Descubra agora como identificar o potencial do seu galpão

6 minutos para ler

Caso você seja proprietário ou esteja investindo em um galpão, com o propósito de locação, algumas dicas são fundamentais. É importante, antes de tudo, saber identificar o potencial desse lugar e as demandas dos futuros locatários.

Assim, você descobrirá se pode supri-las, além de poder locar quanto antes seu imóvel, pelo melhor valor possível. Você deve identificar todas as principais características que os inquilinos futuros procuram em um galpão. Por exemplo, quais são suas necessidades e seus objetivos com o espaço?

No mercado, há muitos imóveis desse tipo, em grande quantidade e variedade. Portanto, alguns cuidados são necessários antes de anunciá-los! Veja a seguir quais são os principais deles.

Verifique a estrutura e o tipo de galpão em questão

O galpão precisa, impreterivelmente, apresentar estruturas e condições adequadas para ser alugado. Se ainda for adquiri-lo, busque saber a data de construção do imóvel e vistorie por completo. Certifique-se de que colunas, encanamentos e paredes se encontrem em ordem. Sem contar, claro, a parte elétrica. Veja também se há alguma irregularidade em geral.

Conforme os tipos de empreendimentos de seus futuros locadores, diferentes modelos de galpões poderão atender melhor às suas demandas. Isso dependerá de fatores como o espaço de que precisam, o tamanho das empresas e o setor em que atuam. O tipo de galpão varia entre os industriais, os logísticos, como os centros de distribuição, os comerciais, entre outros.

Observe os diversos designs e materiais com que são construídos os galpões. Demandas provisórias, por exemplo, poderão se servir do galpão do tipo inflável ou de lona, com montagem e desmontagem ágeis e práticas. Por outro lado, uma empresa que busca espaços amplos para atividades longevas, incluindo escritórios, poderá se valer do galpão com mezanino.

Considere o tamanho mais adequado para o imóvel

É recomendável estudar os tamanhos adequados para os galpões, de acordo com as rotinas das empresas. Considere as necessidades que elas têm atualmente, bem como suas futuras demandas, pois qualquer negócio almeja crescer e se expandir com o tempo. Antecipando-se a isso, você previne eventuais problemas, como estoques perdidos ou inúmeras emergências.

Os espaços externos do galpão são outros fatores a serem ponderados. Não se esqueça: caminhões e outros veículos têm de estacionar nesses locais, com área suficiente para descargas e manobras. O espaço externo reduzido toma muito tempo durante tais tarefas, tornando os processos menos produtivos, o que coloca em risco os prazos da empresa.

Fique atento à localização estratégica de seu galpão

O galpão que será alugado precisa, ainda, estar muito bem localizado. Portanto, antes que você feche negócio, avalie diferentes aspectos relacionados à localização. A acessibilidade é um dos mais importantes. As chegadas e as distribuições de produtos têm de ser favorecidas. Como é o entorno do local? Ele permite fácil acesso a caminhões, por exemplo?

É igualmente essencial a análise das possibilidades de desenvolvimento de determinadas regiões, o que pede um panorama cauteloso dos potenciais locais e pesquisas sobre as políticas públicas e privadas do município. Galpões estrategicamente localizados não só reduzem gastos, como ainda tornam os negócios mais competitivos em seu mercado.

Leve sempre em conta a distância entre o piso e o teto

As distâncias entre o chão e o teto do galpão são conhecidas como “pés direitos”. Trata-se de um fator de grande importância, de modo que os trabalhadores que atuem ali estejam seguros. As alturas variam conforme os tipos de galpões. Os que armazenam insumos devem ter em torno de doze metros de altura. Os produtos precisam ser adequadamente acomodados.

Veja se a localidade é devidamente ventilada

Os espaços dos galpões precisam ser bem ventilados. Isso favorece ambientes arejados, prevenindo-os contra a presença de muita sujeira, umidade ou diferentes inconvenientes. Sem contar que esse cuidado garante que o local não aqueça demasiadamente. Eis um risco comum em galpões e suas áreas de armazenamento.

Garanta toda a segurança nesses tipos de imóveis

Outra característica que não pode ser esquecida ao investir em um galpão para locação consiste na segurança oferecida. Capitais humanos, produtos e equipamentos precisam ser muito bem preservados. Isso dependerá, em parte, da estrutura física do local. Hoje em dia, os aparatos tecnológicos são fundamentais para garantir segurança total ao seu imóvel.

Seu galpão ainda não conta com monitoramentos feitos por câmeras, sensores, alarmes e portarias eletrônicas, por exemplo? Invista nesse tipo de recurso. O sistema de segurança varia em relação às atividades e modelos de empresas que ali atuarão. O ideal é contratar profissionais qualificados, que definirão os melhores meios de proteger o imóvel.

Procure locar um galpão com iluminação adequada

Os ambientes dos galpões necessitam também de uma ótima iluminação, para que as atividades realizadas ocorram mais facilmente. Sem contar que, bem iluminados, os produtos e as máquinas apresentarão boa visualização, inclusive à noite. Não se esqueça de que, até durante o dia, um galpão cheio de estocagem geralmente é bem escuro.

Uma alternativa para que futuros inquilinos não tenham tantos gastos com contas de luz é aproveitar a iluminação natural. Ela pode ser alternada com a luz elétrica, por meio de uma estrutura translúcida instalada no teto do galpão. Invista, ainda, no tipo de lâmpada de maior potência possível, para iluminar bem o local durante as noites.

Conte com o auxílio de uma empresa especializada

Com tantos fatores a serem analisados e considerados a respeito dos galpões, conte com o auxílio de uma consultoria. Empresas especializadas nesse tipo de imóvel te ajudarão a encontrar os locatários perfeitos. Além disso, você saberá como fazer a divulgação do imóvel com mais eficiência. Procure empresas experientes e confiáveis para essa tarefa.

Como vimos, locar um galpão que atenda a todas as demandas das empresas exige vários cuidados. Antes de investir no imóvel, muitos detalhes essenciais devem ser levados em conta. É normal que você não tenha tempo e experiência suficientes para cuidar de tudo isso sozinho. Portanto, loque mais rapidamente seu galpão com a ajuda das consultorias!

E aí, gostou de conhecer mais a respeito dos galpões, suas particularidades e como locar com mais rapidez? Esperamos ter ajudado você a tirar suas dúvidas sobre o tema. Não se esqueça de compartilhar essas dicas em suas redes sociais! Com certeza seus contatos também gostarão de ficar por dentro do assunto.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Receba nossos conteúdos em primeira mão