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Aprenda como estruturar uma logística de entrega expressa na sua empresa

4 minutos para ler

O ato de entregar mercadorias, quando bem gerenciado, é capaz de melhorar a imagem da empresa diante do público, fidelizando clientes e garantindo novas vendas no futuro. Porém, é preciso que o consumidor receba o que encomendou dentro do prazo combinado.

Muitas vezes, o consumidor tem pressa para receber a sua encomenda antes do prazo estabelecido a ponto de concordar em pagar um pouco mais por isso. Essa prática é conhecida como entrega expressa.

Para que você entenda melhor como funciona esse tipo de entrega e como ela pode ser implementada no seu comércio eletrônico, preparamos este artigo especial. Acompanhe-o para saber mais!

O que é entrega expressa?

De forma simplificada, é uma modalidade de entrega mais rápida oferecida por e-commerces. Nela, um produto pode ser enviado até no mesmo dia em que foi solicitado pelo usuário, assim que a confirmação do pagamento é realizada.

A partir do momento em que a compra é confirmada, o pedido passa a ter prioridade. Portanto, a equipe já o separa no estoque para que ele seja embalado e preparado para envio o mais rápido possível. Depois, o produto é direcionado a uma transportadora especializada em entrega expressa.

Geralmente, esse tipo de serviço costuma estar disponível nos dias úteis (segunda a sexta). Porém, é importante destacar que a entrega expressa depende da distância entre a localidade de destino do item e o centro de distribuição, além da disponibilidade da mercadoria em estoque.

Quais são os tipos de entrega expressa?

Existem mais de sete modalidades diferentes de entrega expressa, mas, como esse não é o foco do artigo, mostraremos apenas alguns exemplos.

Same day delivery

Como consta no termo, é a modalidade na qual a entrega do item ocorre obrigatoriamente no mesmo dia. Sua característica mais marcante é a agilidade. Apesar de custar um pouco mais que outras categorias, o consumidor que opta por esse modal está disposto a arcar com o custo por causa da comodidade e rapidez que ele proporciona.

Next day

Nessa modalidade, a entrega da encomenda é realizada apenas no dia posterior à confirmação do pagamento. Trata-se de um modelo interessante para consumidores que têm pressa, mas não podem receber o produto no mesmo dia da compra.

Lockers

Nessa categoria, o pedido do cliente é deixado em um armário que geralmente fica localizado em postos estratégicos de uma cidade ou dentro do próprio estabelecimento físico. Essa alternativa é ótima para lojistas que desejam evitar custos com transportadoras.

Como acelerar as entregas na empresa?

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o assunto, mostraremos os principais pontos que o seu negócio deve levar em consideração para fornecer entrega expressa. Entre eles, podemos citar:

  • administre o estoque — de preferência, tenha um local físico para estocar os produtos, já que eles precisam estar disponíveis a partir do momento em que a compra é confirmada;
  • planeje-se com a transportadora — certifique-se de poder contar com empresas confiáveis que garantam que a entrega será realizada dentro do prazo combinado com o cliente;
  • utilize tecnologia — existem softwares que ajudam a gerenciar os pedidos e conciliá-los de acordo com a disponibilidade de produtos em estoque, mostrando ao cliente se é possível realizar uma entrega expressa.

Por que um galpão físico é importante para agilizar as entregas?

Ainda que a entrega expressa seja uma modalidade amplamente praticada por comércios eletrônicos, não significa que não há necessidade de ter um espaço para armazenar as mercadorias.

Caso um cliente realize uma compra hoje e opte pela modalidade de entrega expressa, é necessário ter o produto disponível nos inventários para que ele possa ser enviado rapidamente. É exatamente nesse ponto que um galpão físico mostra-se como uma peça fundamental nos processos logísticos de um e-commerce que trabalha com entregas rápidas.

Como você pôde conferir neste artigo, a entrega expressa é uma alternativa muito interessante para consumidores que têm pressa para receber os seus produtos. Para que a empresa ofereça essa alternativa, é preciso ter infraestrutura e organização.

Este artigo foi útil para você? Então, não deixe de conferir também o nosso post sobre as 4 principais tendências de estrutura de galpões!

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