fbpx

Alugar ou comprar galpão? Descubra o que é melhor para o meu negócio

3 minutos para ler

O sucesso de um negócio depende diretamente da boa gestão da logística, área responsável pelas funções de estocagem, distribuição e circulação de produtos da empresa. Muitos gestores, ao pensarem nessa estratégia, precisam se decidir entre comprar galpão ou alugar um, e essa escolha é essencial para otimizar os resultados da área.

Pensando nisso, listamos as vantagens e desvantagens das duas opções, para facilitar a sua decisão. Continua lendo para conferir!

Vantanges de comprar galpão

Os principais benefícios em se comprar um galpão pronto são a possibilidade de fazer uma avaliação mais exata da infraestrutura do local e aproveitar o que já está pronto no local, bem como não ter restrições contratuais em relação a mudanças e uso do imóvel.

Além disso, o galpão comprado se torna parte dos ativos da empresa, sendo um investimento real para os negócios e em caso de finalização das operações no local, a empresa tem a possibilidade de vender o galpão ou passar a locá-lo.

Desvantagens de compra galpão​

A principal desvantagem de comprar galpão está relacionada ao preço. Essa opção é mais custosa, demandando um alto investimento por parte da empresa, de tempo para encontrar o imóvel correto, fazer possíveis alterações (custos adicionais) e também orçamentário. 

Outra desvantagem ao comprar um galpão é que toda a manutenção e infraestrutura ficam por conta do proprietário, demandando mais mão de obra para essas tarefas.

Vantagens de alugar galpão

A primeira vantagem está relacionada ao investimento inicial, muito menor quando comparado ao custo de comprar um imóvel. Outro benefício está em encontrar imóveis que foram pensados para atender as necessidades logísticas de diferentes empresas, prontos para serem usados da melhor forma pelo locatário.

Além disso, ao alugar um galpão o gestor pode denifir no contrato de locação que os custos de manutenção da infraestrtutura fiquem por responsabilidade do locador, bem como conseguir outros benefícios como alterações do espaço liberadas e segurança do local.

Desvantagens de alugar galpão

A desvantagem principal em optar por alugar um imóvel comercial é que o galpão não será da empresa, portanto, deve ser visto como um custo, apesar de sua importância para o negócio. Esse custo não possui prazo de vencimento, ou seja, enquanto o valor da compra é finito, o valor do aluguel dura enquanto o espaço for usado.

Outra desvantagem do aluguel é a possibilidade do locador não autorizar mudanças no ambiente do galpão, limitando a otimização do seu uso para as funções logísticas da sua empresa. Isso raramente acontece, porém, é essencial deixar esses pontos claros em contrato para evitar possíveis limitações.

Como fazer a melhor escolha

A decisão entre comprar galpão ou alugar um depende totalmente da sua estratégia de negócio. Existem diversas características a se considerar, porém, as vantagens e desvantagens de cada opção se referem basicamente ao investimento inicial e às alterações do ambiente existente, por isso, ao tomar essa decisão, lembre de avaliar essas variáveis antes de sua escolha.

Agora que você sabe como fazer a escolha entre comprar galpão ou alugar um. Saiba também como a localização é importante na sua estratégia. Leia aqui!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This