fbpx

Características de um bom consultor imobiliário? Saiba mais!

6 minutos para ler

Comprar um galpão não é tão diferente de comprar qualquer outro tipo de imóvel. Contudo, existem certas peculiaridades no processo que se tornam muito mais simples e seguras com a ajuda de um bom consultor imobiliário.

Além de intermediar a negociação com o proprietário, esse profissional tem vasta experiência sobre o mercado, pode garantir a validade jurídica do contrato e tem muito conhecimento sobre a legislação imobiliária, o que o torna indispensável na compra ou locação de um imóvel desse porte.

Portanto, neste conteúdo, mostraremos as principais características que tornam um consultor imobiliário habilitado para ajudar na compra ou aluguel de um galpão. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura para conferir!

Experiência e capacitação

Assim como em qualquer profissão que trabalha com vendas, é fundamental que o profissional conheça o produto que tem a oferecer aos seus clientes, concorda?

No entanto, um consultor imobiliário não pode ser considerado um simples vendedor, pois, além de conhecer o produto, ele deve entender profundamente sobre todos os aspectos pertinentes ao seu mercado de atuação  tudo que está ligado direta ou indiretamente a ele.

Portanto, contar com um consultor durante a compra ou locação de um galpão é ter certeza de que você está lidando com um profissional que se mantém constantemente atualizado, em específico sobre os assuntos ligados a investimentos, economia do país e tendências sobre arquitetura e engenharia.

Além de passar informações precisas, ele dará ótimas orientações sobre como proceder durante a aquisição, garantindo o sucesso da transação imobiliária como um todo.

Afinal, as funções de um consultor não se restringem apenas à captação de imóveis, mas abrangem um vasto conhecimento sobre apresentação, vistoria e, até mesmo, questões burocráticas implícitas no processo, como documentação, impostos, financiamentos, taxas etc.

Ética

Diferentemente do que muitas pessoas pensam sobre profissionais que trabalham com vendas — que dizem o que o cliente quer ouvir para concluir a transação —, um consultor imobiliário tem a responsabilidade de agir com ética e profissionalismo durante todas as etapas da transação. Caso contrário, ele prejudica a sua própria imagem, afetando a sua credibilidade e, por consequência, perdendo vendas.

O fato é que o consultor prioriza agir com idoneidade, exercendo a corretagem de imóveis com ética e colocando o bem-estar de seus clientes acima dos ganhos que a atividade pode proporcionar.

Proatividade

Todo profissional que lida com transações imobiliárias tem em mente que a venda ou locação de um imóvel, principalmente do porte de um galpão, são processos sobre os quais o cliente tem muitas dúvidas e, portanto, tende a ficar receoso antes de dar qualquer passo.

Por isso, o consultor imobiliário está mais do que acostumado a ser proativo em cada etapa da operação, não apenas esclarecendo aspectos que você desconhece, mas também assumindo a responsabilidade de orientá-lo a tomar as decisões mais coerentes, tanto em termos financeiros quanto em termos logísticos.

Vale destacar, ainda, que um dos fatores que tornam esse profissional tão preparado para ajudar durante a compra ou aluguel de galpões é o fato de que ele sabe utilizar a tecnologia a seu favor, aproveitando os benefícios que os softwares ou aplicativos imobiliários podem oferecer.

Conhecimento sobre o mercado imobiliário

Não é nenhuma novidade que o mercado imobiliário passa por constantes mudanças por causa de fatores externos, como a economia nacional e internacional, além de questões políticas e socioeconômicas.

Em outras palavras, o consultor precisa manter os seus conhecimentos a respeito do mercado imobiliário sempre atualizados. Caso contrário, ele sabe que o cliente (você) procurará por um profissional mais experiente, já que correr riscos está fora de cogitação, não é verdade?

Sendo assim, se quer garantir a segurança de seu investimento na compra ou locação de um galpão, contar com o suporte de um consultor imobiliário pode ser a melhor decisão para eliminar as possibilidades de fazer um mau negócio.

Informações sobre como a valorização do imóvel pode afetar seu preço em longo prazo, vantagens e desvantagens que o imóvel em questão apresenta, assim como todas as questões burocráticas envolvidas no processo, são apenas alguns dos aspectos que ele poderá informá-lo com precisão.

Segurança

Por lei, toda imobiliária ou todo profissional do setor são obrigados a fornecer aos seus clientes todas as informações pertinentes à transação a qual está intermediando. Em caso de descumprimento e omissão de algum dado, o consultor pode ser punido legalmente.

Isso significa que, para se manter ativo no mercado, o profissional de corretagem tem a responsabilidade legal de agir com transparência, ética e coerência durante toda a transação.

Sem mencionar o alto índice de concorrência que há nesse meio, pois não faltam imobiliárias para oferecer imóveis para compra e aluguel, correto? Sendo assim, pelo seu ponto de vista como cliente, saiba que o consultor imobiliário precisa assumir uma postura profissional e honesta.

Em outras palavras, contar com o seu auxílio é garantir total segurança de que você está negociando por meio de um profissional que tem como prioridade que toda a transação ocorra de forma aberta e que nenhuma informação passe sem o seu aval.

Garantia de validade contratual

Para concluirmos este conteúdo, não poderíamos deixar de mencionar uma das características mais importantes de poder contar com um consultor imobiliário na compra ou aluguel de um galpão para o seu negócio: a validade contratual.

Por mais simples que um detalhe possa parecer para você, é fundamental ter a total certeza de que ele deve ou não estar incluso em um contrato imobiliário. Afinal, esse é um documento que inclui todas as obrigações, direitos e responsabilidades de ambas as partes envolvidas.

Além disso, elaborar um contrato necessita da análise de todos os documentos legalmente exigidos (o que fica sob responsabilidade do profissional). Esse processo é complexo e não admite margem de erro. Mais um motivo para contar com um consultor imobiliário, não é verdade?

Como você pôde conferir neste artigo, um bom consultor imobiliário está apto a tornar o processo de compra ou locação de um galpão muito mais seguro e adequado.

Esse profissional não apenas tem um profundo conhecimento sobre o mercado de venda de imóveis, como também intermediará a negociação e se responsabilizará por todas as questões burocráticas envolvidas.

O conteúdo sobre as principais características de um bom consultor imobiliário foi útil para você? Então, que tal assinar a nossa newsletter para receber mais artigos como este todas as semanas e manter-se atualizado sobre o mercado?

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This