Entenda a importância do planejamento para construir um galpão

4 minutos para ler

Nas últimas décadas, grandes empresas e indústrias estão focadas em um ritmo de fabricação acelerado. Por causa disso, é fundamental contar com um espaço adequado para armazenar produtos e matéria-prima.

Ele deve ser bem protegido e com uma infraestrutura segura para que tudo seja conservado de maneira adequada. Assim você conseguirá evitar retrabalho, reajustes e ainda ter uma boa procura para aluguel.

Daí a importância do planejamento para construir galpão. Já pensou sobre o assunto? Continue a leitura para saber mais!

Por que é importante planejar esse projeto?

Com um planejamento para construir galpão, você garante algumas vantagens para o projeto e para o seu bolso. Aqui está uma lista que justifica a importância de ter esse cuidado.

Bom dimensionamento de águas pluviais

A inclinação das calhas é essencial para o escoamento correto de águas pluviais. Ao planejar o empreendimento, é possível fazer um bom dimensionamento e assegurar que a sua mercadoria não seja atingida com a chuva.

Correta ligação com a rede de água e esgoto/drenagem

Essa é uma questão fundamental inclusive para que o espaço seja regularizado. Somente um planejamento específico permite a correta ligação com a rede de água e esgoto ou drenagem, para não atrapalhar processos de abastecimento e descarte.

Estrutura segura para o telhado

De nada adianta um galpão enorme se a estrutura do telhado não é segura. A qualidade técnica nesse ponto é indispensável, inclusive para que o local tenha conforto térmico.

Orçamento preciso

O planejamento também é importante para que o projeto se mantenha dentro do seu orçamento. É claro que algum impasse pode acontecer, mas ao seguir à risca a proposta inicial, dificilmente você terá que arcar com excessos ou prejuízos.

Identificação de riscos

Por fim, ainda vale citar a possibilidade de identificar riscos mais rapidamente. Assim, mudanças no projeto poderão ocorrer antes mesmo do início da obra.

Como realizar o planejamento para construir galpão?

Agora que você já sabe da importância do planejamento para construir galpão, pode iniciá-lo com cuidado redobrado. Não sabe por onde começar? As dicas são simples, veja só!

Escolha o local ideal

Primeiro, avalie qual atividade será realizada no galpão. Dessa forma, será possível escolher o espaço e a localização ideal para ele, além de definir se será aberto ou fechado.

Defina o tipo de parede

Em seguida, o tipo de parede deve ser definido. Em geral, galpões possuem paredes feitas de blocos de concreto, mas dependendo da atividade, pode ser necessário reboco ou algum acabamento diferenciado.

Decida qual será o piso

A mesma recomendação é válida para se decidir a respeito do piso. Para armazenamento de produtos, insumos e maquinários em geral, a pavimentação em concreto usinado é a mais indicada. Esse piso possui uma malha metálica que garante boa capacidade de carga e seu polimento facilita a limpeza, conservação e trânsito de empilhadeiras. Também há galpões com piso em asfalto, em cimento e em cerâmica, como é o caso de alguns voltados à industria alimentícia.

Conte com uma empresa especializada

Procure por uma empresa especializada para que sua construção seja facilitada, prática e rápida. Isso evita muitos atrasos e ajuda o projeto a caber tanto em seu bolso quanto no espaço que você tem disponível.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância do planejamento para construir galpão, pode se preparar melhor para fazer esse investimento. Com bons resultados, não há dúvidas de que ele será locado mais rapidamente e você ainda evitará problemas com o inquilino.

Quer se informar um pouco mais sobre como fazer esse projeto? Confira 4 tendências de estrutura de galpão para planejar o espaço perfeito.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Receba nossos conteúdos em primeira mão