fbpx

Conheça as vantagens do sistema TMS para embarcadores

4 minutos para ler

A tecnologia revolucionou a forma como as pessoas vivem hoje em dia e como as empresas conduzem suas atividades. No setor da logística, softwares qualificados e robustos ajudam gestores a elevar o nível dos serviços prestados e a ter mais controle, precisão e segurança dos processos e entregas. Um exemplo de um programa indispensável para embarcadores modernos é o sistema TMS.

TMS é uma sigla em inglês para Transportation Management System. Em português, a plataforma é conhecida como Sistema de Gerenciamento de Transportes e trata-se de uma solução completa para administrar todo o fluxo logístico dessa área da empresa. Suas funcionalidades contemplam toda a operação ligada a transporte e deslocamento de cargas, permitindo aprimorar a produtividade e a qualidade dos resultados.

Com ele, a cadeia operacional de distribuição e transportes é realmente otimizada, e seus benefícios e impactos — redução de custos, aumento do ROI (Retorno Sobre o Investimento) e ganho de tempo e eficiência, por exemplo — são percebidos pelos gestores de forma imediata. Neste post, você vai ver em detalhes como funciona esse sistema e conhecer suas principais vantagens. Continue a leitura para saber mais!

Cálculos automáticos de frete

O cálculo do frete é uma atividade trabalhosa e qualquer erro nesse processo pode causar prejuízos ao negócio. Uma das funcionalidades do sistema TMS é levantar esses valores automaticamente, e ainda apresentar para o embarcador uma comparação de preço entre as transportadoras disponíveis. O software analisa eletronicamente os critérios escolhidos como prazo, tipo de carga, distância etc. e, assim, auxilia o gestor a optar pelo melhor custo-benefício.

Automação no rastreamento

O monitoramento de cargas é um recurso essencial para o sucesso e segurança das entregas, e o sistema TMS tem uma função que permite que esse rastreamento seja feito automaticamente. Dessa maneira, é mais simples acompanhar a performance das remessas, gerenciar prazos e ficar atento aos imprevistos.

Geração de relatórios ricos

Uma das maiores vantagens de contar com um sistema de gestão como apoio é poder ter acesso a dados sobre sua empresa e formas efetivas de interpretá-los. Enquanto o software cuida das várias tarefas logísticas, ele gera e armazena informações, que são insumos para criação de relatórios e gráficos de gestão ricos. Esses documentos são cruciais para guiar as tomadas de decisão gerenciais, apontar erros e ter insights sobre o negócio.

Agendamento de entregas

O sistema TMS possibilita automação e agilidade nas trocas de informações entre embarcador e transportadoras, viabilizando o agendamento de entregas. Desse modo, a empresa organizada seu calendário de envios e o fluxo de expedições, o que é fundamental para gerenciar custos e realizar a melhor entrega para os clientes. Essa funcionalidade é extremamente útil para empresas que trabalham com cargas fracionadas.

Emissão de documentos

A gestão de auditoria, controle e emissão de documentos são funções complexas que demandam atenção para evitar divergências e problemas. O sistema pode cuidar disso, conferindo e lançando cada arquivo ou fatura de forma muito mais precisa e organizada do que se tudo fosse feito manualmente. Sendo assim, a empresa ganha agilidade e tem o risco de erros muito reduzido.

Gerenciamento do desempenho do transportador

As informações controladas pelo sistema TMS fornecem para o gestor conhecimentos valiosos sobre a performance de cada transportadora contratada. Como resultado, de forma acessível e em poucos cliques, é possível saber mais sobre as parcerias que estão rendendo melhores resultados para o negócio e, inclusive, criar um ranking de transportadoras segundo critérios escolhidos como preço, qualidade, prazo, entre outros. Assim, a empresa conta com dados confiáveis para fazer escolhas mais acertadas no futuro.

O sistema TMS é um aliado definitivo dos negócios e faz toda a diferença para uma gestão mais consolidada, inteligente e estratégica da cadeia de suprimentos. Suas funcionalidades fornecem aos embarcadores condições de acompanhar e administrar melhor cada etapa, promovendo um ganho de eficiência significativo. Por isso, o software é um investimento imprescindível para o sucesso das operações e competitividade do negócio.Gostou do conteúdo? Ficou interessado em conhecer melhor essa ferramenta e entender o que ela pode fazer pela empresa? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This

Receba nossos conteúdos em primeira mão