidades de explorar a demanda — mesmo se a economia, de forma geral, apresentar indícios de queda. Conheça duas das principais soluções para manter a lucratividade.

1. Alugue o galpão para setores em crescimento

As crises não são uniformes, por isso, tendem a não atingir todos os segmentos da mesma forma. Isso quer dizer que, enquanto um setor registra queda de faturamento, sofrendo impactos severos, outro pode sentir a alta demanda e, assim, maximizar seus lucros.

Portanto, alugar o galpão pode ser uma boa opção para ganhar dinheiro, já que determinados setores mercadológicos precisarão expandir operações — e um novo centro de distribuição (CD), por exemplo, pode fazer parte dos planos. 

E-commerce

O e-commerce cresce a passos largos no Brasil e no mundo. Por aqui, segundo uma pesquisa divulgada pela Compre&Confie, o comércio on-line cresceu mais de 22% no último ano, acumulando um faturamento de R$ 75 bilhões em 2019. 

Números tão expressivos indicam que as vendas digitais estão aquecidas e, em função disso, é bastante provável que a distribuição eficaz dos produtos, com fretes mais baratos e rápidos, seja uma prioridade das empresas. Um CD estratégico, equipado e bem localizado pode ser exatamente o que um e-commerce vai procurar. 

Então, surge uma excelente oportunidade para galpões disponíveis. Certifique-se de que seu o seu imóvel possa ser facilmente encontrado.

Indústria alimentícia

Outro ramo bastante sólido é, sem dúvida, o da indústria alimentícia. Nele, o escoamento de alimentos é constante e precisa ser feito com a devida agilidade. Como os itens são perecíveis, tanto o armazenamento quanto as rotas de entrega devem figurar entre as preocupações mais prioritárias da alta administração.

No intuito de otimizar recursos, reduzindo custos com manutenção de galpões próprios, muitas empresas alimentícias têm optado pela terceirização do imóvel. Ao locar o galpão, a indústria tem mais autonomia e tranquilidade para focar no core business do negócio, investindo tempo — e dinheiro — nos diferenciais de seus produtos e serviços.

Construção civil

Durante uma obra de grandes proporções, costuma haver duas demandas complementares — é preciso garantir a integridade da matéria-prima e convém ter praticidade no momento de resgatar os insumos necessários a cada parte da construção.

O aluguel de um galpão pode ser especialmente útil para atender a ambas. O imóvel funciona, então, como um estoque temporário, oferecendo comodidade e segurança na entrada — compreendendo, também, o período em que o item aguarda no estoque até ser requisitado no canteiro de obras — e na saída das matérias-primas. 

2. Disponibilize para depósito pessoal

Um galpão grande pode ser convertido em pequenos espaços individuais para acomodar pertences pessoais e/ou corporativos. Parece estranho? Vale lembrar que essa tendência já chegou ao Brasil e, ao longo dos anos, vem ganhando cada vez mais adeptos. 

É cada vez mais comum que pessoas físicas e jurídicas se deem conta de que precisam de um espaço maior para armazenar objetos que não são usados com frequência suficiente. Ao identificarem essa necessidade, encontram a solução em um depósito profissional. Para você e para o seu imóvel, pode ser uma boa oportunidade de diversificar a atividade e, assim, manter os lucros operacionais. 

Diante disso, fica evidente que, de fato, ganhar dinheiro na crise não é apenas possível, mas também bastante viável. Um galpão bem localizado, adequado às necessidades de empresas e/ou pessoas, desponta como um recurso com alto potencial de capitalização — que deve, é claro, ser muito bem aproveitado. Você só precisa dedicar tempo à análise, estratégia e validação do negócio. Vale a pena investir.

Este artigo foi útil e ajudou você a repensar as táticas e as soluções que considerou para superar a crise? Ótimo! Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar a faturar mais mesmo em tempos incertos. Sucesso e até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Receba nossos conteúdos em primeira mão