Conheça os melhores tipos de telha para galpão

6 minutos para ler

Na hora de construir ou até mesmo alugar um espaço de armazenamento é importante verificar todos os detalhes da estrutura, inclusive o tipo das telhas para galpão

Nós já comentamos aqui no blog no post “Infiltrações nos galpões: como resolver e prevenir” que a escolha desse material pode interferir em vários aspectos, inclusive na proteção e durabilidade da infraestrutura.

Logo, é importante entender a diferença nos tipos de materiais para tomar a melhor decisão na hora de construir, reformar ou alugar um galpão. 

Tipos de telhas para galpão

Atualmente, com o avanço do setor de materiais para construção civil, existe uma grande variedade de telhas para galpão. E abaixo nós vamos falar um pouco sobre cada uma e quais os diferenciais. Confira! 

  • Telhas metálicas 

Esse é o tipo mais utilizado dentro do segmento de galpões comerciais e industriais. O principal diferencial dessa opção é a possibilidade de fabricação sob demanda. 

Hoje é possível obter “folhas” com até 12 metros de cumprimento, o que acaba fazendo que o telhado possa ser feito com uma quantidade menor de peças. 

Além disso, as telhas metálicas são bem fáceis de instalar e trocar, o que pode ser uma boa alternativa para reformas e ampliações. Sem contar na alta durabilidade e fácil manutenção. 

De modo geral essa opção é indicada para galpões que já possuem uma estrutura metálica ou são pré-fabricados. 

Dentro desse grupo as telhas metálicas se dividem em: 

  1. Termoacústica: Também conhecidas como telhas sanduíche possuem um “enchimento” de poliuretano ou poliestireno expandido e duas lâminas de aço;
  2. Galvanizada: Oferece mais resistência a ferrugem por ser banhada em zinco fundido. Inclusive, é utilizada tanto em galpões em regiões urbanas como rurais e próximas ao mar;
  3. Galvalume: Além do banho de zinco fundido, essa telha também recebe um tratamento especial composto por 55% de alumínio, 46,5% de zinco e 1,5% de silício. 
  • Telhas autoportantes 

As autoportantes também são telhas para galpão muito populares dentro da construção civil. Normalmente elas são indicadas para obras que possuem grandes vãos (espaços mais amplos), pois podem ter dimensões muito maiores do que outras opções. 

Normalmente essa alternativa é utiliza na construção de: 

  • Prédios comerciais;
  • Ginásios poliesportivos;
  • Hangares;
  • Empreendimentos industriais (como fábricas).

Assim como a alternativa anterior a telha autoportante pode ser feita sob medida para o cliente. Ou seja, você consegue ter as medidas exatas para o seu projeto. 

Muita gente acredita que, por conta do tamanho, essas telhas possuem uma instalação complexa, o que não é verdade. Elas são içadas com a utilização de maquinários especiais e depois fixadas com parafusos e uma capa enrijecida. 

Com isso é possível obter um telhado fechado com perfeição e ainda mais segurança para a estrutura. 

  • Telhas de concreto 

As telhas de concreto vêm caído em desuso cada vez mais. Isso porque, com a quantidade de outras opções mais baratas e vantajosas, elas acabaram se tornando obsoletas, mesmo tendo um baixo custo.  

Normalmente elas são feitas em fibra de vidro com asfalto e grânulos materiais, ou de fibra de papel orgânico. Por conta dos materiais utilizados na fabricação dessas peças, elas acabam sendo bem pesadas, o que torna a instalação mais difícil.

Powered by Rock Convert

De modo geral não precisam de muita manutenção, mas também apresentam uma durabilidade inferior em relação as outras alternativas do mercado. 

Por isso que normalmente essa opção não é recomendada para quem deseja construir, reformar ou alugar um galpão, seja ele comercial ou industrial. 

  • Telhas de Fibrocimento 

As telhas de fibrocimento são consideradas uma opção melhor que as de cimento. Elas são confeccionadas a partir de fibras de cimento e sintéticas e surgiram como uma alternativa para as antigas e extintas telhas de amianto (o que foi uma grande evolução na construção civil, principalmente em relação a segurança e saúde).

Normalmente elas são escolhidas por conta do baixo valor e da leveza. Contudo, as desvantagens acabam tornando as peças de fibrocimento não recomendadas para quem deseja mais conforto térmico e acústico. 

Por conta do material utilizado essas telhas absorvem muito calor, o que não é ideal, principalmente para empreendimentos industriais. Além disso, elas têm pouca resistência, o que acaba tornando a manutenção mais custosa. 

Provavelmente se você enfrentar uma chuva de granizo na sua cidade, vai ter que trocas as peças logo em seguida. 

  • Telhas Onduladas

Por fim também existem as onduladas. O grande diferencial dessas peças é a curvatura, o que permite telhados com ângulos diferenciados. 

Inclusive, esse é o tipo de telha mais utilizado na construção de quadras poliesportivas. São elas que dão aquela curvatura tão característica dos ginásios. 

Por conta desse diferencial, esse tipo de talhe geralmente é indicado para projetos que envolvem uma arquitetura com acabamento diferenciado. 

Assim como no caso das metálicas, as telhas onduladas possuem subgrupos. 

  1. Multidobras: São opções ainda mais flexíveis que dão mais liberdade arquitetônica;
  2. Galvanizadas: Possuem o tratamento que citamos anteriormente que garantem mais resistência a ferrugem. 

Outra grande vantagem desse tipo de telha é a baixa manutenção. Assim como outras opções em aço, as telhas onduladas possuem alta durabilidade e podem ser trocadas com facilidade. 

Não é à toa que são amplamente indicadas para os ginásios poliesportivos, quadras e outras estruturas do gênero. 

Como escolher telhas para galpão? 

Não importa se você vai construir, reformar ou alugar um galpão, prestar atenção nas telhas é essencial. E a nossa dica para você acertar na escolha é levar em conta a atividade que será desempenhada no local, bem como o projeto. 

Por exemplo, o espaço irá abrigar colaboradores em linhas de produção, é preciso escolher uma opção que ofereça conforto térmico, como as metálicas. Já se a região fica próxima do mar, o ideal é optar por peças galvanizadas. 

Cada necessidade precisa ser levada em consideração antes de você escolher o tipo de telha. Por isso, vale à pena falar com um profissional ou até mesmo imobiliária especializada em galpões para entender qual alternativa irá atender as suas demandas de maneira mais eficiente. 

Quer receber os nossos conteúdos sempre em primeira mão? Então aproveite para assinar a nossa newsletter. 

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta