Carga fracionada: saiba tudo sobre esse tema!

4 minutos para ler

Muitos gestores de transportadoras, apesar de trabalharem com os mais variados tipos de produtos, nem sempre entendem com exatidão o que termo carga fracionada realmente significa. Para garantir a qualidade das entregas, realizar um planejamento logístico eficiente e reduzir custos, é imprescindível saber a fundo do que se trata o assunto.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com uma série de informações úteis que você precisa saber sobre o que é carga fracionada, como ela funciona, quando deve ser utilizada e quais os seus principais benefícios. Acompanhe a leitura para conferir!

O que é carga fracionada?

No mercado de transportes, o termo “carga fracionada” é utilizado para se referir às remessas menores, isto é, com quantidades de mercadorias inferiores à comum, já que elas não ocupam um espaço considerável do veículo usado para o transporte.

Esse tipo de processo traz facilidades tanto para o cliente — que não precisa esperar até que a transportadora feche um volume exato para enviar as mercadorias — quanto para a própria empresa que realiza o frete, pois acaba lucrando mais e em menos tempo (em uma única viagem).

Quando a carga fracionada deve ser utilizada?

Essa categoria foi criada para favorecer empreendimentos de pequeno, médio ou até mesmo grande porte que não contam com uma quantidade de produtos suficiente para ocupar o espaço total de um caminhão ou veículo. O objetivo é fazer com que o custo completo do frete valha a pena.

Powered by Rock Convert

A carga fracionada consiste no seguinte funcionamento: uma determinada quantidade de mercadorias de diferentes empresas — mas que tenham as mesmas características — é agrupada em um único veículo. Assim, caminhões ou outros tipos de automóveis menores podem coletar produtos de diversos locais de uma região e, depois, reuni-los em um único espaço, mais conhecido como centro de distribuição.

Para isso, é fundamental que os gestores tenham um planejamento logístico bem-estruturado, garantindo que todas as entregas sejam realizadas de acordo com o prazo estabelecido e dentro das perfeitas condições de conservação.

Qual a diferença entre carga fracionada e carga completa?

É fácil diferenciar cada modalidade, afinal consta no próprio nome de cada categoria. De forma simplificada, a carga completa, ainda que não ocupe todo o compartimento de um caminhão (por ser pequena), é aquela que será enviada sozinha. Nela, a transportadora arca com todo o frete. É muito comum que esse tipo de operação seja destinado a situações específicas, como transporte de:

  • grandes volumes de encomendas com o mesmo destino;
  • cargas perigosas;
  • produtos químicos.

Quais são os benefícios da carga fracionada?

Agora que você já sabe o que é carga fracionada, como ela funciona, quando é útil e como se diferencia da carga completa, mostraremos os principais benefícios que essa modalidade pode proporcionar às transportadoras:

  • economia — mais empresas pagam pelo mesmo espaço utilizado, o que divide o custo do frete proporcionalmente e reduz os gastos logísticos;
  • segurança — quanto menos viagens forem realizadas, menores serão os riscos aos quais as cargas dos clientes estarão expostas (extravios, acidentes ou contaminações);
  • autonomia para negociação de valores — com custos reduzidos, o valor pode se tornar mais acessível do que com uma carga completa e isso abre margem para negociações com clientes;
  • agilidade — o cliente fica muito mais satisfeito com o fato de não precisar que um caminhão seja inteiramente preenchido para que suas mercadorias sejam enviadas, o que também reduz o tempo de paradas.

Como você pôde contemplar neste post, a carga fracionada pode ser altamente benéfica quando adicionada ao seu planejamento estratégico de forma inteligente, o que ajuda a promover muito mais segurança aos produtos e, é claro, menos riscos de acidentes durante os percursos.

Este artigo foi útil para você? Então, que tal curtir a nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos informativos como este todas as semanas?

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta