O setor industrial no país ainda carece de muitos investimentos em tecnologia, comunicação interna e capacitação de equipe. Uma pesquisa apontou que a taxa de crescimento do Brasil entre 2002 e 2012 foi a mais baixa de todas em uma lista de 12 países.

Entretanto, muitos empreendedores têm conseguido mudar esta realidade por meio de estratégias, recursos e investimentos acertados. No artigo de hoje separamos alguns aspectos relevantes para aumentar a produtividade na indústria que você precisa conferir. Acompanhe a leitura pra entender!

Invista na capacitação dos profissionais

Sem dúvidas, um dos bens mais valiosos de uma empresa do setor industrial são os colaboradores que compõem sua equipe interna. Para agregar ainda mais valor e tornar o negócio produtivo é necessário investir em capacitação e aprimoramento das habilidades dos profissionais.

Para aumentar a produtividade da indústria, é preciso ter uma perspectiva ampla e entender que cada setor da empresa não deve trabalhar de forma individual, mas sim como uma máquina em que cada peça contribui com o desempenho final apresentado.

Disponibilizar cursos profissionalizantes, palestras, treinamentos, dinâmicas e simulações em equipe, são estratégias imprescindíveis para fortalecer sua equipe interna.

Para se ter uma ideia, se o Brasil investisse em capacitação profissional e intelectual como na Coreia do Sul, seu crescimento em produtividade na indústria seria de 40% nas últimas décadas, em vez de apenas 18%.

Ande lado a lado com a tecnologia

As novidades e soluções que a tecnologia traz aos mais variados segmentos industriais têm contribuído diretamente com a criação do atual cenário competitivo, já que a automatização de processos é uma das principais responsáveis por aumentar a produtividade na indústria.

Segundo uma pesquisa da Intel realizada em 2014, as empresas que disponibilizam de tecnologias ultrapassadas desperdiçam uma semana de trabalho de seus colaboradores. Isso equivale a 42 horas de trabalho por funcionário anualmente.

Por isso, empresas do mundo inteiro não estão poupando investimentos no setor industrial quando o assunto é tecnologia. Pois, para aumentar o desempenho e alcançar resultados positivos é fundamental dispor de maquinários, ferramentas e equipamentos tecnológicos de qualidade.

A tecnologia também ajuda o negócio a não se tornar obsoleto e ser ultrapassado pela concorrência, mas para isso é preciso ter perspectiva de crescimento, buscar constantemente por inovações e manter-se atualizado sobre o mercado tecnológico para as indústrias.

Busque sempre inovar

Aumentar a produtividade na indústria é uma tarefa que não depende apenas do gestor ou da equipe de TI, por exemplo. Todos os membros da equipe devem aderir à causa como um verdadeiro time.

Para implementar novas estratégias e tecnologias na empresa é preciso incentivar a cultura da inovação no ambiente de trabalho, fazendo com que toda a equipe entenda os conceitos e valores de crescimento e evolução necessários para alavancar a produtividade.

Uma cultura de inovação vai muito além de capacitar e qualificar, é preciso permitir que os colaboradores colham os frutos dos investimentos e coloquem em prática todo o conhecimento que adquiriram em questões cotidianas que influenciam os resultados.

Proporcione um espaço físico adequado

Não é novidade que a infraestrutura e o espaço físico podem influenciar tanto positivamente, quanto negativamente na produtividade de negócios do setor industrial, não é verdade?

Por isso, é muito importante proporcionar um imóvel adequado e que contribua com o desenvolvimento da empresa, permitindo que as atividades operacionais sejam realizadas com um bom fluxo de produtividade.

Além de oferecer mais segurança e mobilidade aos colaboradores durante o expediente.

Invista na comunicação interna

Os colaboradores são os recursos mais valiosos que a indústria tem à disposição para formar e multiplicar seus resultados, mas isso só é possível se houver um sistema de comunicação eficiente.

O sucesso do negócio depende, em grande parte, do bom desempenho da equipe. Portanto, investir na comunicação interna é essencial para que todos os departamentos da empresa trabalhem de forma alinhada e a eficácia dos processos seja garantida.

Atualmente, a tecnologia proporciona sistemas de CRM, aplicativos, softwares e uma infinidade de soluções para otimizar a comunicação interna e, consequentemente, aumentar a produtividade na indústria.

Você acredita que é preciso investir em tecnologia, treinamento de equipe e inovação para aumentar a produtividade na indústria? Deixe um comentário compartilhando sua opinião!