Como escolher o melhor galpão para aluguel?

6 minutos para ler

Encontrar o galpão mais adequado para o seu negócio não é uma tarefa muito fácil, pois é uma das decisões mais importantes que o setor de logística deverá tomar. São vários critérios e aspectos estratégicos que precisam ser considerados ao decidir sobre galpões para alugar.

Escolher corretamente um galpão para alugar influencia diretamente na efetividade das operações, na agilidade dos processos, na produtividade e lucratividade da sua empresa. E exatamente por isso, que as empresas de diversos portes buscam não apenas galpões de qualidade, mas, também, uma estrutura completa e, para isso, precisam ter em mente as reais necessidades de seus negócios, realizar uma intensa pesquisa de mercado para encontrar o galpão adequado.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão ao alugar um galpão, hoje vamos listar 8 dicas importantes que precisam ser consideradas. Confira.

8 dicas para alugar um galpão

A escolha por galpões para alugar não pode ser feita de maneira simplista, é necessário avaliar alguns itens que podem fazer toda a diferença no desenvolvimento dos processos de uma empresa. 

O critério de avaliação de galpões para alugar varia de acordo com as necessidades da sua empresa e o grau de rigor que é aplicado no processo de seleção. Portanto, a seguir listamos alguns dos pontos principais que devem ser avaliados durante a sua busca, permitindo que a escolha realizada seja a mais assertiva possível.

1 Condições estruturais

A avaliação da estrutura precisa ser criteriosa. É fundamental que você verifique se não há problemas nas paredes, tetos e pisos, avaliar a qualidade das instalações, a situação elétrica, a iluminação, a pintura, entre outras coisas, e se de fato o galpão está em perfeitas condições, para que não tenha prejuízos futuros.

Verificar se a administração do galpão obteve todas as licenças necessárias como, por exemplo, o alvará de liberação do corpo de bombeiros. Essas autorizações atestam que o lugar cumpre com todos os requisitos necessários para garantir o seu funcionamento.

2 Tamanho ideal

Cada galpão tem uma estrutura e tamanho. E, por isso, é tão importante ter em mente as reais necessidades de seu negócio, é fundamental calcular bem quanto espaço vai precisar e projete o quanto o seu estoque pode crescer ou diminuir. Isso é essencial para que você não escolha um lugar pequeno ou grande demais para a sua necessidade.

Os galpões modulares, por exemplo, são personalizáveis e flexíveis e, portanto, uma ótima opção. Eles oferecem a garantia de que o espaço sempre estará alinhado com o momento atual da empresa, pois possibilita aumentar ou diminuir a área de ocupação conforme a necessidade. Isso facilita que a empresa tenha um sistema de armazenagem otimizado e se houver necessidade de expansão, não precisará mudar de endereço.

Outro ponto a ser observado é a possibilidade de mezanino, já que é uma excelente alternativa para beneficiar o trabalho em um galpão logístico, visto que permite aproveitar melhor o espaço. As estruturas comportam múltiplos sistemas de estocagem e aumentam a personalização da área, resultando em economia de custos.

3 Altura e piso

Analisar a altura é essencial, já que ter um galpão com mais de 10 metros de altura facilita a adequação da estrutura para dispor a mercadoria.

Já o piso resistente aumenta a vida útil das empilhadeiras e facilita deslocamentos. A resistência do piso é um item fundamental para o processo de avaliação e escolha do galpão, pois, a mobilidade da carga é assegurada por meio de um piso que suporta tanto o peso do estoque quanto o maquinário e equipe, assim, as operações acontecem com mais agilidade e segurança. Portanto, opte por galpões que possuam pisos resistentes, com grande capacidade de suporte e evite problemas futuros associados a gastos com reforma e manutenção.

4 Iluminação

Um galpão bem iluminado é essencial para facilitar a identificação dos produtos e execução das atividades e causam bem-estar aos colaboradores, sem contar que quando falta iluminação natural dificulta a visibilidade e obriga as pessoas a usarem mais energia elétrica, que implica em mais gasto. Um espaço com janelas facilita o uso racional de energia. 

5 Localização

Procure por galpões de fácil acesso e próximos à empresa. É importante que a localização dos galpões esteja de acordo com a estratégia de distribuição adotada pela empresa. As melhores regiões são aquelas próximas a grandes vias, mas de forma que o trânsito não influencie tanto nos prazos; centros comerciais; pontos de apoio; abastecimento e distribuição. Isso economiza tempo e dinheiro. 

6 Estrutura para transporte de carga

Escolha um lugar plano, com docas e outros facilitadores para carregar e descarregar a mercadoria. Mesmo que você escolha um galpão excelente, que possua todos os requisitos de qualidade, também é necessário preocupar-se com a área externa.

Ter um local amplo para a movimentação garante mais eficiência nas operações, pois o tempo despendido para o monitoramento da realização de manobras passa a ser mais bem aproveitado em outras atividades mais importantes para o negócio e o estacionamento dos veículos é importante para garantir que as operações logísticas sejam executadas normalmente, sem riscos e dentro do prazo esperado.

E se a empresa concentra o setor administrativo e centro de distribuição no mesmo local, é comum receber clientes e fornecedores, então, além da tradicional movimentação de caminhões, é importante ter espaço para estacionamento.

7 Segurança

Ao procurar galpões para alugar, observe o planejamento de segurança existente no local. Verifique se o galpão possui controle de portaria, guarita, sistema de monitoramento, entre outras coisas. Isso oferece uma tranquilidade maior. A presença de uma portaria 24h é um detalhe importante para além do horário comercial.

8 Condomínios logísticos

Muito além do que a estrutura do galpão em si pode oferecer, é imprescindível avaliar outros benefícios que possam agregar valor, como os condomínios logísticos. Eles oferecem a estrutura completa, como salas comuns, refeitórios e salas de reuniões, segurança e manutenção. O melhor de tudo, é que você divide os custos com outros locatários, o que garante uma boa economia e tranquilidade. É bom lembrar que existem atividades que não estão diretamente relacionadas ao trabalho logístico, mas que também servem como assessoria a ele, que demandam estruturas de apoio para serem realizadas. Estes recursos contribuem para uma eficiência maior das operações.

Agora que você já sabe como escolher o melhor galpão para alugar, procure uma imobiliária especializada em locação de galpões. Entre em contato conosco que vamos lhe ajudar a encontrar o imóvel mais adequado ao seu negócio.

Posts relacionados

Deixe um comentário