fbpx

Entenda a influência do espaço na organização da empresa

3 minutos para ler

Independentemente do setor que atua ou dos serviços que oferece, uma organização está sempre em busca de rentabilidade. Para isso, é necessário um bom planejamento estratégico, metas e objetivos claros, um time engajado, entre outras coisas. Tais preocupações são fundamentais para o desempenho da companhia, no entanto, para se destacar ainda mais m relação à concorrência, é necessário observar, também, como o espaço e a organização da empresa estão influenciando no seu rendimento.

O espaço físico de uma empresa está mais atrelado à otimização de tempo, de recursos materiais e experiência de marca do que você imagina. Veja a seguir algumas dicas sobre esse assunto.

Como o espaço e a organização da empresa podem torná-la mais rentável:

Otimização de tempo e recursos

Este primeiro ponto é fundamental, especialmente para empresas que possuem galpões e armazéns, seja para estocagem ou produção. Dependendo da disposição física dos setores e dos maquinários, você poderá aumentar sua produtividade, reduzindo o tempo nas linhas de montagem ou no recebimento e expedição de mercadorias, além de otimizar a necessidade de mão de obra e de equipamentos.

Otimização é sinônimo de agilidade. Um galpão que possui facilidade para entrada e saída de veículos, como caminhões e carretas, bom espaço para manobras e uma disposição interna eficiente, agiliza bastante o serviço de transporte. Não é nenhuma surpresa que espaço e logística caminham juntos, não é mesmo?

Facilidade na comunicação

Dependendo da forma como o layout está pensado, podemos evitar um deslocamento desnecessário de funcionários entre as áreas da empresa, ou mesmo a aglomeração de pessoas em um mesmo ambiente. Setores que interagem entre si devem estar em uma localização estratégica e de fácil acesso, possibilitando que as pessoas que trabalham em conjunto fiquem próximas, evitando ruídos de comunicação e facilitando a organização dos processos da organização.

Experiência de compra

Várias empresas já perceberam que a experiência dos clientes em seus espaços físicos se torna um grande diferencial competitivo, aumentando as vendas. Oferecer um ambiente agradável através da arquitetura, decoração, harmonização do layout e até através de aromas, torna os espaços estimulantes para os clientes e consumidores.

Alguns exemplos de empresas que investem muito na experiência em suas lojas são a Apple e Nespresso. Entretanto, seja em um galpão, uma loja física ou um escritório, o espaço físico sempre poderá proporcionar uma experiência diferente e agradável para seus públicos, resultando em bons negócios.

Agora que você já sabe como o espaço e a organização da empresa podem influenciar diretamente nos seus resultados, convidamos você para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as notícias sobre gestão de empresas, consultoria em galpões e muito mais!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão