O setor empresarial está passando por muitas dificuldades nos dias de hoje, pois a concorrência está bastante acirrada e a crise econômica apresenta sinais de estagnação de mercado. Essa é uma realidade que prejudica a competitividade nas empresas e esses fatores desaceleram a produtividade, vendas e lucros dos negócios, principalmente para quem buscar no ramo logístico o destaque necessário para o crescimento.

Por questões como essas, está cada vez mais importante o uso da tecnologia na logística, uma vez que a inovação busca a criação de novos modelos de trabalho e aumenta a vantagem competitiva. Dessa forma, preparamos este texto para que você conheça as vantagens em utilizar mecanismos tecnológicos nesse importante setor. Continue lendo!

Vantagens da tecnologia na logística

Para que sua empresa cresça, é preciso estar atento a alguns fatores de vantagens competitivas, a fim de que o seu negócio se expanda com qualidade. Confira agora alguns benefícios de utilizar a tecnologia voltada para os processos logísticos. 

1. Simplifica os processos

Ao utilizar uma solução tecnológica, promover a padronização dos processos é fundamental para que o investimento seja usado com melhor eficiência. Isso é necessário para evitar os problemas e garantir que os dados sejam utilizados no sistema de modo uniforme — o que faz toda diferença no momento de realizar as análises.

Além do mais, o acesso aos dados será mais simples e rápido, terá maior controle sobre os processos, tarefas serão executadas de forma automática e as equipes ficarão mais produtivas.

Com isso, os métodos de trabalho e a tomada de decisão que são feitos no cotidiano do trabalho se tornam mais simples.

2. Garante maior segurança e confiabilidade dos dados

Como os mercados hoje em dia estão bastante competitivos, a informação é crucial para o sucesso de uma empresa. Obter os dados relevantes, de forma acertada e com rapidez, pode ser a vantagem que o negócio necessita para se destacar perante a concorrência.

Quando se adota um sistema de gestão, por exemplo, todos os dados ficam reunidos em uma base de dados única, o que otimiza o monitoramento e o acesso a elas. Além disso, dessa maneira eles ficam mais seguros e livres de fraudes e extravios.

3. Aumenta a agilidade nas operações e reduz custos

A automação dos processos faz com que as práticas habituais estejam ordenadas, provocando mais velocidade e ampliação da produtividade — notadamente no que se relaciona à transição entre tarefas em que é preciso a troca de informações (a rapidez é essencial para diminuir desperdícios de mão de obra e tempo).

A uniformização dos processos é uma das questões que auxiliam as operações, tornando-as simplificadas e reduzindo os gargalos. Isso faz com que as tarefas sejam feitas com mais eficácia.

Por conseguinte, chega-se na diminuição de custos. Ela é possível por causa da eliminação dos desperdícios, eficiência e produtividade da equipe, redução do tempo do ciclo de vida do pedido, menos paradas no decorrer do trabalho, dentre outras questões.

4. Estreita o relacionamento com os parceiros de negócio

Do mesmo modo que a tecnologia na logística faz com que os processos internos sejam integrados, é possível contar com ferramentas que auxiliem a otimizar o relacionamento com os parceiros de negócios — o compartilhamento de dados via EDI é um exemplo disso.

Isso permite que os fornecedores e parceiros tenham também uma comunicação mais ágil, o que melhora as operações em toda a cadeia logística.

Com essa cooperação e a troca de dados, torna-se possível encontrar formas de ampliar a qualidade dos produtos e serviços, além de satisfazer as necessidades dos clientes.

5. Faz a empresa se tornar mais próxima dos clientes

A ferramenta CRM — ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português — permite que você entenda melhor seus clientes, utilizando uma base de informações bem sólida. Isso faz com que sua empresa ofereça um atendimento único, que satisfaça as necessidades de seus consumidores.

Mesmo sendo um recurso direcionado para o setor comercial, ele pode ser aproveitado para obter dados a respeito do que os clientes acham do serviço que é oferecido pelo seu empreendimento. Desse modo, consegue-se saber quais são as principais reclamações e o que necessita ser feito para reduzir esses índices.

Soluções tecnológicas para otimizar a logística

Confira agora algumas soluções tecnológicas utilizadas a favor da logística.

1. Rastreamento em tempo real

O rastreamento é uma ferramenta muito útil e, quando ele acontece de maneira contínua desde que a mercadoria sai do depósito, o empreendimento tem a possibilidade de saber em qual etapa final da logística ela está. 

Esse mecanismo também pode ser interessante para o planejamento da entrega, uma vez que permite a alteração de rotas ao identificar congestionamentos ou outros infortúnios que possam acontecer. Assim, o acompanhamento promove segurança, oferece um serviço de fidelização ao cliente e ainda melhora a entrega.

2. Drones

Atualmente, o drone já é bastante usado em filmagens e controle de espaços. O equipamento está chamando bastante a atenção de gestores logísticos pela sua capacidade de mobilidade.

Ter um drone realizando entregas promoveria uma grande economia de custos. Por ser um aparelho menor, também economizaria tempo, visto que ele iria pelo ar, sem pegar trânsito e ainda seria capaz de permitir uma comunicação com o empreendimento em tempo real.

A grande questão é que o uso de drones ainda se encontra em fase de testes, sendo apenas uma concepção para o futuro, que talvez não esteja tão distante assim.

3. Sistemas mobile

O mobile é uma realidade estabilizada e, ao falar de tecnologia e logística, é possível alcançar resultados eficazes e que otimizam todo o trabalho do dia a dia. Os sistemas ficaram bem rápidos e se adaptam facilmente a smartphones e tablets.

Gestores ficam sabendo do andamento das demandas mesmo sem estarem dentro da empresa, assim como a equipe de planejamento consegue dialogar com motoristas utilizando aplicativos instalados em seus celulares.

4. Roteirizador

Essa tecnologia permite fazer o planejamento de rotas, garantindo direcionamentos mais eficazes para as entregas. Como nem todas soluções de TMS disponibilizam essa funcionalidade, pode ser preciso contratá-la à parte.

Com o roteirizador, é possível a melhoria da distribuição, saber o gasto com combustível, o tempo percorrido, as restrições no trânsito e muito mais!

Enfim, a tecnologia na logística é uma realidade e precisa ser implementada. Isso vai otimizar todos os processos de sua empresa e melhorar a competitividade no mercado.

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