Muitos varejistas têm buscado formas para expandir os negócios, reduzir custos e ter maior lucratividade. Dentre as diversas formas de investimento, uma se destaca pelos benefícios e resultados claros, o uso de galpões para o varejo.

O uso de galpões é algo amplamente escolhido no Brasil, uma vez que a capacidade produtiva das fábricas não é equivalente a de armazenamento, sendo esta última normalmente menor. Além disso, muitos varejistas revendem produtos e apenas precisam de ambientes para armazenar e distribuir seus produtos, levando a busca de galpões para fins logísticos.

Basicamente, o varejista pode escolher entre construir seu próprio galpão para o varejo ou alugar um ambiente adequado. Esta segunda opção tem se tornado cada vez mais atrativa, já que existem empresas especializadas nesse tipo serviço, oferecendo ambientes completos para atender a todas as necessidades de um varejista por menores custos e mais benefícios.

Pensando nisso, listamos 7 vantagens de alugar galpões para o varejo com objetivo de ajudar você na escolha da melhor opção para o seu negócio! Vamos lá?

1. Menor Investimento inicial

A primeira vantagem de alugar galpões para o varejo se relaciona com uma das principais preocupações de um negócio, os custos. Nesse caso, o investimento inicial para alugar um galpão é muito menor quando comparado ao de comprar ou construir seu próprio imóvel.

A começar pelo valor base, o gasto com aluguel é muito menor que o custo de um imóvel. Além disso, na locação não existem as despesas de projeto, construção e liberação para uso do galpão. Ainda devem ser considerados o custo de busca por terrenos ou imóveis, o tempo gasto comparando e selecionando as melhores opções e a negociação até a escolha do local.

A eliminação desses valores torna o aluguel uma alternativa atrativa para empreendedores que buscam menores investimentos e maior agilidade para começo das operações no novo local.

2. Custos reduzidos

Além do investimento inicial ser menor, os custos de manutenção e gerenciamento de um galpão para varejo alugado são menores para o empreendedor. Isso porque a manutenção e segurança do ambiente podem já estar inclusas no contrato de aluguel.

Os custos também são menores no momento em que o empreendedor não precisa mais do galpão, pois quando se usa um estabelecimento de aluguel, a empresa não precisa se preocupar com um ativo parado ou a necessidade de vender o local, para não ter custos como imposto e depreciação do imóvel.

Ao optar pela não utilização do galpão, a empresa pode realizar a quebra de contrato, o que normalmente resulta em uma multa acordada em contrato, ou simplesmente esperar pelo final do período de vigência.

3. Estrutura moderna

Outro fator importante é que muitas empresas oferecem galpões com estrutura moderna e otimizada para uso. Esses ambientes são preparados para atender às principais necessidades de um varejista, como controle de temperatura, área para entrada e saída de caminhões e sistema de vigilância.

Essas características permitem a melhor utilização do ambiente, bem como aproveitamento superior do espaço para a operação do varejista, além de reduzirem a necessidade de adaptações.

4. Implementação facilitada

Visto que o galpão alugado já está pronto para uso, seu emprego é ideal para varejistas que precisam com urgência de locais para armazenamento de estoques. Nesse caso, não há a necessidade de esperar por obras, processos longos de compra e reparos para começar sua operação.

Isso se reflete diretamente nos custos da empresa, mostrando como essa opção representa menor investimento e custo, afinal, a única preocupação é direcionar os produtos e iniciar seus processos.

5. Localização estratégica

Quem trabalha com logística sabe que a localização de centros de distribuição é essencial para o bom funcionamento do negócio. É importante estar próximo dos grandes centros para facilitar o deslocamento de produtos e agilizar o processo de entrega.

Entretanto, ao buscar imóveis para comprar nesses ambientes, os custos serão altos. Além disso, encontrar lugares estratégicos também não será algo simples, diante das diversas construções e da concorrência de outros interessados.

A maioria dos galpões para aluguel se encontra nesses locais, outro fator que mostra como esse investimento é mais estratégico para a empresa. Dessa forma, ao alugar um estabelecimento para realizar sua expansão, você garante que estará no melhor ponto para realizar suas entregas e otimizar os resultados do negócio.

Estar em locais estratégicos é fundamental não só para entregar com melhores prazos, mas também para reduzir os custos desse processo. Portanto, muitas vezes os varejistas optam por alugar galpões menores e em maior quantidade, para espalhar os produtos conforme a necessidade de distribuição geográfica da empresa.

6. Flexibilidade na operação

Outro benefício de alugar galpões para o varejo é a flexibilidade que essa alternativa gera. Imagine que o negócio precisa mudar de região e você possui um galpão próprio. O processo de mudança seria enorme, envolvendo não só a busca por uma nova localização, mas também a necessidade de vender ou encontrar funcionalidade para o galpão ocioso.

Em caso de aluguel, a empresa pode negociar a transferência do contrato para outro estabelecimento de seu fornecedor, ou então finalizar o contrato e realizar uma nova locação, sem maiores custos e burocracias.

7. Multifuncionalidade

Esse benefício é encontrado tanto para quem aluga, quanto para quem compra seu próprio galpão. O varejista não precisa necessariamente usar esse ambiente apenas para armazenamento e operação logística, o local pode ser usado como sua sede ou até mesmo ambiente administrativo.

A fim de reduzir custos e otimizar o aproveitamento do espaço, é possível concentrar outras áreas no ambiente. Além disso, essa é uma oportunidade para que os funcionários de todos os setores compreendam melhor o funcionamento da parte operacional e para que a comunicação aconteça de forma mais eficiente.

A decisão entre alugar ou construir seu próprio estabelecimento depende das estratégias do negócio e muitos fatores devem ser avaliados, porém, essas vantagens mostram como o aluguel pode ser a melhor decisão para seus planos de expansão, garantindo menores riscos e maior retorno para a empresa.

Se você gostou dessas informações sobre galpões para o varejo, não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!