Como escolher uma imobiliária para alugar um galpão industrial?

6 minutos para ler

Se você está pensando em alugar um galpão industrial, é fundamental saber como escolher uma imobiliária, pois esse é um dos passos mais importantes para evitar possíveis dores de cabeça. São vários motivos que justificam essa escolha e você deve pensar estrategicamente de acordo com o seu tipo de negócio.

Alugar um galpão por meio de uma imobiliária de confiança não apenas facilita a sua procura e satisfação, como também evita muitos problemas. Ela é responsável por organizar toda a documentação necessária para o aluguel, além de intermediar interesses entre os envolvidos caso haja conflitos.

Pensando nisso, preparamos este post para que você saiba fazer essa escolha corretamente. Se você tem interesse nesse assunto, confira agora mesmo!

Saiba sobre o histórico da imobiliária

A população de uma localidade é a melhor fonte de informação para pesquisar a idoneidade e profissionalismo de uma imobiliária. Você deve procurar saber há quanto tempo ela existe, como se deu seu desenvolvimento, se possui referências, reclamações, entre outros.

E para fazer essas averiguações, você deve consultar as redes sociais de pessoas da região, por exemplo, ou no caso de galpões industriais, as empresas locais. Veja se a imobiliária tem um site claro e simples de compreender, e ao mesmo tempo bem produzido. Ele deve conter dados que vão além dos anúncios de imóveis. Ou seja, é preciso que seja disponibilizado a história da empresa, canais de atendimento, seu foco de atuação. etc.

Caso o site apresente informações adicionais, como dicas relacionadas à aquisição e à locação de imóveis, sobre o mercado imobiliário e orientações gerais, isso é um ponto positivo para a imobiliária. Demonstra a preocupação com seus clientes e transmite seriedade ao negócio.

Confira se há registro no CRECI

O registro no Conselho Regional de Corretores de imóveis (CRECI) é um fator muito importante para atestar se a imobiliária é séria e presta um serviço de qualidade. O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) é o responsável pela supervisão dos serviços prestados pelas imobiliárias, sejam pessoas jurídicas ou pessoas físicas (corretores).

Você consegue descobrir facilmente se uma imobiliária tem registro através do site do CRECI da região onde ela atua. Também é bastante comum as empresas apresentá-lo em seu endereço virtual, na sua sede e em materiais publicitários. No entanto, apenas o registro da imobiliária não significa que todos os seus corretores sejam registrados.

Então, para que você saiba como escolher uma imobiliária para alugar o seu galpão industrial, observe o trabalho de todos os profissionais envolvidos, verifique registros e busque sempre por quem apresenta uma boa reputação no mercado.

Avalie a carteira de imóveis da imobiliária

É bastante comum uma imobiliária se especializar em alguma localidade ou nicho de mercado (comerciais, industriais, luxo, pequenos imóveis etc.). Isso possibilita que seus corretores tenham uma noção exata sobre as informações que você procura.

Eles lidam todos os dias com pessoas com as mesmas necessidades que você, podendo, assim, oferecer insights importantes para auxiliar no processo. Então, não deixe de observar com cautela não só o volume de imóveis na carteira da imobiliária, mas também a qualidade do que está sendo oferecido.

Observe a qualidade do espaço e do atendimento

Como escolher uma imobiliária corretamente também envolve o modo como ela gere o negócio, você pode identificar a qualidade de sua gestão por meio do contato pelos canais de atendimento e visitas ao seu ambiente físico.

Assim, o e-mail, por exemplo, é uma das formas de contato que ajuda a avaliar se o atendimento supre as suas expectativas, além de esclarecer suas dúvidas. Pela resposta que você receber, torna-se identificável se você foi respondido em tempo hábil e se suas dúvidas foram totalmente sanadas.

No ambiente, avalie o modo como você é recepcionado: se quem lhe atende está bem apresentável e recebe clientes com cordialidade, e até mesmo se você não puder ser atendido rapidamente e se o espaço para o qual foi direcionado para aguardar é confortável.

Uma imobiliária séria nunca se instala em uma localidade inapropriada e sem infraestrutura de qualidade. Então, analise se ela está situada em um ambiente de acesso simples e se apresenta uma boa organização interna.

Saiba o que a consultoria oferece

Você achou algumas imobiliárias idôneas, com as quais seria possível realizar os seus negócios. O próximo critério de seleção que é preciso analisar é a variedade na prestação de serviços.

Opte por consultorias mais completas, que disponibilizam um serviço único, indicando somente negócios que tenham a ver com o perfil da sua empresa, auxiliando a fazer uma oferta melhor no valor do imóvel etc.

Ateste se a imobiliária é transparente

Faz parte das prerrogativas de uma imobiliária disponibilizar dados e informações que sejam relevantes do imóvel que deseja vender ou alugar. Além disso, é preciso fornecer a documentação necessária juntamente às informações referentes à legislação pertinente, a fim de concluir corretamente a negociação entre imobiliária e cliente.

Os corretores de uma imobiliária podem ser penalizados criminalmente se houver má-fé no contrato firmado ou se uma transação intermediária provocar algum prejuízo para você. Por isso, não tenha medo de fazer perguntas nem de se fazer presente e atuante em todas as fases do processo de escolha do seu galpão industrial, por exemplo.

Não desista

Há uma quantidade muito grande de imobiliárias no mercado e, utilizando critérios de qualidade, não é difícil optar pela melhor escolha. Posto isso, não existe desculpa para cair no erro de negociar diretamente com o proprietário!

Isso deixará o comprador ou locador legalmente desamparado e tendo que lidar com todo tipo de burocracia e dor de cabeça, que poderiam ser simplesmente evitadas ao usar uma boa imobiliária como mediadora do negócio.

Portanto, essas foram algumas dicas para auxiliá-lo a escolher a melhor imobiliária possível de acordo com o seu negócio. Além desses pontos, antes de finalizar, busque conhecer quais são as obrigações locador e locatário. Assim, você vai ter muito menos chances de erros contratuais, omissões e enganos na hora de alugar o seu galpão industrial, por exemplo.

Agora que você já sabe como escolher uma imobiliária, entre em contato conosco para conhecer nossos serviços. Será um prazer para nós poder ajudá-lo!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This