fbpx

Entenda o que é o galpão de armazenamento Classe A

6 minutos para ler

Existem diferentes tipos de galpão de armazenamento. Escolher o ideal é da máxima importância para aprimorar os processos de logística, e contar com um espaço apropriado é muito importante para se destacar no atual mercado tão concorrido.

O armazenamento Classe A é um ambiente pensado para proporcionar mais facilidades além das já convencionais. A infraestrutura apresenta pé direito a partir de 12 metros e seu piso é nivelado a laser, o que reduz o desgaste das empilhadeiras, além de apresentar uma resistência em torno de 6 toneladas por metro quadrado.

Saiba mais sobre essa proposta ao fazer a leitura deste post!

Os critérios de classificação e tipos de galpão

De acordo com uma pesquisa efetuada pela Building, o galpão industrial e logístico Classe A é aquele que recebe pontuação média a partir de 3,0 conforme os seguintes critérios:

  • pé direito mínimo (m de altura);
  • piso (t/m2);
  • área (m2);
  • eficiência (área fabril/área locável total);
  • distância entre os pilares (m);
  • sprinklers (chuveiros automáticos);
  • tipo de galpão;
  • pátio de manobras;
  • vagas de espera;
  • certificação de sustentabilidade.

A partir da média 3,0 até 5,0, todo galpão é de Classe A, sendo que, a partir de 3,5, ele é classificado como AA e, a partir de 4,0, Classe AAA.

Essa categoria de galpão reúne diferenciais e facilidades que vão além das convencionais presentes em outros armazéns e locais de armazenamento, com espaços mais amplos, melhores possibilidades de operação e maior capacidade para veículos pesados.

A localização e os espaços de um galpão Classe A

Os módulos de um galpão de armazenamento Classe A são diferenciados. Assim, as empresas realizam diversas etapas da Supply Chain sem grandes dificuldades.

A localização também é importante, pois os galpões Classe A são bem situados do ponto de vista estratégico, perto de grandes centros urbanos, com acessibilidade para as principais saídas de cargas, como aeroportos, rodovias e portos.

Os espaços destinados ao estacionamento e às manobras dos veículos são amplos e comportam um grande fluxo de veículos leves e pesados.

Sua constituição vai além da infraestrutura de armazenagem, contemplando também pontos fundamentais para o bom funcionamento das empresas, como refeitórios, vestiários e salas de apoio.

Possibilidade de planejar melhor sua gestão e logística

Independentemente do tipo e da quantidade de mercadorias que serão movimentadas no galpão, você será capaz de ter qualquer tipo de operação atendido. E como não precisará se preocupar com eventuais problemas em telhados e lajes, dificuldades de acesso, equipamentos de segurança ou outros do tipo, poderá se concentrar na preparação de um serviço de logística minucioso e com altíssima qualidade.

Você contará com maior eficiência de ocupação do espaço — até mesmo repensar sua logística e investir, por exemplo, em ações de logística reversa ou otimizar seu processo de distribuição de produtos nas praças de atuação da empresa.

O galpão de armazenamento Classe A, que geralmente é disponibilizado para locação, poderá ser escolhido de forma estratégica para contribuir para o melhor fluxo logístico de distribuição de mercadorias para os destinos finais.

Tudo isso, sem dúvida, ajuda a tornar a empresa mais competitiva diante de outras organizações, pois garante grande economia de tempo e de recursos para sua organização.

As principais diferenciais e as vantagens do galpão de armazenamento Classe A

Agora que já sabe mais sobre o galpão de armazenamento Classe A, vale observar alguns de seus principais diferenciais e vantagens em relação a outros tipos de galpão.Veja a seguir.

Localização estratégica

Como mencionamos, a localização estratégica é uma das mais importantes características do armazenamento Classe A. A fim de melhorar as operações de recebimento e envio de cargas, os galpões são edificados em vias de fácil acesso, próximo saídas de cidades ou corredores de ligação.

Infraestrutura completa para mix de produtos

Os galpões do tipo Classe A oferecem infraestrutura completa para qualquer tipo de operação e movimentação de estoques. Há espaços para a execução de boa qualidade dos serviços de logística, atendendo às necessidades mais variadas das empresas em estruturas modernas e multifuncionais.

Proteção contra incêndio

A segurança também é uma vantagem e um diferencial de galpões de armazenamento Classe A. Eles passam por um planejamento bem pensando, levando em conta os recursos mais sofisticados que garantem aos espaços maior segurança para produtos e pessoas.

As áreas são protegidas contra incêndio e edificadas de forma a facilitar operações de salvamento e saída de emergência, no caso de incêndio ou outras situações adversas. Contam com equipamentos como hidrantes e sprinklers que asseguram proteção para as atividades com maior risco de incêndio.

Redução de custos por rateamento de despesas e de manutenção

Pelo fato de geralmente apresentarem grandes dimensões, os galpões Classe A permitem que diferentes empresas compartilhem áreas comuns, sem que isso resulte em prejuízo para alguma delas, como problemas na separação de pedidos e erros de expedição.

Ao contrário, os espaços utilizados tornam-se bem mais lucrativos. O compartilhamento favorece a redução dos gastos, pois eles podem ser rateados. É o caso das vigilância, portaria, manutenção geral e das taxas administrativas.

Melhoria nos processos de distribuição e de atendimento ao cliente

Um bom galpão também favorece o processo de distribuição. O armazenamento Classe A dispõe de infraestrutura apropriada e layout desenvolvido, o que contribui para tornar mais rápido e mais eficiente o processo de separação dos pedidos, ou picking.

Dessa forma, o lead time dos pedidos tende a ficar mais curto. Consequentemente, o atendimento aos clientes melhora, assim como as possibilidades de satisfazê-los com o know-how da empresa.

Boa flexibilidade para possíveis expansões

O galpão de armazenamento Classe A facilita a expansão do negócio porque a área de trabalho é grande e de boa qualidade. Todas as vezes em que a organização tiver necessidade de ampliar o fluxo de trabalho, contará com as mesmas vantagens no local. Esse tipo de galpão pode aprimorar qualquer negócio.

É importante escolher, na hora de alugar o espaço de armazenamento, uma empresa que apresente alta expertise em construções relacionadas a galpões de armazenamento, com o melhor custo-benefício. Também deve oferecer infraestrutura completa (incluindo segurança otimizada) e localização estratégica.

O que achou de nosso post sobre galpão de armazenamento Classe A? Gostaria de alugar um deles? Deixe seu comentário nos espaços abaixo e enriqueça o conteúdo.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This