fbpx

Como escolher o melhor local para centro de distribuição?

4 minutos para ler

O dia a dia de trabalho de um empresário é muito corrido e exigente. Devido a pressão por resultados positivos, todas suas decisões devem ser baseadas em critérios sólidos e corretos.

Em meio a esse cenário, escolher o local para centro de distribuição adequado às necessidades de seu processo produtivo e de seus clientes pode fazer a diferença na obtenção de lucros e no ganho de notoriedade no mercado.

Porém, muitos empreendedores, por causa da falta de conhecimento, fazem escolhas equivocadas para seus centros de distribuição e colocam suas gestões em maus lençóis.

No nosso post de hoje, encontram-se algumas dicas para você otimizar seus espaço de trabalho. Continue sua leitura e aproveite.

Pense em seu público-alvo

Toda empresa que agradar seus clientes, não é mesmo? Na hora de escolher o local para centro de distribuição também não se esqueça da localização de seu público-alvo.

Ao escolher uma localidade que se situa perto deles, o valor do frete é reduzido e, em algumas situações, quando um de seus clientes está, por exemplo, indo à padaria, pode passar em frente ao seu centro de distribuição todos os dias.

Por mais que muitos empreendedores não pensem nisso, essa situação ajuda a fixar sua marca na mente de seus consumidores e fomenta o consumo.

Também fique atento para escolher um lugar próximo de rodovias e vias de acesso que fazem parte da rotina de seus clientes. 

Avalie a qualidade das instalações

Independentemente dos tipos de produtos vendidos por sua gestão, eles devem ser armazenados em um local adequado e que os proteja. Nessas horas, antes de tomar qualquer decisão, avalie todas as instalações do centro de distribuição em questão.

Um bom pátio para manobras facilita todas as atividades exercidas por seus colaboradores, melhorando seu processo logístico. Veja também se os sistemas de ventilação e de combate a incêndio estão de acordo com as normas vigentes. 

Esses são apenas alguns fatores a serem analisados, por isso, antes definir o local para centro de distribuição estude todas as possibilidades existentes e escolha aquela que ofereça as melhores condições de uso.

Analise a segurança em sua vizinhança

Na hora de escolher o melhor local para centro de distribuição fique muito atento aos seus vizinhos.

De nada adianta ter uma infraestrutura moderna e completa se a segurança de sua região é frágil e facilmente burlada. Então, veja o quão segura é a sua vizinha e evite problemas em sua gestão. 

Outro fator importante é a existência de concorrentes. Assim, opte por uma região em que você tenha mais autonomia e liberdade para atuar, fugindo da concorrência.

Quando isso não for possível, tente identificar falhas e erros nessas gestões e evite-os em seu negócio.

Não se esqueça da logística

Uma empresa precisa trabalhar com parceiros e fornecedores que estejam alinhados aos seus objetivos e que se encontram por perto de sua localidade. Os canais distribuição, o recebimento de matéria-prima e a aquisição de equipamentos, quando facilitados, fazem toda a diferença nessas horas.

Lembre-se também da importância da logística reversa. Com ela, seu empreendimento deve propor medidas sustentáveis aos resíduos gerados em suas atividades. Portanto, escolha um local que facilite esses processos e ajude a preservar o meio ambiente.

Analise o custo de mão de obra

Em um centro de distribuição, existem vários trabalhadores com diversas formações, origens e funções. Apesar dessas diferenças, todos devem atuar em conjunto para que as metas estabelecidas sejam alcançadas.

Além disso, seus funcionários devem estar bem preparados e treinados para realizarem suas atividades. Portanto, ao escolher o local para centro de distribuição, veja se na região em questão há uma quantidade suficiente de trabalhadores para atender à sua demanda de trabalho.

Assim, você não precisa contratar novos profissionais de regiões mais distantes e pode reduzir custos e economizar tempo com treinamentos

A escolha do melhor local para centro de distribuição de seu negócio é essencial em sua performance e para aumentar o faturamento. Por isso, siga as dicas mostradas acima e veja os resultados surgirem naturalmente.

E então, gostou do nosso conteúdo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de outros posts que vão mudar a maneira como você escolhe seus imóveis: Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube e Google Plus!

 
Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This