fbpx

Aluguel de galpão: qual a melhor hora para procurar um novo local?

10 minutos para ler

No mercado atual, de alta competitividade e concorrência, não há margem para erros em tomadas de decisões estratégicas — como é o caso do aluguel de galpão. Esse fator é de extrema importância, pois pode comprometer diretamente a saúde financeira e a produtividade da empresa.

O processo de mudança envolve cuidados como: a análise e a validação do contrato ou de alterações junto aos órgãos de registro da empresa; o ajuste do sistema para a emissão das notas com o novo endereço; a adequação à nova estrutura; o redimensionamento da equipe, entre vários outros.

Em virtude da complexidade do tema, elaboramos este artigo para facilitar sua rotina. Continue a leitura e veja algumas dicas práticas que indicam a melhor hora de fazer essa mudança!

O que deve ser avaliado?

A seguir, acompanhe os pontos que devem ser considerados nesse processo.

Planos de crescimento ou retração

Analisar o planejamento estratégico é fundamental, mas também é necessário entender se há crescimento ou retração no seu negócio.

Caso existam indícios de aumento nas vendas e planos de expansão, esse pode ser o momento ideal para a mudança. Além disso — em virtude da situação econômica atual —, conseguir um lugar maior será mais fácil e dará a possibilidade de barganhar melhores preços.

No entanto, o processo pode ser o inverso e, em vez de aumentar, haver a necessidade de enxugar a operação. Nesse caso, não faz sentido continuar pagando por um espaço que não será utilizado. Assim, evitam-se despesas adicionais ou até inadimplências em razão do pouco fluxo de caixa que é observado.

Alinhamento às características da empresa

Cada galpão oferece uma estrutura própria. Alguns têm boa disponibilidade de pátio e contam com ampla segurança e controle, enquanto outros focam no ambiente interno, oferecendo salas estruturadas e alta tecnologia na área de armazenagem.

Ao mudar, no entanto, é preciso considerar a maior necessidade de sua empresa. Você deseja um pátio maior? Seu negócio é de valor agregado alto, portanto a segurança é imprescindível? É necessário mais espaço para armazenar seus produtos, mas eles são leves e não requerem estrutura reforçada? Há o manuseio de itens com necessidades especiais, como químicos?

Escolher o galpão ideal para o negócio o fará economizar dinheiro a longo prazo e tornará a operação mais produtiva, além de aumentar a qualidade do seu produto.

Localização

Muitas regiões têm restrições quanto ao tráfego de carretas por suas ruas e avenidas ou vedam a instalação de determinadas atividades industriais,  por exemplo. Portanto, a localização é um dos fatores a serem levados em conta. Entre os pontos que merecem atenção, estão:

  • facilidade de acesso;
  • proximidade dos locais de abastecimento, clientes e fornecedores;
  • incentivos fiscais;
  • pontos de apoio.

Empresas que mantêm suas operações distantes dos grandes centros podem elevar o custo dos seus serviços e, consequentemente, perder vendas. Localizar-se próximo dos principais fornecedores é um diferencial estratégico, pois aumenta a disponibilidade dos produtos, reduz o custo de frete (o que pode diminuir o valor da matéria-prima) e contribui para a entrega de um item mais competitivo ao cliente.

Tudo isso converge para uma alta eficiência operacional e o crescimento dos mais diversos parâmetros da empresa. Portanto, é muito importante que haja uma análise precisa e produtiva na hora de escolher uma localização geográfica para o galpão logístico, industrial ou comercial.

Segurança

É necessário que o local ofereça segurança na área útil, no estacionamento, no entorno e, principalmente, na área de armazenamento. É válido se certificar se seu negócio precisa de um sistema de segurança 24 horas ou vigilância realizada por uma equipe especializada.

Estar localizado em um condomínio logístico é uma vantagem, pois existe o compartilhamento dos custos de segurança e de outros serviços com os demais condôminos. Também é fundamental observar se o lugar atende a todas as normas legais e consultar previamente se é apto para o seu tipo de atividade.

Como funciona o aluguel de galpões?

Qualquer tipo de negócio requer uma estrutura para estocar produtos com boa logística, sendo eficiente na produção de materiais ou na prestação de serviços. Nessa lógica, investir na aquisição de um galpão pode ser interessante.

Porém, avalie a disponibilidade de capital da empresa para não correr o risco de imobilizar seu dinheiro. Como resultado, você pode ficar sem capital de giro ou recursos disponíveis para realizar investimentos, perdendo oportunidades de crescimento.

Outro detalhe importante é que a aquisição ou construção de um galpão deve ser bem planejada. Assim, a companhia continuará operando normalmente sua produção ou distribuição enquanto o imóvel não fica pronto.

Para entender o quanto é interessante e como funciona o aluguel de galpões, é necessário ter em mente que muitas empresas preferem delegar atividades secundárias e focar no que realmente importa para o negócio. Ou seja: em vez de se preocuparem com construções e reformas nos empreendimentos, elas buscam comodidade e flexibilidade, alugando imóveis prontos que se adaptem às suas atividades.

Nessa perspectiva, alugar galpões pode ser uma estratégia bem interessante. No caso de uma expansão, a mudança de local é mais fácil, pois independe da venda de um ativo imobilizado.

Por outro lado, caso a produção encolha, a empresa pode reduzir custos ao se instalar em um galpão menor, sem que fique com espaço ocioso. Mais um ponto importante é que o aluguel de galpões é vantajoso do ponto de vista financeiro na maioria das vezes.

Portanto, a possibilidade de alugar o espaço por um período determinado de tempo para usá-lo de forma produtiva tem sido cada vez mais atraente. Existem diversas opções de galpões e valores de aluguel. Analise, pesquise e defina qual é a melhor alternativa para o seu negócio!

Quais são os cuidados necessários na locação de galpões?

Como já foi dito, há uma grande quantidade de benefícios em optar pela modalidade de locação. Entretanto, é preciso ter bastante atenção a alguns detalhes, para que não surja nenhum tipo de problema no processo. Continue a leitura para descobrir quais são!

Localização estratégica

Trata-se de uma característica vital para um galpão logístico e as indústrias. O mais recomendado é que ele esteja localizado próximo às vias de acesso, para facilitar o escoamento das cargas e a distribuição para os mais diversos lugares.

Vale lembrar que o trânsito tem grande influência nos prazos de entrega. No caso de produtos perecíveis, é possível perceber a importância de uma operação ágil. Pense nisso!

Qualidade das instalações

Uma boa estrutura física é imprescindível para que haja eficiência operacional. Nessa análise, alguns fatores não podem deixar de ser verificados. As instalações elétricas ou hidráulicas e o tipo de telhado, por exemplo, são fundamentais para que nenhum problema mais grave ocorra no interior do imóvel.

Além disso, é preciso avaliar a iluminação, a ventilação e a segurança em geral do galpão. Como inúmeras mercadorias são armazenadas, há um ativo muito valioso, que precisa estar bem seguro.

A integridade dos materiais também deve ser preservada com manutenções regulares e preventivas. Portanto, evite situações que possam causar problemas futuros!

Estrutura adequada

A estrutura precisa ser adequada para comportar as necessidades da empresa. Essa análise é interessante, já que há particularidades em cada tipo de negócio.

Uma farmacêutica, por exemplo, provavelmente vai preferir um imóvel climatizado, já um distribuidor pode optar por um galpão com pé direito alto e piso com alta capacidade de carga (para empilhar mercadorias). Uma indústria pesada, por sua vez, pode necessitar de estruturas reforçadas para a instalação de pontes rolantes.

Então, tudo isso revela como a estrutura tem um papel importante na definição de qual é o melhor imóvel para a armazenagem dos produtos.

Capacidade de armazenagem

A capacidade de armazenagem é o principal ponto de partida para um aluguel de galpão logístico. O gestor ou empresário deve responder a algumas perguntas básicas, como: quanto de área útil é preciso? Qual é a média de carga a ser movimentada diariamente? Qual é o tamanho do fluxo de carretas?

Após isso, fica muito mais fácil acertar na escolha do galpão. Portanto, defina muito bem a capacidade de armazenagem exigida.

Estacionamento para carretas

Por fim, a verificação da presença de estacionamento para carretas é mais um fator que não pode ser negligenciado. É preciso se preocupar com a área externa e ter um amplo espaço para a movimentação dos veículos de transporte. Afinal, eles são os encarregados de transportar a mercadoria até seu destino.

Qual é a vantagem do aluguel de galpão?

Ao longo deste artigo, foi possível perceber que alugar é uma excelente opção para a instalação de uma empresa. Tal vantagem concentra-se em dois pontos-chave: a flexibilidade e o baixo custo.

Ao optar por esse modelo de negócios, a empresa consegue reduzir substancialmente os gastos com materiais construtivos, consultorias, burocracia jurídica, taxas e mão de obra de construção. No fim das contas, tudo isso resulta em um retorno financeiro interessante para o negócio.

Quais são os tipos de galpões existentes para alugar?

Existem várias opções no mercado de locação de galpões logísticos, industriais ou comerciais. Há os galpões feitos com estrutura pré-moldada, com estruturas metálicas, com diferentes tipos de pisos (concreto polido, cimento, cerâmica, etc.), telhados de vão simples, com duas águas e diferentes materiais. Outros possuem docas para carga e descarga, diferentes sistemas de ventilação e serviços adicionais incluídos.

Mudar nunca é fácil, mas a escolha do momento ideal e do imóvel certo pode ser o divisor de águas para garantir o sucesso do seu negócio. Se você está em dúvida sobre alugar um galpão, siga as nossas dicas e certamente será bem-sucedido.

Não se esqueça de que o aluguel de galpão pode ser uma forma inteligente para conseguir melhorar a produtividade no armazenamento ou na produção, atendendo às necessidades logísticas da empresa. Já pensou em encontrar a solução perfeita para o seu negócio com um excelente custo-benefício?

Converse com um de nossos consultores agora mesmo e surpreenda-se. Ficaremos felizes em poder auxiliar você na escolha certa!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This