fbpx

Conheça 6 dicas para investir em imóveis comerciais

6 minutos para ler

Se você possui um negócio deve saber que, em algum momento, precisará pensar na expansão da empresa, o que significa investir em imóveis comerciais. Isso acontece pela necessidade de mais espaço, novos unidades de negócio ou até mesmo por conta da ampliação da cadeia de distribuição do mix de produtos.

Essa decisão não é algo fácil; existem diferentes formas de se investir em imóveis comerciais e o mercado não para de crescer, ampliando as opções disponíveis. Apesar disso ser algo positivo, pois aumenta o número de imóveis para você analisar, sem dúvida, é um processo trabalhoso.

Pensando nisso, listamos abaixo 6 dicas para você investir em imóveis comerciais da melhor forma, alcançando mais benefícios para o seu negócio! Confira:

1. Escolha entre comprar ou alugar

O primeiro passo é escolher entre comprar ou alugar um local comercial. Diversos fatores devem ser considerados, como o quanto se espera investir, se o espaço será usado por muito tempo e tem função estratégica ou se você pretende realizar muitas mudanças no imóvel. 

Essa decisão deve ser feita de forma estratégica, pois o investimento de comprar o local será sempre maior e uma decisão de longo prazo. Já o aluguel é um compromisso de custo reduzido, contudo pode incluir exigências e restrições do locador, impedindo muitas modificações no espaço.

2. Defina as características necessárias do local

Agora que você já sabe qual tipo de investimento irá realizar, podemos passar para a definição das características que esse local deve possuir a fim de atender todas as necessidades da empresa.

Para isso, você deve considerar qual será o uso do imóvel. Será um ambiente para qual tipo de trabalho? Será um galpão para armazenagem, ponto de distribuição, escritório comercial ou administrativo? 

Essa definição ajudará a listar o que o imóvel precisa oferecer, como estacionamento, área de entrada e saída de veículos, sistemas de segurança e estrutura disponível. Uma lista como essa auxilia no processo de busca das opções para o investimento, servindo como filtro.

O ideal para não se esquecer de nenhum ponto é contar também com a ajuda de pessoas que estarão envolvidas na logística do local.

Itens de negociação

Considere também os itens da negociação, como prazo para iniciar as atividades e avaliações técnicas. Com o levantamento em mãos, faça uma divisão entre o que é indispensável ou não e coloque tudo em ordem de prioridade.

3. Busque uma localização estratégica

Um ponto essencial no processo de decisão de investimento num imóvel comercial é a localização estratégica. Colocamos abaixo os itens que devem ser considerados para essa escolha:

Proximidade com o público-alvo

Independentemente do objetivo de uso do espaço, a localização deve considerar onde está o público-alvo da empresa. É importante estar próximo dos clientes para aumentar suas vendas.

Facilidade para entrada e saída de produtos

Outro ponto são os acessos para o sistema de distribuição da empresa. Escolher locais próximos a saídas de rodovias, que levam aos principais pontos de entrega, pode ser uma escolha estratégica que também reduz custos com a entrega e transporte dos produtos.

Mão de obra local

Ao escolher o local do seu imóvel comercial é importante avaliar as opções de mão de obra local ou como será feita o deslocamento da sua própria equipe de outros locais.

Avalie se há pessoas especializadas e preparadas para os serviços oferecidos ou se haverá gastos com capacitação. Se for usar uma equipe já existente, verifique se o custo de deslocamento é aceitável e não prejudicará a produtividade da empresa.

Concorrência

Avalie também a concorrência local: há chances e espaço para o seu estabelecimento? Seu posicionamento deverá ser alterado por conta da concorrência acirrada? Essa decisão influenciará mais em casos onde a empresa tenha um contato direto com o cliente.

Impostos

Por fim, não se esqueça de avaliar os custos envolvidos na localização. Existem impostos diversos que variam de município para município, além de legislações e regras que a empresa deve atender que aumentam ou reduzem os custos do investimento.

A dica é consultar a prefeitura da cidade onde você pretende comprar ou alugar o imóvel para o seu negócio.

4. Não se esqueça de ter um orçamento definido

Outra dica muito importante é que você tenha uma definição clara do orçamento fornecido pela empresa para investir em imóveis comerciais. Esse valor deve ser suficiente para atender as características mínimas para o local escolhido, além de incluir as despesas com alterações, pessoas envolvidas no processo e possíveis taxas adicionais.

Além disso, um orçamento bem estruturado otimiza suas buscas e seu processo de escolha. Esse valor pode ser usado como filtro nas buscas de locais, eliminando aqueles que não podem ser escolhidos. Com a definição do orçamento, o tempo para selecionar o imóvel e os custos do investimento também podem diminuir.

5. Estabeleça um calendário e prazos

Por fim, não se esqueça de criar um calendário e prazos para o todo processo de decisão. Considere no seu cronograma os dias para realizar o levantamento das informações necessárias que definem as exigências sobre o tipo de local, buscas das opções, visitas, negociação, qualquer tipo de avaliação técnica, processos que envolvem a prefeitura e legislação local e até mesmo alterações na estrutura do local.

Ter uma visão clara de quando o espaço começará a ser usado facilita o cálculo dos custos de negociação dentro do orçamento estipulado e também auxilia na sua decisão final.

Se, por exemplo, um imóvel precisa de muitas modificações e passará por um processo longo de inspeção antes da possibilidade de uso, isso aumenta o seu custo.

6. Contrate uma empresa especializada

Hoje você encontra no mercado opções de empresas especializadas na busca por imóveis comerciais para o seu negócio, focadas em encontrar a melhor opção que atenda seus objetivos. Algumas delas não só auxiliam na compra ou aluguel do local, como também oferecem consultorias para otimizar sua decisão.

São vários fatores que você deve analisar antes de investir na compra ou locação de um imóvel comercial. Considere as dicas acima e veja como esse processo pode se tornar bem mais prático e eficiente para o seu negócio!

Você já pensou em investir em imóveis comerciais? Comente abaixo se usou alguma dessas sugestões ou outras dicas de que não falamos!

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This