Galpão Comercial: tudo que você precisa saber

6 minutos para ler

Cada vez mais o galpão comercial tem se tornado indispensável para negócios dos mais diferentes segmentos. Principalmente por conta do crescimento do e-commerce.


Hoje, contar com um espaço de armazenamento, principalmente em regiões decentralizadas, pode reduzir e muito os custos logísticos da sua empresa. Além disso, ele também possibilita a ampliação do estoque, melhora da organização e até mesmo pode aumentar o potencial do seu empreendimento.


Contudo, muitos empreendedores ainda ficam em dúvida sobre o que define esse tipo de espaço e como escolher um que realmente atenda as necessidades do negócio. E nesse post vamos mostrar tudo o que você precisa saber para tomar a melhor decisão.


O que é um galpão comercial?
O galpão comercial é um espaço voltado para armazenamento e que fica situado em regiões estratégicas para otimizar a logística de um negócio. Um dos grandes diferenciais desse tipo de local é a infraestrutura.


Você pode encontrar alternativas que tenham não apenas o espaço de armazenamento, mas também banheiros, vestuário, escritórios e até recepção para clientes. Ou seja, é uma extensão da sua empresa.


É possível encontrar opções para todos os tipos de segmentos e empresas. Desde e-commerce até empresas apenas com lojas físicas. Entre as principais características desses galpões estão:

  1. Localização estratégica
    A primeira característica desse tipo de espaço é a sua localização. De modo geral esses galpões podem ficar em regiões centrais ou periféricas, de modo a facilitar o processo de logística.
    Por conta da expansão do e-commerce e das vendas para o interior, há um crescimento na oferta de locais mais “afastados”, mas que acabam por otimizar a entrega para regiões como Norte, Nordeste e interior.
  2. Segurança
    Um bom galpão comercial também tem como diferencial a segurança. De modo geral esse tipo de estrutura tende a ter portão eletrônico, sistema de alarme e muitas vezes circuito interno de câmeras justamente para que a sua empresa tenha toda a proteção necessária. Dependendo do tipo de local, é possível encontrar até mesmo comodidades como vigilância noturna ou portaria 24 horas.
  3. Flexibilidade de organização
    Outro grande diferencial desse tipo de espaço é a flexibilidade organização. O galpão comercial permite que você escolha a dinâmica de estoque do seu negócio, conforme as necessidades do mesmo.
    Ele pode permitir tanto um armazenamento horizontal, como o vertical que é o mais comum.
    Como escolher um galpão que atenda as necessidades do seu negócio?
    Identificar o local perfeito para o seu negócio é uma tarefa que exige ampla pesquisa.
    Principalmente por que você deve considerar não apenas as demandas atuais do seu negócio,
    como as futuras.

E para te ajudar nós separamos algumas dicas. Confira!

  1. Faça um checklist do que o seu negócio precisa
    A primeira coisa a ser feita é um checklist do que o seu empreendimento. Basicamente, você deverá listar tudo aquilo que o galpão precisa ter para atender o seu negócio.
    E aqui é fundamental que haja todo um estudo por trás dos itens elencados. É preciso saber as reais demandas do seu empreendimento, bem como prever as do futuro.
    Por exemplo, vamos supor que no momento você atenda apenas com lojas físicas e precisa de
    um espaço para o seu estoque. Contudo, no seu planejamento estratégico a sua empresa
    planeja abrir um e-commerce no próximo ano.
    Logo, você procura um espaço não apenas para o estoque das unidades físicas, mas para a loja
    online. Para facilitar o processo de elaboração do checklist, faça a si mesmo as seguintes
    perguntas:
     O galpão será o principal espaço de armazenamento ou uma segunda unidade?
     Qual o tamanho do espaço que é necessário atualmente? E para os próximos 2 anos?
     Qual o tipo de organização será feita, vertical ou horizontal?
     Que tipo de localização é a ideal para meu empreendimento?
     Eu preciso de uma estrutura para atender clientes no galpão?
     Qual o espaço necessário para despachar mercadorias?
  2. Visite pessoalmente os espaços que você está avaliando
    Mais uma das dicas para você tomar a melhor decisão é visitar os espaços que estão sendo avaliados. Isso te ajudará a ter uma noção mais real do tamanho, tipo e localização do galpão.
    Inclusive, nessa visita você já deve fazer testes e tirar dúvidas para saber qual local que realmente atenda as suas necessidades. Desde o tamanho máximo de prateleiras verticais, até quantos veículos cabem no pátio. Tudo isso deve ser levado em consideração.
  3. Veja o que está incluído no contrato
    Para evitar surpresas, também é indicado verificar o que está incluído no contrato. Por exemplo, alguns donos de galpões colocam a responsabilidade da manutenção do espaço sob a responsabilidade de quem aluga. Já outros se responsabilizam sobre toda a manutenção
    preventiva.
    Então sempre leia com atenção todas as cláusulas do contrato.
  4. Avalie os acabamentos, pisos e infraestrutura de modo geral
    Determinados tipos de negócios precisam de características bem específicas. Por exemplo, se a sua organização será vertical, obviamente será necessário espaço entre corredores para a empilhadeira. Dependendo do peso das suas mercadorias, o piso precisará ser mais reforçado. Verifique todos esses detalhes antes de tomar uma decisão. Lembre-se que esse tipo de espaço precisa atender não apenas a parte logística, mas de armazenamento do seu negócio.
    Então precisa ser bem localizado, mas conter toda a estrutura que o seu empreendimento necessita.
  5. Acesse a Só Galpões

Por fim, a última dica para você acertar na hora de escolher o seu galpão comercial é acessar a Só Galpões. Somos especializados em administração, locação e venda de espaços do gênero e temos anos de experiência no mercado.


Nosso catálogo online possui centenas de alternativas para empresas de todos os portes e seguimentos. Desde pequenos empreendedores em busca do primeiro estoque, até grandes lojas virtuais que querem ampliar a logística.


Além de todas as opções disponíveis em nosso site você ainda pode nos enviar uma solicitação de imóvel. Basta enviar as características que você procura, como metragem, tamanho de pé direito e localização, e um dos nossos profissionais entrará em contato para mostrar as melhores alternativas para atender as suas necessidades.


Acesse nosso catálogo e confira as opções disponíveis.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Receba nossos conteúdos em primeira mão