Comprar ou alugar um galpão? A gente te ajuda a decidir!

6 minutos para ler

Todo empreendedor precisa ter a capacidade de tomar decisões racionais sobre o futuro de seu negócio e investir em um galpão é uma dessas estratégias que devem ser adotadas e que requer muito cuidado.

É preciso planejar para identificar o que é melhor para sua empresa.E, por isso, você deve avaliar cuidadosamente sobre qual opção é melhor para o seu negócio, comprar ou alugar

Para chegar a uma definição ideal é necessário considerar os vários critérios que justifiquem o investimento.

É fato que com o momento de crescimento de algumas empresas, a procura por galpões tem aumentado. Esse tipo de imóvel, especialmente o galpão logístico, é uma solução visada pelos empresários, pois otimiza o estoque de mercadorias e atende às necessidades de muitos negócios.

Você pode alugar ou comprar um galpão, mas em ambas as opções existem desafios que a empresa precisa superar para entender melhor quais as necessidades que o galpão pode suprir.

Por isso, fizemos esse artigo para ajudar você a tomar a melhor decisão para o seu negócio. Continue a leitura.

Necessidade de avaliação e viabilidade do projeto

Seja alugar ou comprar um galpão, o objetivo é aproveitar uma oportunidade para expansão das operações de sua empresa. Entretanto, é preciso estimar sobre retorno financeiro e aumento da capacidade produtiva, que serão então contrabalançadas com os custos previstos para tomar a decisão mais acertada.

Todo projeto envolve algum tipo de investimento, por essa razão, precisa de avaliação minuciosa.

Nesse sentido, é imprescindível avaliar as variáveis e conhecer os riscos envolvidos antes de tomar uma decisão, pois isso pode afetar todo o negócio. Não há lugar para impulsividade.

Comprar um galpão

Se a sua empresa dispõe de verba imediata, com certeza a compra de um galpão pode ser uma excelente opção. Mas, antes de mais nada, realize uma pesquisa de mercado, avaliando detalhadamente as opções disponíveis, especialmente em relação à documentação, à localização e à estrutura.. 

Para adquirir um galpão, além de avaliar a disponibilidade no mercado de galpões, procure e, ainda, se as especificações daqueles imóveis disponíveis atendem às suas necessidades e da sua empresa. Deve-se avaliar bem fatores importantes, como a localização, distribuição do espaço e as comodidades disponíveis.

Se os preços estiverem inflacionados devido à alta procura, isso exigirá que tenha maior capacidade de negociação para, assim, obter um acordo vantajoso.

Uma das principais vantagens em relação à aquisição de um galpão é a possibilidade de estabelecer a operação mais rapidamente após a conclusão da compra, mantendo o cronograma do projeto, sem comprometer as próximas etapas.

Alugar um galpão

Quando se pretende comprar ou construir um galpão, é preciso dispor de capital inicial imediato para concluir a aquisição ou para iniciar as obras. Entretanto, nem sempre isso é possível.

E se o problema é a verba imediata da qual você precisaria dispor, o aluguel do galpão pode ser a opção ideal comparado a compra ou construção.

A locação de um galpão é um processo menos burocrático e mais econômico, pois custos envolvidos são consideravelmente inferiores, fator que torna esse tipo de investimento mais atrativo, pois não requer a aplicação imediata de altos recursos financeiros.

Além disso, os riscos de não obter o devido retorno de investimento são bem inferiores na opção de locação do espaço.

Uma dica importante caso opte pelo aluguel do galpão: pesquise por condomínios logísticos.

Em condomínios logísticos é possível alugar um espaço e ainda contar com as vantagens do condomínio com portaria 24 horas, seguro e estrutura moderna.

Confira outras vantagens encontradas em condomínios logísticos:

  • Fácil acesso às estradas e rodovias;
  • Espaço para carga e descarga de veículos;
  • Estacionamento e funcionalidades;
  • Maior segurança e restrição de acesso.

A qualidade do prédio e a presença de padrões modernos de construção também devem ser considerados na viabilização da expansão da operação logística. E outro fator importante é a localização. A localização dos galpões para locação precisa ser em espaço privilegiado, precisa despertar o interesse do público e facilitar o transporte.

Qual a melhor solução?

Ao contrário da aquisição de um galpão, o contrato de aluguel tem suas facilidades e comodidades, como a mudança de um local para outro, se houver necessidade ou para aproveitar condições mais favoráveis em outra localidade.

No entanto, apesar das vantagens que um galpão locado pode oferecer, existem desvantagens que devem ser levadas em consideração.

Ao pagar o aluguel mensalmente implica que não é de fato uma aquisição daquele galpão, portanto, o imóvel não faz parte do patrimônio de sua empresa. Inclusive, para fins contábeis, essa modalidade é considerada uma despesa e não um investimento.

Sem contar que o fato de existir um contrato cheio de cláusulas que podem permitir ou limitar a realização de modificações na estrutura, que talvez fossem interessantes para o seu negócio, como por exemplo, no caso de precisar aumentar as atividades de transporte.

Para decidir qual a melhor solução para o seu negócio, tenha em mente qual é o orçamento para o investimento, o cronograma para concluir a mudança e a expectativa de retorno.

Quase sempre a situação financeira da empresa é um fator limitador que se torna obstáculo para a compra de um galpão próprio. Por isso, na maioria das vezes, a opção de aluguel se torna mais favorável.

Por outro lado, se existem condições financeiras suficientes para arcar com a compra do galpão, você só precisa se preocupar em avaliar outros critérios como localização estratégica e proximidade com os clientes.

Apesar de não podermos decidir por você qual a melhor opção para sua empresa, depois de ler este artigo, você, com certeza, já tem condições de ponderar as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar o seu galpão. Coloque tudo no papel e analise cuidadosamente a opção mais vantajosa para o seu negócio.

Está em busca de solução em galpões comerciais, industriais e logísticos? Conte conosco. Somos uma empresa especializada na locação, administração e venda de galpões.

Posts relacionados

Deixe um comentário