A infraestrutura brasileira é, historicamente, considerada deficitária. Enxergando a possibilidade de um bom negócio nesse nicho, empresários e fundos estão investindo, há ao menos 10 anos, em centros de distribuição e condomínios logísticos.

Graças a essa tendência, estamos vivendo um bom momento para quem tem interesse em alugar um galpão. Esses lugares podem ser a diferença entre ter um estoque mal acondicionado ou uma estratégia de armazenamento.

Isso porque eles vêm em tamanhos diversos, além de terem custos baixos e estruturas modernas. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

Por que alugar um galpão é vantajoso 

O primeiro ponto que uma empresa interessada deve levar em consideração é que o aluguel de um galpão é financeiramente interessante para o negócio. Com ele, você terceiriza os esforços de manutenção.

Vale destacar, ainda, a flexibilidade do aluguel, que possibilita mudanças e adequações de acordo com a demanda. Quer saber mais sobre as vantagens dessa prática? Veja os 6 pontos a seguir:

1. O armazenamento fica mais produtivo

Uma das grandes vantagens do investimento em um local para armazenar seu produto é o aumento da produtividade. Quando você mantém sua mercadoria num local pequeno, inadequado às suas atividades, não pode tirar proveito de estratégias capazes de melhorar o rendimento do negócio. Entre elas, estão:

  • reorganização do layout;
  • uso de esteiras para facilitar o fluxo;
  • aplicação da melhor estratégia de order picking;
  • utilização da identificação do RFID (Rádio Frequência).

Com boa vontade, alguns aspectos dessas práticas até poderiam ser aplicados em espaços pequenos. Mas elas realmente fazem a diferença quando há lugar para que sejam implementadas sem ressalvas. Afinal, só é possível organizar o armazenamento quando o lugar é apropriado.

2. As operações ganham flexibilidade

Outra vantagem desse investimento para quem está à frente de uma empresa é a flexibilização das operações. Podendo ser rapidamente ocupado e desocupado, os imóveis alugados possibilitam que diretores atentos ao mercado movam seus estoques para onde são mais necessários.

Digamos, por exemplo, que você tenha descoberto uma demanda reprimida para o seu produto em Nova Lima. O problema é que o galpão de sua empresa está localizado em Vespasiano, estrategicamente próximo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

Uma companhia especializada neste tipo de imóvel poderá oferecer opções de armazenamento adequadas às suas necessidades em pouco tempo. Com uma nova central, mais próxima da demanda, não haverá demora na entrega — e sua empresa poderá fechar negócios que, anteriormente, você não tinha poder logístico para honrar.

3. Os negócios podem ser expandidos

Quando uma organização investe no aluguel de um imóvel para manter seus estoques, há, num primeiro momento, a vantagem óbvia do aumento de espaço. Com ele, é possível fazer planejamentos a longo prazo sem temer uma superlotação ou, até mesmo, a perda de produtos por acondicionamento inadequado.

Você passa a poder comprar lotes inteiros de mercadorias não perecíveis com fornecedores que oferecem preços mais baixos. Afinal, quem faz compras grandes tem mais condições de negociar bons descontos.

Um galpão alugado em um local favorável para o seu negócio pode significar uma expansão para uma região que você ainda não atingia. Além do exemplo dado na dica 4, sobre a demanda reprimida, há o caso de negócios que dependem de um giro dinâmico de materiais.

Se você tem ao menos parte de seu estoque perto do cliente, terá condições de cumprir prazos emergenciais. E isso gera novas possibilidades para a empresa.

4. Você pode escolher a localização de acordo com os interesses da empresa

As vantagens de um galpão bem localizado são inúmeras. Porém, para garantir que você consiga tirar o máximo de proveito do lugar, é preciso responder às seguintes perguntas:

  • “qual é o seu público-alvo?”;
  • “a instalação está adequada às suas necessidades?”;
  • “como é a segurança da região?”.

Esses fatores, aliados a outros cuidados, podem garantir que você tire o máximo de proveito de seu investimento. Com a logística bem resolvida, o negócio deslancha.

5. A estrutura moderna facilita transações

A maioria dos negócios que precisa de novos galpões não deseja, simplesmente, ampliar seu espaço. O que querem é ter a certeza de que poderão receber e enviar seus estoques em veículos de grande porte.

Outro aspecto a ser considerado é a estrutura interna. É preciso que o ambiente seja de qualidade, com cobertura, piso e paredes bem feitos. Uma empresa especializada nesse tipo de serviço poderá oferecer a versão mais adequada para seu negócio. Entre as opções de estrutura, há:

  • os porta-paletes: são os mais comuns, com corredores estreitos, transelevadores, autoportante e deslizante;
  • o drive-in: ideal para quem precisa de grande capacidade de estoque e trabalha com a movimentação do tipo LIFO (last in, first out);
  • o drive-through: outra boa opção para quem precisa de grande capacidade de estoque, mas é mais adequada para quem trabalha com o FIFO (first in, first out);
  • o cantilever: perfeito para quem trabalha com produtos mais compridos (tábuas, canos e tubos). Ela apoia peças em eixos, e não em prateleiras. Proporciona um aumento da produtividade do negócio e, consequentemente, de seus lucros.

6. Os custos são baixos e estáveis

Ao contrário do imóvel em que a sede de seu negócio funciona, um galpão conta com custos reduzidos. Os gastos com segurança, limpeza e manutenção do local, por exemplo, costumam ser embutidos no aluguel. Isso significa que você e sua empresa terão que reservar menos dinheiro para sua manutenção.

Na hora de colocar na ponta do lápis se vale ou não a pena investir num imóvel do tipo, você ainda deve considerar a redução de custos logísticos da empresa. Com um galpão bem localizado, será possível gastar menos no transporte de materiais, que já eles ficarão próximos de seus clientes.

Essa economia vai compensar parte dos custos com o aluguel. Ou seja: o investimento é menor do que parece em um primeiro momento.

Da estrutura moderna ao crescimento da flexibilidade logística de seu negócio, alugar um galpão pode ser o investimento que levará suas transações ao próximo nível. Afinal, assim como outros aspectos da empresa (como o financeiro e o comercial), a questão do espaço deve ser resolvida com profissionalismo e seriedade.

Gostou de nossas dicas? O que acha de saber mais sobre a contratação desse serviço? Entre em contato conosco!