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Como a localização da empresa interfere na sua estratégia

9 minutos para ler

Administrar uma empresa nunca foi uma tarefa fácil, e um empresário / executivo precisa estar preparado para tomar decisões acertadas a fim de obter bons resultados em sua gestão. Desde qual o segmento que a empresa atenderá, até a localização da empresa devem ser decisões pensadas dentro da estratégia do negócio.

A escolha da localização de sua empresa é uma decisão estratégica extremamente importante, já que o desempenho de produção, da logística e da comercialização de produtos e serviços é diretamente impactado por isso. Dependendo de suas decisões você pode vender mais ou menos, cobrir uma maior área geográfica e ter custos reduzidos de logística.

Pensando nisso, levantamos as principais informações sobre a localização da empresa que você deve considerar na sua estratégia de negócio. Confira!

O que influencia no meu negócio?

Alguns fatores devem ser considerados quando pensamos na escolha de um local para a empresa. Eles influenciam diretamente na sua estratégia e nos resultados que o negócio pode atingir, inclusive em suas ações no longo prazo, como decisão de expansão do negócio.

Incentivos fiscais

Os incentivos fiscais são os primeiros fatores a serem considerados por muitos diretores ao escolherem a localização de suas empresas, pois aspectos tributários como taxas e impostos podem influenciar a viabilidade do negócio.

Com uma carga tributária menor, os empreendedores possuirão mais capital para, por exemplo, investir em novos equipamentos, pessoal, em marketing ou até mesmo ampliar sua sede, melhorando assim a qualidade do serviço prestado e aumentando os lucros.

Mão de obra

Toda empresa precisa de funcionários qualificados e treinados para exercer suas tarefas com eficiência em suas rotinas de trabalho.

Imagine ter que treinar ou buscar colaboradores em outras localidades para suprir sua demanda de serviço. Pensou no tempo e no dinheiro gasto em todo esse processo?

Por isso, antes de escolher a localização da empresa é necessário saber se a região escolhida oferece a quantidade e a qualidade de mão de obra que seu negócio necessita. Tal atitude é evitará o desperdício de tempo e de dinheiro. Fique atento.

Concorrentes

O posicionamento da sua empresa em relação à sua concorrência pode trazer vantagens competitivas no seu mercado consumidor. Para alguns negócios é interessante a proximidade entre concorrentes, mas para outros, é preciso atuar em um local em que sua presença seja de destaque.

Por isso, antes de decidir a localização da empresa, conheça bem seus concorrentes e sua atuação na região que pretende atuar.

Caso haja um número demasiado de empresas ou algum concorrente já consolidado, talvez seja o momento para repensar a estratégia e escolher outro local. Cabe ao empresário avaliar os riscos e as oportunidades de mercado antes de tomar qualquer atitude.

Mercado Consumidor

A conhecida frase “a propaganda é a alma do negócio” deve ser levada a sério para colher bons frutos em uma gestão empresarial.

Lembre-se que a escolha da localização da empresa influencia não apenas nas vendas, mas também na fixação e divulgação de sua marca no mercado consumidor.

Por exemplo, uma loja de equipamentos, que está bem localizada em relação ao seu público alvo, terá maior influência sobre os clientes da sua região, consolidando seu ponto comercial. E se, além disso, estiver localizada perto do galpão da distribuidora dos seus produtos, poderá conseguir fretes mais baratos e, consequentemente, uma maior margem.

Como escolher a melhor localização da empresa?

Agora que você já sabe a importância da localização da empresa na sua estratégia, listamos algumas dicas para você fazer essa escolha de forma mais assertiva no seu negócio. Confira:

Defina um objetivo

Comece sua busca por uma localização da empresa definindo um objetivo claro de local ideal para o negócio. Para isso, avalie cada ponto citado acima e alinhe cada uma deles com a estratégia da empresa. Faça uma lista das características que são essenciais para o atingimentos dos objetivos da empresa com o local. Inclua itens como:

  • Estrutura esperada (medidas, tipo de material usado, áreas de uso, etc);
  • Utilidades fornecidas (eletricidade, sistema de ar, segurança, etc);
  • A necessidade da proximidade com clientes e mão de obra;
  • A localização dos concorrentes.

Avalie todos os itens que precisam ser identificados no processo de compra e crie um check-list de itens obrigatórios e outros que são apenas desejados para começar as buscas.

Defina um orçamento

Agora que você possui uma visão clara do que espera com o estabelecimento, é importante definir qual será o orçamento para esse projeto. Considere que os custos dessa ação envolvem o processo completo, desde a busca por opções, alterações, taxas de contrato e ínicio das operações. 

Escolha entre comprar ou alugar

Antes de iniciar sua busca por opções é importante definir se o estabeleciomento será uma compra para a empresa ou um investimento de aluguel. O primeiro pensamento da empresa, em caso de grandes orçamentos, é comprar o local para ter maiores possibilidades em alterações na estrutura e conquistar mais um ativo. Entretanto, essa decisão deve ser feita com cautela e considerar o longo prazo da empresa. 

Considere qual o uso do local, ele será um ponto comercial, galpão para estoque, centro de distribuição ou ambiente administrativo? Caso a estratégia da empresa mude, a localização escolhida ainda é funcional? A região possui potencial para valorização?

Em casos de lugares para com localização estratégica que não são impactados com mudanças da estratégia da empresa, e o potencial para valoração é alto, a compra pode ser uma boa escolha.

Faça uma busca direcionada

Agora que você possui uma visão clara do que a empresa está buscando você deve usar essas características como filtros para direcionar suas buscas de opções. Avalie de forma mais profunda apenas os locais que atendem todas as necessidades do negócio e principalmente seu orçamento. Dessa forma, o processo será otimizado e os custos de busca são reduzidos.

A busca inicial pode ser feita online, em sites de estabelecimentos comuns ou segmentados para empresas. Os anúncios devem ser avaliados com cautela, muitas empresas contratam profissionais para editar fotos e criar a impressão de que o local é melhor do que o real, portanto, atente-se a detalhes, peça mais imagens e crie um ranking dos avaliados. 

Após uma busca online, é essencial fazer visitas pessoalmente nos locais. Nessa etapa, o ideal é selecionar uma lista de pelo menos 3 opções para visitas e avaliação detalhada, determine o número considerando o seu cronograma e disposição para a atividade. Inclua nesse momento pessoas que estarão envolvidas na escolha e no uso do local, além de uma equipe técnica para identificar possíveis problemas não aparentes.

Avalie a estrutura e flexibilidade do ambiente

Com uma lista reduzida de opções que se encaixam na sua lista de objetivos e orçamento, você deve fazer visitas e avaliações da estrutura do local. Vá até os locais, avalie se o espaço se encaixa no esperado, se atender as expectativas e principalmente se a estrutura é a ideal. É importante fazer uma avaliação técnica do local, avaliando a necessidade de possíveis alterações na estrutura que podem aumentar o tempo de espera para começar a usar o local e também os custos do projeto.

Em casos onde alterações, obras e melhorias são necessárias, é importante verificar se esse custo será do proprietário do local ou da sua empresa, para incluir no seu orçamento e avaliar se ainda é uma opção viável. Tente usar esses fatores na sua negociação e criar vantagens para conseguir um bom negócio.

Consulte a legislação do local

Agora que você possui uma escolha mais clara e o processo de negociação foi iniciado é importante consultar a prefeitura ou governo local para avaliar se existem exigências, taxas e legislações que a empresa deve seguir e que impactam de alguma forma no negócio. Além disso, como já apontamos, algumas regiões oferecem incentivos fiscais que reduzem os custos e aumentam as vantagens do local, portanto não se esqueça de considerar essas informações na sua decisão.

Busque ajuda se necessário

Existem empresas no mercado especializadas em aluguel ou compra de estabelecimentos para empresas, como galpões ou prédios comerciais. Elas conhecem o mercado, quais fatores avaliar na sua escolha, como negociar as melhores propostas e podem te ajudar a tornar esse processo mais assertivo. Caso você queira acelerar a escolha e aumentar as chances de optar pela melhor opção, essa é uma ótima saída para isso.

Outro benefício de usar uma empresa especializada é o acesso a completas consultorias do processo de compra ou aluguel de estabelecimentos. Elas incluem avaliações completas das melhores localizações baseadas no seu negócio e objetivos. Além disso, elas possuem acesso a locais exclusivos, devido à contratos criados, algo que pode ampliar suas boas opções.

Não esqueça de ter um cronograma

Apesar de parecer besteira, ter um cronograma definido com datas e prazos para cada etapa do processo de escolha da localização do seu estabelecimento. A organização no processo reduz os custos que erros de cumprimento de prazos, entregas de documentação ou visitas agendadas geram para o seu projeto.

E então, fez sentido analisar como localização da empresa influencia em sua estratégia e como escolher o melhor local para o seu negócio? Então assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos de relevância para seu negócio!

 

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